Covid

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, no período de 24 horas, Minas Gerais registrou oito mortes e 510 casos de Covid. Com os números registrados nesta quinta-feira (7), o Estado chegou a 60.995 óbitos e 3.340.056 de infectados desde o início da pandemia. Atualmente, conforme revela o boletim epidemiológico, 53.704 pacientes com o vírus estão sendo acompanhados, em isolamento domiciliar ou internação hospitalar. O levantamento da SES mostra que todos os 853 municípios já tiveram casos de Covid, e apenas sete não contabilizaram vidas perdidas em decorrência da doença. No Estado, a taxa de letalidade do novo coronavírus é de 1,8%. Com a queda no número de casos, internações e mortes, o uso da máscara de proteção deve deixar de ser obrigatório nos locais fechados a partir de 1º de maio. Nos ambientes abertos, o equipamento não é mais exigido. (O Tempo)

Reforço

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando em Belo Horizonte. A partir desta sexta-feira (8), idosos de 70 a 74 anos podem receber a quarta dose da vacina contra a doença. Além disso, o imunizante contra a gripe também será aplicado. São cerca de cerca de 103 mil pessoas nesta faixa etária. De acordo com  a Prefeitura de Belo Horizonte, assim como para os demais públicos convocados recentemente, as aplicações serão feitas de forma simultânea. Além disso, para receber a quarta dose, é necessário ter um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço. A vacinação contra a gripe ocorre em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Aqueles que optarem por receber a vacina contra a Covid-19 e Gripe na mesma data, podem verificar os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento neste link. (Hoje em Dia)

Reforço I

Na próxima semana, a partir da segunda-feira (11), as crianças de 5 anos, sem comorbidades, nascidas de agosto a dezembro de 2016 e que tenham recebido a Pfizer Pediátrica poderão concluir o esquema vacinal. Para tomar o imunizante é necessário que a criança tenha tomado a primeira dose há, pelo menos, oito semanas. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte seguirá com as ações diárias de repescagem para todos os públicos já convocados. (Hoje em Dia)

Fake news

A seis meses da votação que define o futuro do país, Itatiaia Agora começa, nesta quinta-feira (7/4), uma  série de entrevistas com políticos, analistas, estudiosos e articuladores. Hoje, foi a vez do diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte Carlos Donizete Borges.  Comandado pela dupla de jornalistas Alessandra Mendes e Junior Moreira, o programa  conversou sobre a regulamentação do título e o desafio de combater as fake news. Ele explicou que o Brasil não tem uma legislação especificamente  para tratar sobre as fake news. "As fake news é um elemento novo no nosso ordenamento jurídico (...) Temos duas situações: a primeira delas é o termo de cooperação e de intenção assinado pelo congresso nacional e através do presidente da câmara e o presidente do TSE. Esse é um instrumento muito importante porque foi materializada uma preocupação dos poderes com essas fake news e o processo eleitoral.  Por outro lado,  tivemos o projeto de lei que regulamenta as questões da fake news levado a votação no congresso e a urgência foi rejeitada", explicou. A instituição realizou uma série de ações, programas e campanhas voltadas ao combate à desinformação. "Há necessidade dos poderes constituídos se estabelecerem com ferramenta capaz de combater as fake news. É isso que tem que ser feito através dos juízo eleitoral buscando elementos, ferramentas para combater." Entre as ações desenvolvidas pelo programa destacam-se a Coalizão para Checagem – Eleições 2020; a criação da página Fato ou Boato no site do Tribunal; o desenvolvimento de um chatbot (robô) no WhatsApp para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. (Rádio Itatiaia)

