Economia
A economia brasileira cresceu 0,2% entre janeiro e março deste ano, frente ao quarto trimestre de 2013, informou o IBGE nesta sexta-feira. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) avançou 1,9%. Em reais, o PIB somou R$ 1,2 trilhão. O consumo das famílias caiu 0,1% frente ao último trimestre de 2013, pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2011, quando havia encolhido 0,3%. A agropecuária avançou 3,6% na mesma comparação e, pelo terceiro trimestre consecutivo, a indústria caiu 0,8%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador de investimentos, também encolheu: 2,1%. A taxa de investimento alcançou 17,7% do PIB no primeiro trimestre do ano, contra 18,2% no mesmo período do ano passado. A fatia foi a menor desde o primeiro trimestre de 2009, auge da crise global, quando ficara em 17% do PIB. (O Globo)
Bancadas
O Congresso Nacional recorreu nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impôs uma redistribuição das bancadas da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal entraram com ações separadas nas quais pedem para que a Corte conceda uma liminar para manter a atual composição das bancadas dos estados e do DF.
No ano passado, o TSE publicou uma resolução em que mexeu na composição de 13 Estados para a Câmara dos Deputados. Em reação, o Congresso promulgou um decreto no qual sustou os efeitos da resolução, mas, nesta semana, o plenário do TSE decidiu derrubar a última decisão dos deputados e senadores. O tribunal fixou que Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí perdem representantes na Câmara ao mesmo tempo em que Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará ganham. As mudanças repercutem também nos Legislativos estaduais, municipais e da capital. (Hoje em Dia)/
Aborto
O Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira portaria que incluía procedimentos para casos de aborto, previstos em lei, na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta alega que a Portaria 415, publicada no dia 22 de maio, foi revogada porque não houve acerto sobre detalhes da publicação com os gestores municipais e estaduais, antes da publicação. A primeira portaria estipulava o valor de R$ 443 pelo procedimento, e segundo a assessoria de imprensa do ministério também houve inconsistência no cálculo do impacto financeiro que o procedimento causaria aos cofres públicos. De acordo com o ministério, a mudança trazida pela portaria era apenas burocrática, uma vez que a interrupção da gravidez, em casos permitidos pela legislação, já é feita pelo SUS. (Agência Brasil)
Júri
Previsto para ter início na manhã desta quinta-feira (29), o julgamento dos três acusados de matar o ex-prefeito de Mariana, João Ramos Filho, foi desmembrado e adiado pelo juiz Glauco Eduardo Soares Fernandes. Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Leonardo Stigert da Silva irá a júri popular no próximo dia 10 de junho. Já Francisco de Assis Ferreira Carneiro e Guaracy Goulart Moreira estão previstos para sentar no banco dos réus em 28 de agosto. Todas as sessões, segundo o TJ, irão ocorrer no 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte. O julgamento foi desmembrado e adiado porque o advogado de Monteiro, constituído na última terça-feira (27), alegou que não teve tempo para estudar o caso. Além disso, o defensor Délio Gandra, que representa Carneiro, não compareceu ao júri alegando problema de saúde. (Hoje em Dia)
Incêncio
Um incêndio em um imóvel que abrigaria um centro socioeducativo para adolescentes infratores mobilizou bombeiros na noite de quinta-feira no Bairro Canaã, Região de Venda Nova em Belo Horizonte. O fogo destruiu nove computadores, uma TV 32 polegadas, três armários de aço, sete mesas de madeira, um fogão, 17 cadeiras de plástico, 20 colchões, 20 edredons, 20 roupões de banho, uma máquina de lavar e duas geladeiras. As chamas também abalaram a estrutura da casa que fica na Rua Nigéria. De acordo com a Polícia Militar (PM), há suspeita de que o fogo tenha sido criminoso por causa da finalidade que teria o imóvel. Testemunhas viram dois homens suspeitos rondando a região, mas não souberam dar informações sobre eles. (Estado de Minas)
Temperatura
O fim de semana em Belo Horizonte promete ser ensolarado, mas com frio, principalmente no início da manhã e à noite. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia Tempo Clima, a temperatura na capital mineira deve oscilar entre 11ºC e 24ºC. "No domingo (1º) deve aumentar a nebulosidade, mas não há previsão de chuva", disse. No entanto, conforme ele, pode ocorrer chuva de fraca intensidade e isolada no início da próxima semana na Região Metropolitana de BH devido ao aumento das nuvens. "Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar baixa, entre 30% e 35%, principalmente à tarde, na Grande BH", completou. Em BH, nesta quinta-feira (29), os termômetros marcaram 12ºC e a máxima não deve ultrapassar os 26ºC. ( Hoje em Dia)