Redução de cargos no Estado

Os secretários de estado tem até esta sexta-feira para enviar para as pastas de Planejamento e Gestão (Seplag) e Fazenda a relação de todos os cargos cortados em função da determinação do governador Fernando Pimentel (PT) de reduzir em 20% os gastos com contratação de servidores comissionados de recrutamento amplo e limitado (funcionários concursados que exercem cargos de comissão). O prazo, estabelecido em ofício assinado por Pimentel no 15º dia à frente do Palácio Tiradentes, venceu na segunda-feira, mas como nenhuma das pastas e órgãos da administração indireta conseguiu concluir os levantamentos, ele foi prorrogado para hoje. Mas, em alguns casos, o enxugamento dos quadros já começou. Um decreto assinado pelo governador, publicado ontem no Minas Gerais, órgão oficial do estado, extinguiu 50 cargos de comissão na Secretaria de Turismo e Esportes e no Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG) e também tirou dos contracheques as gratificações criadas para elevar os salários dos comissionados que exercem cargos de assessoramento e direção. Segundo a Seplag, no caso do Turismo, foram extintos 14 postos criados para reforçar a preparação e realização da Copa do Mundo. A pasta terá agora 32 servidores comissionados, 13 deles de recrutamento amplo. (Estado de Minas)

Desemprego em Belo Horizonte

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) encerrou o ano de 2014 com uma taxa de desemprego de 2,9%, a menor já apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde o início da série histórica, em março de 2002. O percentual, no entanto, pode iludir, de acordo com analistas. Ocorre que a população em idade ativa (acima de 10 anos) fora do mercado de trabalho aumenta em velocidade superior à taxa de desemprego, o que diminui o universo pesquisado e permite estatisticamente que o indicador de desemprego apresente queda, mesmo com o fechamento de postos de trabalho sendo maior do que as vagas criadas. Na RMBH, 2,052 milhões de pessoas em idade ativa não estão empregadas ou sequer procurando emprego, e 89,5% desse total são pessoas que declaram que não gostariam de trabalhar. Isso as retira do grupo de desempregados e as coloca no que o IBGE denomina População Não Economicamente Ativa. Esse contingente fora do mercado de trabalho representou em dezembro 44% da população em idade ativa, o maior percentual levantado pelo IBGE desde janeiro de 2006.

Supersimples

Microempreendedores com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões têm até às 23h59 desta sexta-feira (30) para optarem pelo regime tributário do Supersimples. Com a reformulação realizada na Lei da Micro e Pequena Empresa, 142 novas atividades profissionais passam a ser beneficiadas pelo sistema. Ao optarem pelo Supersimples, os contribuintes podem ter a redução de até 40% nos tributos. Além disso, passam a ter oito impostos unificados em uma única guia. A medida beneficia, principalmente, prestadores de serviços como corretores imobiliários, produtores culturais, médicos e advogados. Com a oportunidade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prevê que 250 mil novas empresas sejam constituídas no país. Para o membro da comissão de Direito Tributário da OAB Minas, Juselder da Mata, há uma expectativa de que vários profissionais constituam sociedades de advogados justamente para gozar desses benefícios. (Hoje em Dia)

Dividendos da Petrobras

A Petrobras admitiu nessa quinta-feira que poderá não pagar os dividendos de 2014 aos acionistas caso a situação financeira da companhia piore e informou, ainda, que a investigação para apurar as irregularidades pode levar até dois anos. Em teleconferência com analistas e investidores, a diretoria da petrolífera apresentou os dados do balanço não auditado do terceiro trimestre do ano passado, divulgado na madrugada de quarta-feira, que aponta redução de 38% no lucro líquido em relação ao período anterior. Envolvida em escândalos, a estatal ainda precisa contabilizar os prejuízos com os desvios de dinheiro da corrupção, que podem chegar a R$ 88,6 bilhões, como apurou levantamento preliminar. As baixas contábeis, contudo, não foram incluídas no balanço, porque a diretoria não concordou com a metodologia usada para chegar à cifra bilionária, frustrando o mercado. (Estado de Minas)

Petrobras rebaixada

A sequência de quedas nas ações da Petrobras tem deixado os investidores preocupados. Os resultados do último balanço, divulgados com dois dias de atraso, tiveram reflexo na bolsa de valores brasileira com a baixa aceitação do mercado sobre os valores apresentados pela estatal, que não levaram em conta os prejuízos financeiros com os desvios do esquema de lavagem de dinheiro. A avaliação de risco da agência Moody's, divulgada na noite desta quinta-feira (29), rebaixou todas as notas da Petrobras, justificando a apreensão do mercado com as investigações da Operação Lava Jato e, também, com os resultados apresentados no último balanço, que constataram queda de 38% no lucro. (O Tempo)

Aumento nos combustíveis

Apesar de a presidente da República, Dilma Rousseff, negar, o Banco Central confirmou que haverá um tarifaço em 2015. Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, o BC estimou que os preços administrados terão alta de 9,3% no ano, ante uma previsão de 6%. As projeções contidas no documento apontam que a energia elétrica encarecerá 27,6%, a gasolina, 8% – sobretudo pela volta da incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a partir de domingo, e de PIS/Cofins –, o butijão de gás, 3% e as tarifas de telefonia fixa, 0,6%. Para alguns analistas as previsões da autoridade monetária estão subestimadas. Nas contas do economista do Itaú Unibanco Elson Teles, os preços administrados terão alta de 10,4% em 2015 e serão responsáveis por 2,4 pontos percentuais do resultado da inflação projetada em 7,1%. Ele prevê que a energia elétrica residencial encarecerá 30%, as passagens de ônibus 11,6%, a gasolina 10,4%, os planos de saúde 9,4%, a taxa de água e esgoto 7,4%, os remédios 4,9% e o botijão de gás 4,6%. (Estado de Minas)

Atentado no Paquistão

Um atentado contra uma mesquita xiita deixou pelo menos 12 mortos e dezenas de feridos nesta sexta-feira (30) no sul do Paquistão, informaram as autoridades locais. A explosão da bomba aconteceu durante a oração de sexta-feira (30) em uma mesquita da cidade de Shikarpur, 500 km ao norte de Karachi, acrescentaram as fontes. "O ataque deixou 12 mortos e mais de 40 feridos", declarou o ministro provincial da Saúde, Jam Mehtab, insistindo que era um balanço provisório. Um funcionário do hospital local de Shikarpur informou sobre vinte mortos. (O Tempo)

Homem invade TV na Holanda

Um homem armado invadiu a sede da rede de televisão NOS, na Holanda, exigindo poder falar ao vivo para o país. Segundo Jan de Jong, diretor da Nos, o suspeito foi detido. O homem afirmou fazer parte de um "coletivo de hackers". "Nós fomos contratados por agência de inteligência", o homem teria dito. Pouco tempo depois, quando a polícia chegou, o suspeito soltou sua arma e se rendeu pacificamente. O incidente fez com que a emissora ficasse fora do ar por cerca de uma hora no final da tarde desta quinta-feira. A edição vespertina do noticiário local não fosse ao ar. (Hoje em Dia)