Wikipedia
A Casa Civil da Presidência informou nesta quinta-feira que foi identificado o servidor público responsável pelas alterações nos perfis da enciclopédia virtual Wikipedia dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Segundo a pasta, a Comissão de Sindicância Investigativa identificou Luiz Alberto Marques Vieira Filho como autor das mudanças. Ele é servidor público de cargo efetivo da carreira de finanças e controle. De acordo com nota da Casa Civil, será aberto processo administrativo disciplinar sobre o caso, mas Luiz Alberto já solicitou desligamento do cargo que atualmente ocupa, chefiando a Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na época das alterações, o servidor era assessor da Secretaria de Relações Institucionais, pasta que funciona nas instalações do Palácio do Planalto. A denúncia da alteração dos perfis dos dois jornalistas na enciclopédia virtual foi feita no dia 8 de agosto pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, foram incluídas, na Wikipedia, críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos, em maio do ano passado. (Agência Brasil)
Emprego
Em agosto, foram gerados 101.425 postos formais de trabalho no Brasil, resultado de um total de 1.748.818 admissões ante às 1.647.393 demissões registradas no mês. Isso representa um crescimento de 0,25%, na comparação com o mês anterior (julho). No mesmo mês (agosto) de 2013, foram criados 162.160 empregos com carteira assinada.Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (11) pelo Ministério do Trabalho. Conforme o ministério, o resultado de agosto é o melhor dos últimos três meses. O saldo de empregos gerados durante o ano está em 751.456 (expansão de 1,85%). Nos últimos 12 meses, foram criados 698.475 postos de trabalho (incremento de 1,72%). Entre janeiro de 2011 e agosto de 2014, foram gerados 5.631.534 empregos. Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o resultado positivo era esperado pelo governo federal, que mantém a projeção de 1 milhão de empregos a serem gerados em 2014. “Tudo que dissemos está acontecendo”, disse. “Já tínhamos indicadores de que iríamos melhorar a partir deste mês. É o que os dados estão confirmando hoje, ao contrário do que tem sido especulado, principalmente pela imprensa”, ressaltou. (Agência Brasil)
UPP RJ
O comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Complexo de Favelas do Alemão, capitão Uanderson Manoel da Silva, 34 anos, morreu no início da noite de hoje (11) após ser baleado no peito durante um confronto com na localidade conhecida como Largo da Vivi. O militar ainda chegou a ser levado para a Unidade de Pronto-Atendimento do Alemão e, em seguida, transferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu ao ferimento, conforme nota da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) faz buscas na região na tentativa de localizar os atiradores. O capitão Uanderson estava há 11 anos na Polícia Militar. Ele comandava a UPP Nova Brasília há 3 meses. O oficial era casado e tinha uma filha. Ainda não há informações sobre o enterro do policial. (Agência Brasil)
Barragem
O geólogo Luiz Paniago Neves, especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Brasília, chegou nesta quinta-feira (11) a Itabirito para analisar o acidente que matou três operários da Herculano Mineradora, após o rompimento de uma das barragens de rejeitos da empresa. Paniago é mestre em geologia econômica e prospecção mineral pela Universidade de Brasília (UnB).
Uma das preocupações de Paniago - que se juntou à equipe técnica do DNPM de Belo Horizonte, formada por dois engenheiros de minas e dois geólogos - será verificar os riscos de rompimento da segunda cava de rejeitos, que recebeu parte do material que estava retido na barragem destruída na manhã dessa quarta. A equipe do DNPM está no local desde essa terça. "Hoje o Luiz Paniago veio de Brasília para ajudar na análise das falhas que causaram o acidente. Não temos posição nenhuma ainda. Só vamos nos pronunciar depois dessas vistorias", disse ao Hoje em Dia o chefe de Gabinete do DNPM de Minas Gerais, José Augusto de Castro. (Hoje em Dia)
Pedro I
A Justiça aceitou o pedido da Polícia Civil de esticar por mais 90 dias o prazo para entrega do inquérito que investiga o desabamento da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O delegado responsável pelo caso, Hugo e Silva, entregou o documento à Justiça já pedindo a extensão do período de apuração. O inquérito foi devolvido pelo poder judiciário nessa quarta-feira (10), quando o novo prazo começou a ser contado. O elevado caiu sobre um carro e um micro-ônibus na tarde de 3 de julho. Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas. A Polícia Civil tinha 30 dias para entregar o inquérito e o prazo já havia sido aumentado. Em 3 de setembro, o delegado recebeu o laudo feito pelo Instituto de Criminalística apontado as causas da queda do viaduto. O documento apontou erros de cálculo que levaram à redução dos materiais usados na obra e também falhas no tamanho dos blocos usados na obra. A alça norte do viaduto será implodida às 9h deste domingo (14). Para isso, 296 pessoas que vivem nos edifícios Antares e Savana – vizinhos ao local da tragédia – serão retiradas de seus apartamentos. (Rádio Itatiaia)
Gorila
