Um estudante do curso de engenharia elétrica da Fumec foi baleado durante uma tentativa de assalto na noite dessa quinta-feira, próximo ao campus Cruzeiro da instituição, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Agostinho Augusto, de 48 anos, estacionou o carro na rua Artur Joviano, esquina com Vitório Marçola, Bairro Anchieta. Quando o estudante saia do veículo, por volta das 19h, foi abordado por um motociclista. De acordo com informações da Polícia Militar, Agostinho não entregou a mochila ao assaltante e acabou baleado no abdômen. Ele foi levado para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, onde está internado. Ele passou por uma cirurgia para retirar a bala. (Rádio Itatiaia)
Doação de sangue
O Hemocentro de Belo Horizonte - maior unidade da Fundação Hemominas -, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia, vai passar a atender aos doadores com prévio agendamento a partir do dia 17 de março, próxima segunda-feira. Para isso, o candidato à doação deverá utilizar o telefone 155, sem custos, para agendar seu horário para a doação de sangue, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h.O horário de agendamento corresponde ao horário marcado para a entrevista clínica, e permite uma melhor organização entre as diversas etapas pelas quais o doador irá passar. É fundamental que o candidato à doação chegue pelo menos 20 minutos antes do horário para que possa realizar o cadastro antes da entrevista. (Rádio Itatiaia)
Técnicos da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte interditaram a Padaria Vianney no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital mineira, nesta quinta-feira (13). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que entre os problemas encontrados durante a fiscalização estão "falta de higiene no local de manipulação dos alimentos e no maquinário, pacotes de leite com validade vencida e má conservação de alimentos". Ainda segundo a SMSA, o estabelecimento foi vistoriado nesta manhã após uma denúncia. Além disso, o órgão acrescentou que o tempo de reabertura da padaria depende da readequação do proprietário em relação às condições de higiene do local. Na porta da Vianney, um aviso informa que a padaria foi fechada por problemas nos equipamentos e garante que, na sexta-feira (14), o estabelecimento seria reaberto. "Estamos com problemas nos equipamentos. Voltaremos a abrir amanhã para melhor atendê-los. Pedimos desculpas pelos transtornos". (Hoje em Dia)
Ministro
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira, mais uma rodada da reforma ministerial que vem sendo desenrolada desde o início deste ano. Na tarde de hoje, a secretária de imprensa da Presidência divulgou os seis novos integrantes do governo. Entre os nomes que integram a lista está o do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina Diniz, para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar do professor Marco Antônio Raupp. Além dele, deixam a administração federal os ministros do Desenvolvimento Agrário, deputado Pepe Vargas; das Cidades, deputado Aguinaldo Ribeiro; da Pesca e Aquicultura, senador Marcelo Crivella e do Turismo, deputado Gastão Vieira. Segundo a nota, os ministros substituídos deixam seus cargos “depois de prestarem importante colaboração ao governo e ao país”. A cerimônia de posse será às 10h, na próxima segunda-feira. (Estado de Minas)
Ceasa
As Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) realizarão a maior expansão de seus 40 anos de existência. Segundo o edital da obra, o espaço será triplicado e a produtividade e oferta de empregos, duplicadas. O investimento será realizado através de concessão de uso à iniciativa privada, e, ao longo de 65 anos de exploração, o contrato poderá gerar receita de R$ 1,14 bilhão para a Ceasa. A ampliação deve demorar cinco anos e será realizada na área que abriga, desde setembro de 2013, cerca de 3.000 famílias da ocupação William Rosa. O consórcio será escolhido em leilão por menor preço, com lance mínimo de R$ 44 milhões. O vencedor será responsável por licenciamento, execução e custeio da obra e poderá explorar a região por 65 anos, prorrogáveis por outros 20 anos, sob fiscalização da Ceasa. Segundo o presidente da central, Gamaliel Herval, a empresa vencedora também será responsável pela desapropriação da ocupação, caso a situação da área não tenha sido resolvida. (O Tempo)
Copa
Para atender à demanda nos dias de jogos da Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, e o da Pampulha vão ganhar 789 voos além dos que seriam oferecidos em dias normais. Ao todo, durante o Mundial, os dois aeroportos vão operar 7,7 mil voos, com 873 mil lugares. O incremento no número de passageiros, porém, não crescerá na mesma ordem de grandeza. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), enquanto o volume de pousos e decolagens vai crescer 11,4%, o total de passageiros esperado é apenas 3,7%(ou 32,3 mil pessoas) superior ao habitual. Isso ocorre porque o número de assentos varia conforme o tamanho das aeronaves. Os cálculos foram feitos considerando um período de 36 horas antes e depois de cada partida. (Estado de Minas)