Tempo
A chuva que surpreendeu os mineiros nesta sexta-feira era prevista pela meteorologia e deve continuar no fim de semana. Uma frente fria se aproximava de Minas Gerais há cerca de dois dia e tomou força ontem, trazendo a chuva da madrugada e manhã de hoje no Triângulo, Sul de Minas, Campo das Vertentes e Região Central. De acordo com o meteorologista o Tempo Clima Puc Minas, Dayan Diniz De Carvalho, a frente fria se formou no sul do país. A previsão para hoje é de céu nublado e precipitações na maior parte do estado. Na Grande BH, a chuva continuará até domingo, sendo que o céu começa a se abrir no fim do sábado. Segundo Carvalho, por causa da nebulosidade, as temperaturas vão variar menos, assim a sensação de frio pode diminuir. A ventania da madrugada, que estava deixando os mineiros mais agasalhados nos últimos dias, vai reduzir. Conforme o meteorologista, a tendência é de madrugadas mais agradáveis nos próximos dias, principalmente com aumento da umidade relativa do ar. (Estado de Minas)
Tempo I
A manhã chuvosa na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais é marcada por acidentes nas estradas. Não há ocorrências com feridos graves, mas as batidas causam lentidão ao trânsito em vários trechos, principalmente nas BRs 040 e 381. Um ônibus e dois carros se envolveram em um engavetamento na BR-040, altura do km 514, no Bairro Napoli em Ribeirão das Neves. Um dos veículos de passeio capotou. Na mesma rodovia, porém na saída para o Rio de Janeiro, um caminhão baú está atravessado na pista em cima do Viaduto Márcio Rocha Martins (antigo Viaduto das Almas), Região Central de Minas. O veículo de carga ocupa o sentido Rio/BH. Na BR-381, em Santo Antônio do Amparo, Sul de Minas, um carro capotou na direção São Paulo/BH. Foram registradas ocorrências de saída de pista de carros na região de Perdões e Pouso Alegre, na mesma região. Na MG-424, em São José da Lapa, na Grande BH, os bombeiros atenderam a um homem de 40 anos que ficou ferido na capotagem de um carro. A vítima sofreu trauma leve no tórax e ferimento na cabeça. O tráfego é lento na região, que dá acesso ao aeroporto de Confins. Na MG-454, em Caeté, na Grande BH, um carro capotou e três pessoas presas às ferragens foram socorridas pelos bombeiros. (Estado de Minas)
Caso Bruno
A última peça do quebra-cabeça sobre o assassinato de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, pode ser encontrada nesta sexta-feira. O primeiro do ex-capitão do Flamengo, Jorge Rosa Sales, apontou o local e pode acabar com o mistério que dura quatro anos. De acordo com Jorge, o corpo está enterrado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa quinta-feira, ele apontou o local exato para policiais do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP). O terreno será escavado na manhã desta sexta-feira. “Fiz a minha parte. Acho que agora a mãe dela vai ter o enterro digno da filha dela”, disse Jorge Rosa Sales, que garantiu ser o ponto final da história macabra. “ (Minha consciência) está tranquila. Desabafei e falei a verdade”, garantiu o rapaz, que ainda desejou muita paz e liberdade ao goleiro. (Rádio Itatiaia)
Ativistas
Um tumulto marcou a libertação dos ativistas Igor Pereira D'Icarahy, Elisa Quadros Pinto Sanzi, conhecida como Sininho, e Camila Aparecida Rodrigues Jourdan, presos há 13 dias no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio. Manifestantes tentaram impedir que repórteres e fotógrafos registrassem a saída dos ativistas do presídio, o que motivou o tumulto. A saída dos três ativistas ocorreu no início da noite de hoje (24), pouco mais de 24 horas depois da concessão do habeas corpus pela Justiça do Rio. Um oficial de Justiça chegou à unidade às 16h com o alvará de soltura para liberar os três manifestantes. Sob aplausos e palavras de ordem contra a imprensa e a polícia, cerca de 30 manifestantes aguardaram durante todo o dia a saída dos presos. Igor foi o primeiro a deixar o complexo, seguido por Camila e Elisa. O tumulto começou quando Sininho, a última a deixar a prisão, seguia escoltada pelos manifestantes até um carro. Entre chutes e empurrões, manifestantes e repórteres só encerraram a confusão quando o carro em que a jovem estava deixou o local. (Agência Brasil)
