Greve dos bancários cresce

A adesão à greve nacional dos bancários cresceu no terceiro dia de paralisação. Em todo o país, 9.379 agências não funcionaram nesta quinta-feira (2), um aumento de 22,2% em relação ao dia anterior. De acordo com a Contraf-CUT, a confederação nacional que representa a categoria, o número representa 40,8% do total das unidades bancárias no Brasil. O presidente da entidade, Carlos Cordeiro, diz que a paralisação mostra a união da categoria. "É essa a resposta dos bancários ao silêncio da Fenaban", afirmou. "Os bancários só sairão dessa greve com maiores avanços no salário, na valorização do piso e na melhoria das condições de trabalho." (O Tempo)

Nova rodovia em Minas

O governo de Minas aprovou nesta quinta-feira a realização de licitação para selecionar a empresa responsável pela implantação do Contorno Norte de Lagoa Santa e do novo trecho rodoviário que ligará a LMG–800 à MG–020, além de dar acesso ao Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA) de Minas, que será construído no bairro Luiz Toledo, também em Lagoa Santa. As obras do Contorno Norte possibilitarão novo acesso à serra do Cipó, na região Central do Estado. Serão investidos R$ 100 milhões. Segundo a Secretaria de Governo de Minas, cerca de 20 municípios serão beneficiados, pois a nova rota facilitará o trânsito. Ainda não há previsão para o início das obras. (O Tempo)

Faturamento da indústria em queda

A indústria mineira ainda sente os efeitos da crise internacional deflagrada há seis anos, na manhã de 15 de setembro de 2008, quando o banco americano Lehman Brothers anunciou que pediria concordata – a instituição financeira tinha US$ 600 bilhões em ativos em mais de 80 países. Ontem, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) divulgou que o faturamento real do setor despencou 12,05% no confronto entre agosto de 2014 e igual mês de 2013. No acumulado do ano, o resultado está negativo em 8,09%. A expectativa da entidade é que o indicador feche o ano com recuo de 9%. O percentual havia sido de 0,03% em 2013. Na mesma toada do faturamento, houve redução na chamada utilização da capacidade instalada (UCI): decréscimo de 1,28 ponto percentual entre agosto e julho desse ano (de 87,15% para 85,87%). Por outro lado, houve aumento na massa salarial dos empregados (3% na comparação entre agosto de 2014 e igual período de 2013 e 3,79% no acumulado do ano). Na prática, significa que os empresários estão com a corda no pescoço e que pode ocorrer demissão. (Estado de Minas)

Correios

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, disse nesta quinta-feira que, aparentemente, o carteiro filmado no vídeo que se transformou em viral na internet, entregando panfleto para a campanha de Dilma Rousseff (PT), não cometeu nenhuma ilegalidade. Segundo ele, o funcionário, que está sendo identificado, estava apenas cumprindo o seu papel de entregar o material de mala direta, serviço que a estatal presta para distribuir propaganda comercial e partidária. - Pelo vídeo, me parece que ele está cumprindo o papel dele na entrega de mala direta. O carteiro, pelo que vi, cumpre o papel dele. Pelo que vi no vídeo, não há ilegalidade. Tenho certeza absoluta de que não houve prática de crime eleitoral pelos Correios - disse Pinheiro. (O Globo)

Tratamento do câncer

Em vigor há um ano e cinco meses, a lei que prevê o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico no SUS ainda patina no país. É o que mostra pesquisa com 54 secretarias estaduais de Saúde, hospitais e instituições que tratam câncer, de abril a junho. O trabalho foi encomendado pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). Até julho, 7.157 pacientes estavam inscritos no Siscan, sistema de registro que deve reunir o histórico do paciente e o seu tratamento. Isso representa pouco mais de 1% do total de casos novos de câncer (576 mil) registrados no país, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer). (Folha de São Paulo)

Ataques em Santa Catarina continuam

Novos ataques criminosos voltaram a ser registrados entre o final da noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira em ao menos cinco cidades de Santa Catarina. Ao todo, os criminosos jogaram quatro bombas de fabricação caseira contra uma creche e casas de policiais militares, incendiaram um ônibus e atiraram contra a casa de um policial. Dois suspeitos foram presos. A casa de um policial militar foi alvo de tiros, no Jardim Atlântico, em Florianópolis, por volta das 23h30. Segundo a Polícia Militar, foram disparados nove tiros contra o imóvel. Não houve feridos. A PM fez buscas na região e prendeu dois suspeitos. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma pistola. (Folha de São Paulo)

Doleiro assina delação premiada

O Ministério Público Federal e o doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação "Lava-Jato", assinaram nesta quinta feira (2), acordo de delação premiada. Após uma semana de sucessivas reuniões para ajustar os termos do acordo, Youssef e seus advogados assinaram o documento em que ele se compromete a revelar detalhes do esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobras. "Confirmo que o acordo está assinado e definido, mas não posso revelar as condições por força do sigilo", declarou o advogado criminalista Antonio Figueiredo Basto, defensor de Youssef. As condições do acordo foram definidas e Youssef já pode começar a depor perante um grupo de procuradores da República e a Polícia Federal. O acordo, porém, só terá validade se for homologado pelo Supremo Tribunal Federal - a Corte é competente para o caso porque deputados são citados como beneficiários de propinas. (Hoje em Dia)

Ebola

Thomas Eric Duncan, o liberiano infectado com ebola que levou a doença aos Estados Unidos, será processado quando retornar ao país de origem, por mentir no questionário de monitoramento no aeroporto, informaram autoridades da Libéria nesta quinta-feira (2). “Ele será processado” quando retornar à Libéria, afirmou Binyah Kesselly, presidente do conselho de diretores da Autoridade do Aeroporto da Libéria. Segundo ele, pessoas como Duncan e Patrick Sawyer, um liberiano com ebola que viajou para a Nigéria e infectou pessoas, trouxeram um “estigma” para liberianos que moram fora do país. Com a epidemia de ebola que atinge a África Ocidental, passageiros que deixam a Libéria estão sendo examinados para detectar se têm febre e questionados se tiveram contato com qualquer pessoa infectada. (O Tempo)

Hong Kong

Manifestantes a favor da democracia e cidadãos que se opõem aos protestos protagonizaram nesta sexta-feira em Hong Kong pequenos enfrentamentos em duas localidades da ilha. Os distúrbios ocorreram na área comercial de Mong Konk e em Causeway bay, que costuma ser frequentada por turistas chineses do continente para realizar suas compras nesta época do ano. Aparentemente, as disputas ocorreram quando cidadãos contrários à ocupação da rua começaram a desmontar as tendas e as barricadas dos jovens manifestantes. (Folha de São Paulo)

Austrália contra o EI

Austrália se unirá aos bombardeios aéreos liderados pelos Estados Unidos contra as posições do Estado Islâmico (EI) no Iraque, anunciou nesta sexta-feira o primeiro-ministro Tony Abbott. "O gabinete autorizou os bombardeios aéreos da Austrália no Iraque a pedido do governo iraquiano e em apoio ao governo iraquiano", disse Abbott em entrevista coletiva em Canberra. "Só Iraque pode derrotar o EI, mas Iraque não deve fazer isso sozinho", opinou o primeiro-ministro. A previsão é de que a participação da Austrália nos bombardeios no Iraque, que já estão sendo praticados pelos Estados Unidos em colaboração com seus aliados, começarão "nos próximos dias", informou o chefe da Força Aérea do país, Mark Binskin. (Folha de São Paulo)