Na primeira pesquisa eleitoral feita após a derrota do Brasil na etapa final da Copa do Mundo, a taxa de intenção de votos na presidente Dilma Rousseff oscilou dois pontos porcentuais para baixo. Segundo o instituto Datafolha, ela tem 36%, contra 20% para Aécio Neves (PSDB) e 8% para Eduardo Campos (PSB). Em um eventual segundo turno contra o tucano, a petista teria 44%, e seu adversário, 40%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente – mas no limite da margem, ou seja, é estatisticamente improvável que ambos tenham a mesma taxa. Em um confronto direto com Eduardo Campos, a presidente venceria por 45% a 38%. Mas a pesquisa não é conclusiva em relação a um segundo turno. Os adversários de Dilma, somados, tem 36%, mesmo porcentual da petista. Para vencer já no primeiro turno, ela terá de obter mais votos que a soma dos rivais. (Estado de Minas)
A empresa Fogos Globo, em Santo Antônio do Monte, Centro-Oeste de Minas, onde uma explosão matou quatro trabalhadoras na terça-feira, não poderá retomar a produção de bombas numeradas. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) interditou ontem a atividade da fábrica, que deu férias coletivas aos funcionários e mantém apenas serviços essenciais. Segundo o chefe da seção de saúde e segurança do trabalho da SRTE, Francisco Alves dos Reis Júnior, as demais linhas produtivas da empresa não foram suspensas pelo órgão. “Estamos realizando amplo levantamento técnico, já que esse tipo de acidente não tem apenas uma causa. É um conjunto de fatores. A interdição da atividade ocorre quando se constatam situações de risco iminente de prejudicar gravemente os trabalhadores”, explicou Francisco Alves. (Estado de Minas)
A liberação do trânsito na avenida Pedro I, na região onde uma alça do viaduto Batalha dos Guararapes desabou, há duas semanas, matando duas pessoas e ferindo outras 23, pode acontecer até neste sábado. Na manhã desta quinta, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil afirmou estar “bastante otimista” quanto ao retorno do tráfego ainda nesta semana.
Para que isso aconteça, o órgão aguarda ainda a finalização do trabalho de escoramento da alça do viaduto que não caiu, a sinalização do pavimento – incluindo a construção de áreas de segurança para pedestres –, a lavagem da via e a preservação do local de segurança para o trabalho pericial. Também serão colocadas barreiras, as chamadas defensas, no entorno das escoras para protegê-las caso algum veículo passe em alta velocidade quando o trânsito for liberado. (O Tempo)
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou ontem, 17, o ranking das seleções. No topo, aparece a Alemanha, que venceu a Copa do Mundo, encerrada no último dia 13. Pela primeira vez, em cerca de 20 anos, os alemães lideram a lista. Em seguida, estão a Argentina, que perdeu para a Alemanha na final, e a Holanda, que conquistou o terceiro lugar na Copa, após derrotar o Brasil. O Brasil perdeu quatro posições e ocupa o sétimo lugar. Entraram na lista dos dez melhores colocados, as seleções da Bélgica e França. Deixaram esse grupo Portugal, Itália e Inglaterra. De acordo com a Fifa, o ranking é elaborado levando em conta os resultados dos 111 jogos de seleções "A", sendo que 64 foram disputados na Copa do Mundo no Brasil, 46 foram amistosos e um valeu pelas eliminatórias da Copa Ouro 2015. (Agência Brasil)
A defesa do diretor da empresa Match, Raymond Whelan, entrou nesta quinta-feira (17), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com pedido de habeas corpus para libertá-lo. Whelan está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro. O pedido foi encaminhado ao presidente do tribunal, ministro Felix Fischer. O executivo britânico é acusado de integrar esquema de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo. Os advogados pedem que Whelan responda ao processo em liberdade e garantem que ele não vai fugir do país. A defesa propôs, inclusive, a entrega do passaporte dele. Além de Whelan, no dia 10 deste mês, a Justiça do Rio determinou a prisão de dez acusados de fazer parte do esquema. Segundo o Ministério Público, autor da denúncia, os acusados vão responder por organização criminosa, cambismo, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Outro pedido de liberdade para o diretor da Match foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A empresa tinha autorização da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para comercializar bilhetes do Mundial. (Agência Brasil)