Petrobras
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou ontem (24) que seu partido não vai recorrer da decisão liminar da ministra do Supremo Tribunal Federa (STF) Rosa Weber, que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) restrita a fatos envolvendo a Petrobras. A manifestação da ministra foi anunciada ontem à noite e respondeu às liminares solicitadas tanto pelos governistas quanto pela oposição. “Quero anunciar aqui o nosso respeito ao entendimento da ministra Rosa Weber e a decisão da bancada do PT, tomada após uma reunião que fizemos agora há pouco, para a qual também consultamos alguns senadores que estavam ausentes, de não recorrer da liminar ao plenário do STF, tendo em vista o mandado de segurança apresentado pela senadora Ana Rita [PT-ES]”, anunciou o líder petista. (Agência Brasil)
Petrobras I
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota nesta quinta-feira adiantando que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar inverter a decisão da ministra Rosa Weber, que determinou a instalação imediata de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras. Renan Calheiros, está em viagem oficial a Roma e retorna a Brasília na segunda-feira (28). “A compreensível divergência acerca da amplitude das comissões parlamentares de inquérito caracteriza uma situação inédita. Ela obriga a reflexão de todos os Poderes a fim de evitarmos um precedente que implique em futuras investigações seletivas, restritivas ou mesmo persecutórias a serviço de maiorias circunstanciais”, afirmou, destacando que a independência entre os Poderes tem que ser respeitada. (Rádio Itatiaia)

Doleiro
Documentos da Polícia Federal apontam indícios de envolvimento do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha com o doleiro Alberto Youssef, preso durante a Operação Lava Jato sob a acusação de chefiar um suposto esquema de lavagem de dinheiro que, segundo a PF, movimentou cerca de R$ 10 bilhões. A Polícia Federal analisou o conteúdo de 270 mensagens trocadas de 19 de setembro do ano passado a 12 de março deste ano entre Youssef e o deputado André Vargas (PT-PR). Em uma das trocas de mensagens, em 28 de novembro do ano passado, a PF encontrou a citação ao nome de Padilha que, para os policiais, é possivelmente o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha. Na ocasião, segundo documentos da PF, André Vargas diz a Youssef que Padilha indicou um executivo para o Labogen, laboratório do doleiro que teria sido usado no esquema de lavagem de dinheiro. (G1)
Cinegrafista
A 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro faz hoje (25) a primeira audiência de instrução e julgamento dos dois acusados de matar o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade. Ele foi atingido por um artefato explosivo enquanto cobria uma manifestação no centro da capital, no início de fevereiro deste ano. Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza são acusados dos crimes de explosão e homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e uso de explosivo). Dezesseis testemunhas foram convocadas para depor na audiência de instrução, que começa às 13h no 9º andar da Lâmina Central do Tribunal de Justiça. (Agência Brasil)

Vagas
Apenas uma vaga de garagem por apartamento é uma realidade com a qual os belo-horizontinos terão de lidar, se depender da vontade da Prefeitura de BH. Essa é mais uma das propostas polêmicas que vêm sendo divulgadas pelo Estado de Minas, apresentadas pelo Executivo à 4ª Conferência Municipal de Política Urbana, em que cidadãos participam de debates sobre o crescimento da cidade e indicam alterações na legislação. Ao diminuir o espaço concedido para área de estacionamento em futuros empreendimentos, a administração municipal pretende forçar o enfraquecimento do uso do transporte individual. A limitação vale também para edificações não residenciais e outras mudanças devem afetar também terrenos usados exclusivamente como estacionamentos comerciais. Representantes dos setores técnico, popular e empresarial são unânimes ao afirmar que as ideias são inviáveis sem investimento no transporte público. E o mercado imobiliário já fala em alta no preço dos imóveis. Atualmente, o espaço da garagem pode ocupar uma área igual à da edificação, de acordo com a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo. Significa dizer que, em um terreno onde é autorizada a construção de um prédio de 1 mil metros quadrados, o empreendedor pode construir mais 1 mil m² apenas para estacionamento. Acima desse limite, o espaço para veículos começa a ser descontado da área permitida para a construção. A regra vale tanto para edificações residenciais quanto não residenciais. (Estado de Minas)
Contorno
O traçado original de Belo Horizonte, dentro da avenida do Contorno, projetado no final do século XVIII pelo engenheiro Aarão Reis, está muito próximo de ganhar uma proteção para não ser descaracterizado, como já ocorreu várias vezes ao longo dos 116 anos da capital. Isso porque uma das propostas da prefeitura na 4ª Conferência Municipal de Política Urbana determina que qualquer modificação no traçado projetado por Aarão Reis seja feita após a aprovação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Apesar de ter que passar pelo Conselho, caso seja aprovada na Conferência, a proposta não pretende tombar as ruas da capital, mas criar um mecanismo de proteção. Mesmo assim, o desenho do engenheiro estaria um pouco mais protegido. Na prática, desde sua fundação, Belo Horizonte tem sido modificada dentro da área da avenida do Contorno. A proposta da prefeitura apresenta como justificativa a preservação do “desenho da zona urbana original da Nova Capital, mediante a proteção do seu traçado e do paisagismo que concede à área identidade como referencial simbólico em função de suas características de ocupação histórico-cultural”. (Hoje em Dia)