Parceria Consol/Cowan para construção de viadutos tem 100% de falhas
Mais três viadutos da Avenida Pedro I, entre as regiões Norte, Pampulha e Venda Nova, em Belo Horizonte, projetados pela empresa Consol Engenheiros Consultores e erguidos pela Construtora Cowan, estão na mira de intervenções da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Com a necessidade de adequações nos elevados Oscar Niemeyer, Monte Castelo e João Samaha aumenta para seis a lista de estruturas com algum tipo de problema na avenida. Isso significa que todos os elevados que foram construídos do zero na Meta 2 do BRT Antônio Carlos/Pedro I, fase denominada “Alargamento da Avenida Pedro I”, tiveram falhas. (Estado de Minas)
Levy afirma que FMI tem apoiado o Brasil 'em tudo que tem sido feito'
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem apoiado o Brasil em várias ocasiões. "Eu acho que é importante. É mais um apoio a tudo que tem sido feito, inclusive à ação, às discussões que têm ocorrido no Congresso e que são fundamentais para a gente concluir este ajuste e entrar na rota do crescimento", disse a jornalistas em suas primeiras declarações à imprensa na reunião de primavera do FMI. (Hoje em Dia)
Decisão do TCU cria risco de rejeição das contas de Dilma
A decisão do Tribunal de Contas da União deconsiderar irregulares manobras fiscais feitas pelo governo para arrumar suas contas no ano passado criou novos riscos para a presidente Dilma Rousseff e animou os defensores da abertura de um processo de impeachment contra ela. Segundo a Folha apurou, há no tribunal disposição da área técnica e também de alguns ministros de recomendar ao Congresso a rejeição das contas de Dilma em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, fato que seria inédito no TCU. (Folha de São Paulo)
Dilma afaga Cunha e convida peemedebista para jantar a sós
Em uma tentativa de se aproximar da Câmara, a presidente Dilma Rousseff convidou nesta quinta-feira (16) o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para um jantar no Palácio do Alvorada. O jantar a sós é o primeiro entre Cunha e Dilma desde que ele se elegeu presidente da Câmara, em fevereiro. (Folha de São Paulo)
Prévia da inflação desacelera em abril, mas tem maior taxa desde 2003
O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15), considerado uma 'prévia' da inflação oficial, subiu 1,07% em abril, o que representa uma desaceleração em relação à taxa de 1,24% registrada em março. Ainda assim, a taxa, divulgada nesta sexta-feira (17), foi a mais elevada registrada nos meses de abril desde 2003, quando atingiu 1,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice foi para 8,22%, o maior desde janeiro de 2004 (8,46%). (UOL)
Lei dos Caminhoneiros entra em vigor nesta sexta
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei dos Caminhoneiros entra em vigor nesta sexta-feira (17), após publicação do governo no 'Diário Oficial da União'. As mudanças na legislação incluem isenção de pedágio em casos de eixo suspenso, tempo de descanso de 11 horas e perdão de multas por excesso de peso nos caminhões recebidas nos últimos dois anos. Segundo o decreto, órgãos e entidades ligadas à União, dos Estados, do Distrito Federal e do municípios disponibilizarão as ferramentas técnicas necessárias para regularizar as isenções estabelecidas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres tem o prazo de 180 dias para buscar novas formas de medir a carga transportada nas estradas federais. (O Tempo)
‘Perde-ganha’ no Congresso
Brasília. O Planalto acumulou uma pequena vitória no Congresso ontem. Mas, como a crise da base parece não ter fim, nem deu tempo de comemorar, já que a oposição conseguiu o número de assinaturas necessárias para instalar a CPI do BNDES. O anúncio da nova investigação foi durante o depoimento do presidente do banco, Luciano Coutinho, na CPI da Petrobras. (O Tempo)