Fake News I

"A fake news, infelizmente, é danosa ao processo eleitoral. Por que? Porque ela pode levar a erro, a problemas e influenciar eleições". Nas Eleições Gerais de 2022, importantes cargos estarão em disputa. Quando forem às urnas no dia 2 de outubro (primeiro turno), eleitoras e eleitores votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O segundo turno acontece no dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário. Quem não tirar o título de eleitor ou não regularizar a condição até o dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, não poderá participar das eleições deste ano.  Ele explicou sobre o processo eleitoral. "Ele é feito por etapas, estamos vivenciando a questão desse fechamento do cadastro eleitoral. A data marcada é 14 maio. Até essa data,  todo o processo está voltado justamente para aqueles eleitores que querem se registrar, regularizar títulos, aqueles que querem alterar endereço, local de votação até mesmo cidade", explicou. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. Hoje, tudo pode ser feito pela internet. (Rádio Itatiaia)

Tráfico de influência

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, é aguardado na Superintendência da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (7), para prestar depoimento em um inquérito que apura crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Ainda não há confirmação se ele já se apresentou à sede da PF. Jair Renan foi intimado a depor pela primeira vez em dezembro do ano passado, mas não compareceu. A Polícia Federal quer saber se ele atuou junto ao governo federal para beneficiar a própria empresa e outros empresários. O filho mais novo de Bolsonaro abriu a empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, em 2020, e cuja inauguração contou com cobertura de vídeo e foto de uma agência com contrato com o governo federal. Um sócio de Jair Renan também teria recebido um carro elétrico de uma empresa cujos representantes, mais tarde, conseguiram reuniões com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional.  (Rádio Itatiaia)

FGTS

Trabalhadores que têm contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem consultar o saldo a partir desta sexta-feira (8), para fazer um saque extraordinário. Mesmo quem atualmente não tem emprego formal ou carteira assinada tem direito de receber o dinheiro, desde que tenha qualquer saldo na conta do FGTS. O valor é limitado a R$ 1mil, mesmo que o trabalhador tenha mais do que esta quantia na conta. E os saques poderão ser feitos a partir do dia 20 de abril. Os saques de cerca de 42 milhões de trabalhadores no país somam quase R $ 30 milhões referentes ao FGTS. O dinheiro vai cair automaticamente na conta na Caixa Tem. Quem não quiser receber, precisa informar pelo aplicativo FGTS ou em uma das agências da Caixa. O dinheiro volta para a conta do FGTS se não for feita nenhuma movimentação até 15 de dezembro. (Hoje em Dia)

Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nessa quinta-feira que a situação na cidade de Borodyanka é "significativamente mais terrível" do que na vizinha Bucha, onde as suspeitas de assassinatos de civis pelas forças russas foram amplamente condenadas. Autoridades locais disseram que mais de 300 pessoas foram mortas pelas forças russas em Bucha, 35 quilômetros (km) a noroeste da capital Kiev, e cerca de 50 delas foram executadas. Moscou nega visar civis e diz que imagens de corpos em Bucha foram encenadas pelo governo ucraniano para justificar mais sanções contra Moscou e atrapalhar as negociações de paz. "O trabalho para limpar os escombros em Borodyanka começou. É significativamente mais terrível lá. Ainda mais vítimas dos ocupantes russos", disse Zelenskiy em vídeo postado no serviço de mensagens Telegram. A cidade fica a cerca de 25 km de Bucha. Ele não forneceu mais detalhes ou evidências de que a Rússia é responsável pelas mortes de civis na cidade. (Agência Brasil)

Holocausto

Morreu nesta quinta-feira (7), em São Paulo, aos 94 anos, Andor Stern, o único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil. De acordo com a Confederação Israelita do Brasil (Conib), Stern, nascido na capital paulista, mudou-se para a Hungria ainda criança junto com seus pais. Foi levado para Auschwitz, separado de sua família e não voltou a revê-la. “A Conib lamenta sentidamente a morte nesta quinta-feira do sobrevivente do Holocausto Andor Stern, que deu grande contribuição à sociedade dedicando parte de sua vida a relatar os horrores do Holocausto”, destacou a entidade, em nota. De volta ao Brasil, Andor se dedicou a contar o que viu e sofreu no campo de extermínio construído pelos nazistas na Polônia. Os depoimentos de Stern foram registrados no filme Não Mais Silêncio, de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. O Holocausto foi o massacre de judeus e de outras minorias ocorrido nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A família não divulgou a causa da morte de Stern, que deixou cinco filhos. O enterro ocorreu às 15 h no Cemitério Israelita do Embu, na capital paulista. (Agência Brasil)

