Coronavírus

Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram 42.283 novos casos de covid-19 e 1.318 mortes em decorrência da doença. Os dados são referentes a registros feitos entre ontem e hoje e estão na atualização diária sobre a pandemia do Ministério da Saúde, divulgada pela pasta nesta quinta-feira (29). Com as novas estatísticas, sobe para 554.497 o número de mortos pela covid-19. Ainda há 3.414 óbitos em investigação. Com os novos casos, a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia foi para 19.839.369. Ainda há 714.881 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 chegou a 18.569.991. O total representa 93,6% das pessoas infectadas desde o início da pandemia. No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (138.436), Rio de Janeiro (58.973), Minas Gerais (50.225), Paraná (35.073) e Rio Grande do Sul (33.246). Os estados com menos mortes são Acre (1.798), Roraima (1.849), Amapá (1.905), Tocantins (3.493) e Alagoas (5.785). O Acre não registrou novas mortes entre ontem e hoje. (Agência Brasil)

Vacinação

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (29), a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos. Os moradores dessa faixa etária serão divididos em dois dias: homens poderão se imunizar na próxima quarta-feira (04); já as mulheres receberão a primeira dose na quinta-feira (5). Além disso, foi divulgado o calendário a aplicação de segunda dose para o público com comorbidade por faixa etária, para a próxima semana. Para a imunização de segunda dose, os usuários devem levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. (Rádio Itatiaia)

Vacinação I

Confira o calendário de vacinação para os próximos dias: Dia 30, sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59 anos; Dia 31, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 58 anos e 57 anos. Dia 2, segunda-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos e gestantes e puérperas sem comorbidades (com 18 anos ou mais); - Dia 3, terça-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 54 e 53 anos; Dia 4, quarta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 52 a 50 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte; Dia 5, quinta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 49 e 48 anos e primeira dose para mulheres de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte; Dia 6, sexta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos; Dia 7, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos; O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis será das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionarão das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. (Rádio Itaitaia)

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro fez uma live, nesta quinta-feira (29), em suas redes sociais, prometendo apresentar supostas provas de  fraudes nas urnas eletrônicas. No decorrer da transmissão, no entanto, o presidente disse ter indícios das possíveis irregularidades. Bolsonaro defendeu que a forma de apuração dos votos das eleições brasileiras seja alterado, de modo que seja adotado o voto impresso como mecanismo adicional de auditagem das urnas eletrônicas. Durante a live, foi exibido diversos vídeos de pessoas pelo Brasil, principalmente durante as eleições de 2018, dizendo que as urnas foram fraudadas. Havia também um vídeo de um homem chamado Géderson, que gravou cenas explicando como supostamente fraudar uma urna. No entanto, Géderson já foi obrigado pela Justiça a se retratar publicamente por mentir no vídeo. (Rádio Itatiaia)

Bolsonaro I

Em seguida, Bolsonaro explicou sobre os vídeos e indícios que ele apresentou na live. "Alguns em fase de análise, outros extraídos da própria imprensa brasileira e outros também de pessoas que no dia das eleições foram votar e o nome do seu candidato não apareceu na tela. Por incrível que pareça as reclamações só tinham uma mão, queriam votar no 17 e aparecia nulo ou automaticamente o 13. Quem queria votar no 13 não aparecia 17 e nem nulo. Então, são indícios e mais indícios", disse o presidente. Bolsonaro afirmou “que não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas”, mas que ele irá entregar à Polícia Federal (PF) vários indícios de que as urnas foram fraudas nas eleições de 2014, e que Aécio Neves (PSDB) venceu Dilma Roussef (PT). (Rádio Itatiaia)

Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, discursou nesta quinta-feira (29) no evento de inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). O magistrado, que foi homenageado na cerimônia, fez duras críticas à proposta de adoção do voto impresso como mecanismo adicional de auditagem das urnas eletrônicas. As falas ocorrem no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro prometeu fornecer as provas de que as eleições de 2014 e 2018 foram fraudadas, portanto, podendo ser a do ano que vem. Ao falar na celebração, Barroso afirmou que "o discurso de que se eu perder houve fraude, é um discurso de quem não aceita a democracia". "Este é um sistema que consagra a democracia, porque uma das características da democracia é a alternância de poder. É reconhecer a possibilidade que o outro que pense diferente de mim possa ganhar. É isso que é a democracia. Portanto, o discurso de que se eu perder houve fraude, é um discurso de quem não aceita a democracia", afirmou. O presidente do TSE mencionou que as urnas eletrônicas elegeram tanto Jair Bolsonaro, quanto Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, garantindo que diferentes espectros ideológicos governassem o País. Sem mencionar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, principal defensor da impressão de comprovantes do voto, Barroso afirmou que "uma causa que precise de ódio, mentira, desinformação, agressividade e grosseria não pode ser uma causa boa". O magistrado se tornou um dos alvos preferenciais dos ataques do político na tentativa de viabilizar o voto impresso. (Estadão)

Cinemateca

Em audiência realizada no último dia 20, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) alertou o governo federal, responsável pela Cinemateca Brasileira, para o risco de incêndio. O galpão da Cinemateca, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, pegou fogo no início da noite desta quinta-feira (29), nove dias depois da audiência. O risco de incêndio foi observado tanto na sede da Cinemateca, na Vila Mariana, como nos galpões da Vila Leopoldina. Segundo a capitã dos bombeiros Karina Paula Moreira afirmou à GloboNews, "o incêndio começou em uma das salas de acervo histórico de filmes que fica no primeiro andar. Essa parte é dividida entre três salas, uma delas com acervo de filmes entre 1920 e 1940 e uma das salas de arquivo impresso, também histórico. Estamos levando o que foi queimado e preservado dentro dessas três salas - provavelmente nada. Porém, no andar térreo, tem uma parte grande do acervo histórico que não foi atingida”, afirmou. No prédio, ficavam gravados 1 milhão de documentos da antiga Embrafilme, como roteiros, artigos em papel, cópias de filmes e documentos antigos. Alguns tinham mais de 100 anos e seriam usados na montagem de um museu sobre o cinema brasileiro. Em nota, a Secretaria Especial da Cultura afirmou que "todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da Secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história", diz o texto. (G1)

Frio

Belo Horizonte registrou a madrugada mais fria do ano nesta sexta-feira. De acordo com Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros marcaram 6,5 graus na estação Cercadinho, entre os bairros Buritis e Olhos D'Água, na Região Oeste. “É a menor temperatura registrada no ano de 2021 até o momento”, destacou Claudemir.  O meteorologista destaca ainda que o frio deve continuar no final de semana. “A tendência é termos uma sexta-feira com temperaturas baixas em Belo Horizonte e na região metropolitana. No final de semana a temperatura deve ter uma ligeira elevação, mas ainda continua o frio na capital e em toda região metropolitana”, disse. Mesmo com o frio, algumas pessoas levantaram cedo da cama para fazer caminhada em um dos pontos mais gelados da capital: o bairro Belvedere, região Centro-Sul da cidade. No começo desta manhã, a sensação térmica na região era de 3%. (Rádio Itatiaia)

Tóquio

O Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20), na madrugada desta sexta-feira (30) na Arena Ariake, em jogo da quarta rodada do Grupo B do torneio de vôlei masculino da Olimpíada de Tóquio (Japão). Na partida, o principal pontuador verde e amarelo foi o ponteiro Lucarelli, com 19 acertos. Leal veio logo atrás, com 18 pontos. Com o resultado, o time nacional chegou aos oito pontos após quatro jogos, com três vitórias e uma derrota. Atualmente, o Brasil ocupa a vice-liderança da chave, atrás apenas do Comitê Olímpico Russo. A seleção brasileira pode se garantir nas quartas de final antes mesmo da última rodada da fase de grupos, quando enfrenta a França no sábado (31). Para isso, depende de uma derrota de Argentina ou França ainda nesta quarta rodada. (Agência Brasil)