Viol ência contra criança
Cerca de 120 milhões de mulheres jovens em todo o mundo, o equivalente a uma em cada dez, foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos, segundo relatório divulgado hoje (5) pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em estudo global sobre a violência contra crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que um quinto das vítimas de homicídio são crianças ou adolescentes com menos de 20 anos. O homicídio é a principal causa de morte em rapazes e em jovens com idade entre 10 e 19 anos nos países da América Latina, incluindo a Venezuela, a Colômbia, o Panamá e o Brasil. O Unicef diz que o estudo Escondido à Vista (Hidden in plain sight) é o maior trabalho realizado sobre violência contra crianças e foi baseado em dados de 190 países. (Agência Brasil)
Ventania
Ventania e frio marcaram a madrugada em Belo Horizonte. A capital registrou temperatura de 10 graus na região centro-sul e 14 graus na Pampulha. De acordo com o meteorologista Centro de Climatologia da PUC Minas TempoClima, Heriberto dos Anjos, uma massa de ar frio veio do sul do país e chegou a Minas. Os ventos da madrugada ficaram perto dos 60 km/h na região centro-sul, nada que superasse o vendaval mais forte dos últimos 100 anos registrado na terça-feira, quando a mesma regional registrou rajadas de 113 km/h. A massa de ar trouxe queda nas temperaturas, tendência que vai continuar no fim de semana. Não há previsão de chuva para sábado e domingo, um alívio para quem vai comemorar o 7 de setembro pelas ruas. De acordo com Heriberto dos Anjos, a umidade relativa do ar vai ficar baixa, perto de 30% nas tardes de BH. O frio também chegou ao interior, sendo que a cidade de Maira da Fé, no Sul de Minas, registrou 5 graus na manhã desta sexta e pode marcar 4 graus no fim de semana. (Estado de Minas)
USP
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar da Universidade de São Paulo (USP) para não pagar salários dos servidores grevistas em 48 horas. Na decisão, o ministro entendeu que os servidores têm garantido o direito de greve. Além disso, Melo argumentou que o tipo de ação pretendida pela universidade não é o meio adequado para questionar o ato da Justiça Trabalhista. Na segunda-feira (1º), a Justiça Trabalhista de São Paulo determinou que a USP pague os salários de julho até o dia 5 de agosto. Na mesma decisão, o juiz proibiu a universidade de cortar os salários dos grevistas, sob multa de R$ 30 mil por descumprimento. Hoje, durante a terceira audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o desembargador Davi Furtado Meirelles fez nova proposta para pôr fim à greve dos trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP), que começou em maio e dura 100 dias. (Agência Brasil)
Legalização
A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo revela que 79% dos eleitores brasileiros são contra a descriminalização da maconha, e apenas 17% a favor. Um placar semelhante envolve a questão do aborto: 79% são contrários à legalização e 16%, favoráveis. A maioria - ainda que por margem não tão larga - também rejeita o casamento gay: 53% a 40%. A população está dividida em relação à pena de morte: 46% defendem a medida, e 49% a rejeitam. Já a redução da maioridade penal tem o apoio de oito em cada dez brasileiros. A pesquisa mostra ainda apoio significativo ao Bolsa Família, principal programa social do governo federal: 75% favoráveis e 22% contrários. Entre os que têm renda mensal de até um salário mínimo, a taxa de apoio chega a 90%. A privatização da Petrobrás, bandeira levantada pelo candidato Pastor Everaldo (PSC), é rejeitada por 59% e aprovada por 22%. Os homens são os que mais rejeitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo: 58% deles são contra. Já entre as mulheres, são 49% contra e 44% a favor. Há faixas do eleitorado que são majoritariamente favoráveis à bandeira da comunidade gay: 51% entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, e 55% entre os mais escolarizados, com curso superior. Já a legalização da maconha e do aborto não é defendida nem pelos mais jovens: 74% e 77%, respectivamente, são contrários. (Estadão)
Indústria
O desempenho de julho deu um respiro para a indústria com aumento na quantidade de horas trabalhadas (2,6%), no faturamento real das empresas (1,2%) e no nível de utilização da capacidade instalada (alta de 0,6 ponto porcentual). Na comparação com junho, o setor apresentou alguns dos melhores números em meses, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 04, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas o oxigênio do pós-Copa, quando os feriados reduziram o ritmo de jogo da atividade produtiva, não deve bastar para a indústria recuperar o fôlego e reverter a tendência de retração. "Mesmo com o crescimento das horas trabalhadas na produção, do faturamento e do uso do parque fabril, o quadro da indústria ainda é de desaquecimento", registrou a entidade. A CNI revisou a estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) geral da indústria para 2014, ampliando previsão de retração de 0,5% para 1,7%. É a pior projeção para o segmento desde 2009, quando a crise internacional derrubou o PIB industrial em 5,6%. Já para o PIB apenas da indústria de transformação, a estimativa é de que haja um recuo de 2,5%. "Temos uma expectativa, para 2014, de um resultado negativo para a atividade industrial", ressaltou o gerente-executivo de Política Econômica da entidade, Flávio Castelo Branco. (Hoje em Dia).