Comida de boteco

O tradicional concurso ‘Comida de Buteco’ chega a mais edição em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira (8). Até 8 de maio, os mineiros poderão degustar petiscos de 90 estabelecimentos. Neste  ano, a criação dos pratos é livre. O valor dos pratos será fixo: R$ 27. Por meio do voto popular e de um júri, o objetivo do concurso é eleger o melhor buteco da capital mineira. Além de Belo Horizonte, butecos de 20 cidades participam do concurso. Em junho, uma nova competição é realizada entre os 21 bares campeões para eleger o melhor do Brasil. Além do petisco, são avaliados o atendimento, higiene e temperatura das bebidas. Em 2021 o buteco vencedor foi o Café Palhares, no Centro de BH, com o prato que leva bochecha de porco ao vinho, vatapá de banana da terra e beterraba. Nste ano, o local participa com um ‘jarret’ suíno acompanhado de farofa crocante. A lista com os 90 butecos participantes e os petiscos criados pode ser conferida neste link. (Hoje em Dia)

Maroon 5

A polícia investiga o furto de ao menos quatro carros deixados em um falso estacionamento na rua Doutor Homem de Melo, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. O crime ocorreu na noite da última terça-feira (5). Todas as vítimas estacionaram ali para irem a um show da banda norte-americana Maroon 5, no estádio Allianz Parque, a cerca de 1 km de distância. Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o show da noite de terça-feira, segundo os organizadores. De acordo com o delegado Reinado Vicente Castello, titular do 23º Distrito Policial, o caso de furto de veículos em um falso estacionamento nas imediações do estádio do Palmeiras é inédito. "Não é incomum furtarem carros deixados na rua em dia de jogos, por exemplo, mas nunca vi a criação de uma estrutura falsa para isso", diz. Dos quatro veículos furtados três são SUVs, ou seja, utilitários esportivos de luxo. Dois desses SUVs são Nivus, da Volkswagen, com modelos fabricados em 2020 e 2021. Os demais são um Peugeot 3008, ano 2018, e um Chevrolet Prisma, ano 2009. O veículo mais caro entre os levados, um Nivus ano 2021, modelo 1.0 turbo, top de linha, custa cerca de R$ 130 mil, segundo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). As vítimas declararam em boletim de ocorrência, que eram abordadas por um homem que oferecia vagas no estacionamento. Elas pagaram, adiantado, de R$ 50 a R$ 100 para deixarem seus carros ali. E quando voltaram não havia mais ninguém. Nem os veículos. (Folha de S. Paulo)

Guns n' Roses

A banda americana Guns n' Roses anunciou, na manhã desta quinta-feira (7), que, entre os 13 shows que fará na América do Sul, no segundo semestre, um deles acontecerá em Belo Horizonte, no Mineirão. A apresentação está marcada para 13 de setembro. A venda de ingressos deverá começar em breve, pelos canais oficiais da Mercury Concerts, responsável pelo agenciamento de turnês internacionais e festivais na América Latina. O grupo liderado por Axel Rose e Slash, que viveu uma fase de grande sucesso na década de 1990, acaba de lançar o EP "Hard Skool". O último trabaho com material com material inédito havia acontecido em 2008, com "Chinese Democracy". Já anunciada como uma das atrações do Rock in Rio, a banda californiana começará a nova turnê por Recife, em 4 de setembro. Depois  seguirá para Goiânia (11/09), Belo Horizonte (13/09), Ribeirão Preto (16/09), Florianópolis (18/09), Curitiba (21/09), São Paulo (24/09) e finalizará em Porto Alegre (26/09). De lá, a banda prosseguirá para Buenos Aires (30/09), Montevideo (02/10), Santiago (05/10), Lima (08/10) e Bogotá (11/10). (Hoje em Dia)