Coronavírus

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 287 mortes em decorrência do novo coronavírus. O total de óbitos passou a 173.120. No mesmo intervalo, os casos saltaram 21.138, para 6.335.878. Os dados são do Ministério da Saúde. O Brasil é o segundo país com mais mortes pela covid-19, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 266.051 óbitos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O País é o terceiro mais afetado em total de casos, atrás de EUA (13.295.605) e Índia (9.431.691). (Estadão)

Rússia

O governo da Rússia anunciou nesta segunda-feira (30/11) que desde a semana passada está vacinando a sua população contra a Covid-19. Os primeiros lotes das vacinas Sputnik V foram entregues em um hospital em Domodedovo, localizado a 35 quilômetros de Moscou. A vacina na Rússia não é obrigatória e, de acordo com agência Reuters, quem quiser ser vacinado é preciso se registar em um site do governo. No dia da vacinação, a pessoa necessita levar um teste negativo do coronavírus e o documento de identificação. De acordo com o Instituto Gamaleya, responsável pelo desenvolvimento da vacina russa, ela apresentou 91,4% de eficácia em análises preliminares da fase 3. No Brasil, o Instituto se associou ao laboratório privado União Química. (Rádio Itatiaia)

Álcool gel

Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF) em Belo Horizonte e São José da Lapa, na Grande BH, na manhã desta terça-feira (1), em uma operação que investiga crime contra a saúde pública. As investigações começaram depois que a própria Polícia Federal, no Rio Grande do Sul, comprou álcool em gel de uma empresa mineira para ser usado nas dependências da PF em Porto Alegre. De acordo com a polícia, a perícia constatou que o produto estava em desacordo com as exigências medicinais. Se constatados os crimes, os suspeitos podem responder pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e por estelionato. As penas podem chegar a 15 e 7 anos de prisão, respectivamente. (Rádio Itatiaia)

Kalil

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), fez duras críticas ao modo como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem lidando com a pandemia do coronavírus. De acordo com Kalil, faltou liderança e houve gastos financeiros exagerados por parte do Governo Federal. Kalil esteve, na noite desta segunda-feira (30), no Programa Roda Viva da TV Cultura. De acordo com ele, o presidente Bolsonaro errou “demais na pandemia e derramou dinheiro nas prefeituras”. Kalil acredita que o Governo Federal poderia ter gastado bem menos com a Covid-19. “A pandemia era verbalizar. O mais difícil ele fez, que foi não economizar na pandemia. Se ele tivesse liderado a nação, teria gastado a metade do que ele gastou”. O prefeito de BH disse ainda que não precisa de Bolsonaro como amigo, mas que necessita de ajuda dele para trazer investimentos financeiros para a saúde, educação, infraestrutura e demais áreas do setor público. Para finalizar, Kalil afirmou que faltou liderança de Bolsonaro. “Faltou a liderança que a gente vê na Europa. Precisávamos de um líder nos guiando. A convulsão da fala de Bolsonaro foi a pior coisa que aconteceu. E agora com a vacina tá ocorrendo a mesma coisa”, concluiu. (Rádio Itatiaia)

Candidatura

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), revelou na noite desta segunda-feira (30) que pode ser candidato a governador de Minas Gerais nas eleições de 2022. A revelação ocorreu durante o Programa Roda Viva da TV Cultura. “Não está fora de cogitação. Eu não sei qual será a situação de Minas daqui a dois anos, mas eu tenho compromisso com o meu eleitor. Mesmo porque, estamos a uma eternidade da próxima eleição do Brasil. Os acontecimentos em Brasília são diários. Muita coisapode mudar até lá”, analisou.NKalil fez questão de dizer que nunca sentou em uma “cadeira pensando em outra”, e falou que nas eleições de 2018, quando seu nome já aparecia forte para o cargo de governador, ele optou por não concorrer para “ganhar mais canha”. O prefeito de BH não descartou também ser candidato a presidente da república em 2022. “Modéstia nunca foi meu forte. Você já pensou se eles quiserem me carregar até lá? É claro que eu vou. Eu não tenho nenhuma pretensão, eu sou prefeito reeleito de Belo Horizonte e respeito a votação massacrante que eu tive lá. Agora pera, lá. Se eu for carregado para lá, muito obrigado”. (Rádio Itatiaia)

Eleições

O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Veja a relação das zonas eleitorais. O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno). O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. (Agência Brasil)

Incêndio

Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram, no começo da madrugada desta terça-feira, o incêndio de grandes proporções que atingiu o buffet Mariângela, que fica na Avenida Olegário Maciel, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. As chamas de quase 10 metros de altura causaram apreensão entre os vizinhos. Alguns deixaram suas casas com medo de o fogo se propagar e da fumaça. Sete viaturas e  25 mil litros de água foram usados pelos bombeiros para controlar as chamas. De acordo com proprietária do buffet, as atividades da cozinha estavam paralisadas e as chamas atingiram parte do almoxarifado. Ela informou também que o imóvel tem seguro contra incêndio. Há suspeita de que o incêndio tenha começado no circuito do ar-condicionado, que fica no escritório. Ninguém se feriu.  (Rádio Itatiaia)

Criciúma

Um grupo fortemente armado provocou uma onda de assaltos a bancos em Criciúma, no sudeste de Santa Catarina, no início desta terça-feira. A polícia ainda não sabe quantos bandidos participaram da ação, que durou cerca de três horas, e nem de onde eles são. As entradas da cidade foram bloqueadas pelos criminosos para evitar a chegada de reforço policial. De acordo com o soldado Marques, relações públicas da 6ª região de Polícia Militar do Estado, os bandidos portavam fuzis .556 e .762 e atiraram muitas vezes nas ruas da cidade. Os disparos atingiram vidraças de casas e apartamentos. Houve reféns, mas a polícia não soube precisar quantos. A ação do grupo aconteceu principalmente no centro da cidade, onde os bancos são próximos uns dos outros. A polícia suspeita que eles tenham invadido agências da Caixa Econômica Federal, do Itaú, do Banco do Brasil e do Banrisul. (Estadão)

Zoológico

Onça pintada macho de mata atlântica-cerrado, o felino Pytu é o mais novo morador do Jardim Zoológico de Belo Horizonte. Com um ano e meio de idade, ele foi trazido do Refúgio Biológico Bela Vista, de Itaipu-Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O animal será o novo companheiro de Janis, onça pintada fêmea de 17 anos. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a vinda de Pytu para Belo Horizonte aconteceu por causa de uma cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiverisdade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). As instituições verificaram que o Jardim Zoológico daqui tinha boas condições para receber a jovem onça. Por enquanto, o animal está em um local reservado, sem contato com outros felinos, tendo contato unicamente com os veterinários. “Esse período é essencial para uma melhor acolhida e integração do animal ao seu novo ambiente, além de minimizar o estresse natural que ocorre durante qualquer transferência”, explicou a prefeitura. Enquanto não vai para sua morada, Pytu passa por uma série de exames, como hemograma completo, bioquímica sanguínea, exames parasitológicos e de urina. Ainda não foi divulgada a data em que o público poderá conhecer Pytu. Vale lembrar que a visita ao Jardim Zoológico de Belo Horizonte agora só acontece aos finais de semana e é feita mediante agendamento pelo site da prefeitura. (Hoje em Dia)

Fenômeno astronômico

Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo.A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan. Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou. Segundo o astrônomo, alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, complementou. A próxima vez que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Depois, só depois do ano 2400. (Agência Brasil)