Inflação
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou agosto em 0,25%. Em julho, a taxa havia ficado em 0,01% e em agosto do ano passado, a taxa foi 0,24%. Segundo dados divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula taxas de 4,02% no ano e 6,51% em 12 meses, pouco acima portanto do teto da meta do governo, que é 6,5%. A inflação em agosto continuou sendo puxada pelo grupo de despesas habitação que, com taxa de 0,94%, respondeu por mais de metade do IPCA. O principal item responsável pela alta do grupo habitação foi o de empregados domésticos, cujo serviço ficou 1,26% mais caro no mês. Energia elétrica também imcpactou o item com variação de 1,76% em agosto. Os alimentos, por sua vez, com uma deflação (queda de preços) de 0,15%, foram os principais responsáveis por evitar uma alta mais acentuada do IPCA. (Agência Brasil)
Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (4) enviar a Força Nacional para reforçar a segurança da campanha eleitoral no estado do Rio de Janeiro. O pedido havia sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, que argumentou que o estado contou nas três últimas eleições com o apoio de forças nacionais e que, por isso, considerava pertinente o seu emprego mais uma vez. Será, então, a primeira vez em seis anos que o Rio não contará com esse auxílio. (G1)
Quadrilha
Um homem foi preso e três menores – dois de 16 e um de 15 anos – foram apreendidos suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubos a casas de luxo na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O bando foi desarticulado na madrugada desta sexta-feira, após invadir uma casa na Rua Coronel Murta, no Bairro Mangabeiras. Durante a ação, os criminosos fizeram pelo menos quatro reféns. No início da semana, o mesmo grupo já havia roubado uma casa no Bairro Santa Lúcia, fazendo seis pessoas como reféns. Segundo a Polícia Militar, a quadrilha também é responsável por pelo menos mais um roubo nos últimos dias, dessa vez no Bairro Belvedere. Uma das vítimas do assalto dessa sexta lamenta o fato de os menores não receberem uma punição adequada pelos crimes cometidos. “É esse Brasil, que não tem punição nenhuma para menor. Entraram com o rosto livre como se não fosse acontecer nada com eles e realmente não vai acontecer nada. Todo mundo sabe o que acontece com menor. Vai passar umas ‘férias’ de um mês, mais ou menos, e depois vai ter que ser solto, obrigatoriamente”, disse o rapaz, que preferiu não ser identificado. (Rádio Itatiaia)
Homicidio
O relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) “Oculos à Plena Luz (Hidden in Plain Sight - apenas disponível em inglês), divulgado nesta quinta-feira, aponta o Brasil em sexto lugar no mundo na taxa de homicídios de criança e adolescentes de zero até 19 anos de idade em 2012. Baseado em dados de 190 países, o documento mostra que o país registrou 17 homicídios por 100 mil habitantes nessa faixa etária, ficando atrás somente de El Salvador (27 por 100 mil), Guatemala (22), Venezuela (20), Haiti (19) e Lesoto (18). Em todo o mundo, foram mais de 95 mil crianças e adolescentes assassinados. (O Globo)
Ebola
A Organização Mundial da Saúde (OMS) começou ontem (4) uma reunião de emergência com mais de 150 especialistas em medicina e ética para discutir os tratamentos e vacinas disponíveis contra o vírus ebola. A OMS anunciou o encontro depois de a União Africana ter divulgado que vai promover encontro, na próxima segunda-feira (8), para definir uma estratégia de combate à epidemia na Costa Oeste da África. Em Genebra, na Suíça, os profissionais convocados pela OMS analisarão, durante dois dias, os oito medicamentos disponíveis e as duas vacinas utilizadas até o momento. A lista de medicamentos inclue a droga experimental, ZMapp, usada com sucesso em Atlanta, nos Estados Unidos, no tratamento de dois norte-americanos que haviam contraído a doença na Libéria. Testes com a substância também revelaram resultados positivos na cura de macacos que receberam o medicamento até cinco dias depois da contaminação. De acordo com o último balanço divulgado pela OMS, até o momento foram infectadas 3,5 mil pessoas pelo virus ebola neste ano, das quais 1,9 mil morreram, o que equivale a um índice de mortalidade de 66,5%. A epidemia está concentrada, principalmente, na Guiné-Conacri, Libéria e em Serra Leoa. (Agência Brasil)
Asteroide
Um pequeno asteroide, de cerca de 20 metros, passará "muito perto" da Terra no próximo domingo, informou nesta quinta-feira a Nasa (agência espacial americana), descartando que ele represente uma ameaça para o planeta. Então de maior proximidade, às 14h18 (horário da costa leste dos Estados Unidos, 15h18 de Brasília) do dia 7 de setembro, o asteroide "2014 RC" passará acima da Nova Zelândia.(Terra)