O esperado novo morador do Zoológico de Belo Horizonte chegou. O segundo filhote de gorila em cativeiro nasceu no começa da noite dessa quarta-feira. O novo gorilinha é filho de Imbi com Leon. No dia 5 de agosto, a fêmea Lou Lou já tinha dado à luz a um filhote macho. Segundo a Fundação Zoo-botânica, o parto aconteceu às 18h18 e foi conduzido naturalmente pela mamãe Imbi, como já tinha ocorrido com Lou Lou. Ainda não é possível identificar o sexo do novo integrante da família. Ao contrário do comportamento de Lou Lou, que saiu para a área aberta com o filho, Imbi está mais reservada, e fica um canto isolado do espaço destinado aos gorilas. (Rádio Itatiaia)
Carimbó
Manifestação cultural típica do estado do Pará e da Região Amazônica, o carimbó (dança de origem indígena) foi reconhecido ontem (11) como patrimônio cultural imaterial do Brasil, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A dança, executada ao som de instrumentos artesanais, por mulheres com saias rodadas e floridas e homens com camisas coloridas, passa a ter maior apoio do Estado para preservar a tradição.O pedido de inscrição do carimbó no Livro de Registro das Formas de Expressão foi feito por diferentes grupos, e entre 2008 e 2013 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conduziu o processo e acompanhou as pesquisas para identificação do carimbó em diversas regiões do Pará. Com décadas de dedicação, de modo a manter vivo o carimbó, o Mestre Manoel, do Grupo Uirapuru, de Marapanim (PA), avaliou que o reconhecimento vai assegurar mais apoio à manifestação cultural, e abre a possibilidade de elaboração de políticas públicas. “Foi uma luta de nove anos; uma luta sólida. Esta cultura vem de muitos anos, de nossos antepassados, de nossos irmãos índios. Herdamos a terra e temos que levar à frente essa manifestação, repassando para nossos filhos e netos, e para isso temos que trabalhar com políticas públicas”, disse ele. (Agência Brasil)
Pistorius
A sentença para o crime de homicídio culposo - quando não há intenção de matar - do atleta paraolímpico Oscar Pistorius, sairá no dia 13 de outubro, definiu a juíza Thokozile Masipa nesta sexta-feira (12), em um tribunal da África do Sul. Pistorius foi acusado de matar a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkcamp, em 14 de feveiro de 2013. Ele pode pegar até 15 de prisão. A juíza garantiu liberdade sob fiança ao velocista até o dia da sentença. Ao ser publicada, essa reporatgem informava que a sentença sairia neste sábado, dia 13. A informação foi corrigida minutos depois, às 8h20, com os detalhes da declaração da juíza. O tribunal reiniciou nesta sexta a leitura do veredito sobre o julgamento do atleta. A juíza do caso, Thokozile Masipa, que na quinta interrompeu sua leitura no início da tarde, retomou a exposição às 9h30 (local, 4h30 em Brasília) em meio a uma grande expectativa, dentro e fora do país, pelo destino de Pistorius. Oscar Pistorius chegou ao Tribunal meia hora antes do começo da sessão. (G1)
Israel
Após cessar-fogo na Faixa de Gaza, Israel busca agora curar as feridas que o conflito na região gerou em suas relações com os países da América Latina. Enviado pelo Ministério de Relações Exteriores de Israel especialmente para uma missão de reaproximação com a região, o embaixador Pinhas Avivi passou pelo Brasil, onde se reuniu com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo, e terá encontros ainda na Argentina, no Chile e Peru. Segundo ele, as relações com a América Latina se desgastaram na última década. “Nos últimos dez anos, alguma coisa mudou. Não sei por que, não quero culpar ninguém, talvez tenhamos de culpar a nós mesmos também. Mas, com certeza, agora vamos fazer um esforço para reconstruir essas relações especiais entre Israel e esta parte do mundo”, disse Avivi a jornalistas, nessa quinta-feira (11) em Brasília. Em janeiro de 2009, a Venezuela e a Bolívia romperam relações com o Estado de Israel, como sinal de protesto contra a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza. O então presidente venezuelano Hugo Chávez ordenou a expulsão do embaixador israelense no país e de parte dos funcionários. Este ano, durante um dos conflitos mais sangrentos entre Israel e o grupo Hamas, as relações também ficaram estremecidas com o Brasil, que convocou seu embaixador em Tel Aviv como sinal de insatisfação com o conflito. (Agência Brasil)
Torres gêmeas
Os norte-americanos relembraram o aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nesta quinta-feira com uma cerimônia realizada em Nova York, nas proximidades do local onde ficavam as Torres Gêmeas. Nova-iorquinos seguiam com suas rotinas matinais pelas calçadas que um dia já foram isoladas. Dentro da praça memorial, familiares se reuniam para lerem os nomes dos falecidos, pausando apenas quatro vezes, para marcar os momentos quando o primeiro avião atingiu o World Trade Center, quando o segundo avião se colidiu com as torres, quando o primeiro prédio caiu e quando o segundo caiu. O local do incidente ficará fechado para o público durante a maior parte do dia, ficando disponível apenas para membros das famílias das vítimas. Os portões serão reabertos só às 18h, quando milhares de nova-iorquinos devem lembrar o aniversário dos atentados ao lado dos dois espelhos d'água que marcam os locais onde as torres costumavam estar. Pela primeira vez, o aguardado Museu Nacional do 11 de Setembro - que inclui artefatos de revirar o estômago e fotos explícitas dos ataques - está aberto durante o aniversário do atentado. As cercas que costumavam barrar a entrada na praça memorial foram retiradas, integrando o local do incidente às ruas da baixa Manhattan e, ao mesmo tempo, abrindo o espaço completamente para o público e para turistas. (Estadão)