Mali
O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, disse que os destroços do voo AH5017 da Air Algérie, que caiu nesta quinta-feira, com ao menos 116 pessoas a bordo, foram achados no norte do país. Fontes do aeroporto de Ouagadougou, em Burkina Faso, de onde partiu o avião, apontaram que "forças francesas no Mali encontraram os destroços do voo na estrada entre Gao e Kidal, em uma área deserta de difícil acesso". Uma forte tempestade na zona de Niamey teria sido a principal causa da queda do avião, informou o site especializado em avião AirLiveNet. A companhia Air Algérie havia anunciou a perda de contato com uma de suas aeronaves após 50 minutos de decolagem do aeroporto de Uagadugu, capital de Burkina Faso. O vôo AH5017 tinha como destino final a capital de Argel, na Argélia. O avião partiu às 1h17 locais (22h17 no horário de Brasília) e deveria ter pousado na Argélia às 5h10, o que não aconteceu. De acordo com a companhia aérea espanhola Swiftair, proprietária do avião, havia 116 pessoas a bordo, incluindo seis membros da tripulação. A aeronave é um modelo McDonnell Douglas MD-83. (ANSA)
FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu mais uma vez a projeção para o crescimento da economia brasileira, este ano. A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) agora é 1,3%, ante 1,8% estimado em abril deste ano. Para 2015, a previsão de crescimento é 2%. A projeção do FMI é menor do que a do governo brasileiro. Na terça-feira (22), o governo informou, no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que revisou a estimativa de crescimento do PIB, este ano, de 2,5% para 1,8%. Para o FMI, no Brasil, as condições financeiras mais restritas e a contínua fraqueza dos empresários e dos consumidores atrasam os investimentos e amortecem o crescimento do consumo. O fundo também reviu a previsão de crescimento da economia global de 3,6% para 3,4%. No próximo ano, a economia mundial deve apresentar expansão maior: 4%. Os países emergentes devem crescer 4,6% em 2014 e 5,2% em 2015. A previsão para a China é que o aumento chegue a 7,4%, em 2014, com moderação para 7,1%, no próximo ano. A economia dos Estados Unidos deve registrar espansão de 1,7%, este ano, um pouco abaixo da previsão para todos os países avançados (1,8%). Em 2015, a previsão para a elevação do PIB americano é 3% e para todas as economias avançadas é 2,4%. (Agência Brasil)
Mercosul
A ofensiva das forças de Israel na Faixa de Gaza será um dos temas em discussão pelos líderes dos cinco países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul), na 46ª Cúpula do bloco, terça-feira (29), em Caracas. Segundo o vice-secretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Simões, no Fórum de Concertação Política, voltarão a ser discutidos todos os temas internacionais que estão aí. Simões evitou comentar as declarações do governo de Israel, que criticou a postura do governo brasileiro, que convocou seu embaixador naquele país consultas e emitiu duas notas, em uma semana, considerando inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. “Ontem [23] emitimos uma nota e hoje [24] o chanceler [Luiz Alberto] Figueiredo deu uma declaração. Preferiria não comentar, e este não é o tema deste briefing,” disse o embaixador, ao transmitir aos jornalistas informações sobre a Cúpula do Mercosul. A nota divulgada ontem pelo Itamaraty destaca que o governo brasileiro “condena energicamente o uso desproporcional da força” por Israel na Faixa de Gaza. (Agência Brasil)