Coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (9) novos números sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 20 milhões de casos confirmados da doença e 563,5 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 18,9 milhões. Em 24 horas, o ministério registrou 12 mil novos casos e 411 mortes. O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 4,1 milhões de casos e 140 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (1,9 milhão de casos e  51 mil óbitos); Paraná (1,4 milhão casos e 35 mil óbitos) e Rio Grande do Sul ( 1,3 milhão de casos e 33,5 mil óbitos). De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, foram entregues aos estados 175,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 107 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose e 42,9 milhões tomaram as duas doses ou dose única. (Agência Brasil)

Vacinação

Chegou o dia de moradores de Belo Horizonte de 33 anos (completos até 31 de agosto) serem vacinados contra covid-19. A imunização ocorre nesta terça-feira em vários pontos na capital mineira (veja aqui os locais).  Também serão vacinados nesta semana pessoas com 30 anos. O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. Confira o cronograma de vacinação desta semana: Dia 10, terça-feira: primeira dose para pessoas de 33 anos, completos até 31 de agosto; Dia 11, quarta-feira: primeira dose para pessoas de 32 anos, completos até 31 de agosto; Dia 12, quinta-feira: primeira dose para pessoas de 31 anos, completos até 31 de agosto; Dia 13, sexta-feira: primeira dose para pessoas de 30 anos. No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações: Ser cidadão residente de Belo Horizonte; Apresentar documento de identificação com foto; Não ter recebido vacina contra a covid-19; Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. (Rádio Itatiaia)

Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta segunda-feira (9) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro pelo vazamento do inquérito sigiloso da Polícia Federal que apura uma tentativa de ataque ao sistema interno da Corte ocorrida em 2018. O documento, assinado pelos sete integrantes do TSE, diz que as informações divulgadas 'deveriam ser de acesso restrito' e podem prejudicar a realização e apuração das eleições. O pedido é para que Bolsonaro seja investigado na mesma frente de apuração, vinculada ao chamado inquérito das fake news, que foi aberta na semana passada na esteira das ameaças do chefe do Executivo às eleições e dos ataques às urnas eletrônicas. Além dele, foram acionados o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado responsável pela investigação sigilosa. A íntegra do inquérito, que ainda está em curso, foi compartilhada na semana passada pelo presidente em seus redes sociais. O TSE também pede que as publicações sejam apagadas imediatamente. "Há indícios, portanto, de que informações e dados sigilosos e reservados do Tribunal Superior Eleitoral tenham sido divulgados, sem justa causa, inicialmente pelo Delegado de Polícia Federal, e, na sequência, pelo Deputado Federal Felipe Barros e pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro", diz um trecho da notícia-crime. (Estadão)

Desfile

Um comboio de veículos militares blindados da Marinha desfilou pelos arredores do Congresso Nacional, na manhã desta terça-feira (10), no dia em que a Câmara dos Deputados incluiu na pauta de votação a PEC do voto impresso. O motivo oficial para que os tanques e meios do Corpo de Fuzileiros Navais desfilem pela Esplanada dos Ministérios foi para entregar um convite ao presidente Jair Bolsonaro para assistir às manobras militares que devem acontecer nos próximos dias no Centro de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás. O desfile vai ocorrer em meio a um clima de tensão entre o governo e outros poderes. Bolsonaro recebeu o convite, por volta das 8h30, no alto da rampa do palácio do Planalto, das mãos de um militar. O presidente estava acompanhado de ministros do governo e dos comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica e o chefe do Estado Maior. Embora o presidente tenha convidado representantes dos outros poderes, nenhum compareceu ao evento. Depois da entrega do convite, o comboio continuou o desfile pelos arredores da Praça dos Três Poderes e se descolocou para a sede da Marinha, em Brasília. Cerca de 14 veículos - entre tanques, blidados e jeeps - compunham o comboio. O evento inédito faz parte da Operação Formosa, da Marinha, que acontece todos os anos, desde 1988, mas que desta vez vai incluir homens do Exército e da Aeronáutica. Será a primeira vez que os blindados vindos do Rio passarão por Brasília e serão recebido por um presidente. Como está prevista a participação das três Forças, o planejamento incluiu o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, e teve aval do titular da pasta, general Walter Braga Netto. A Marinha, em nota, afirmou que a “entrega simbólica” ao presidente e outras autoridades foi planejada antes da definição da data votação da PEC na Câmara e que o comboio militar deixou o Rio de Janeiro no dia 8 de julho. (Estadão)

Voto impresso

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) incluiu na pauta de votação do plenário da Casa desta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. Apesar de ter sido rejeitado em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, Arthur Lira decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Segundo o parlamentar, os pareceres de comissões especiais não são conclusivos e a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”. “Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se”, declarou Lira ao anunciar a votação pelo plenário. “Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir”. Os deputados analisarão o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A proposta prevê a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos. (Agência Brasil)

Regras eleitorais

A adoção do distritão e a volta das coligações proporcionais nas eleições de 2022 estão entre as novidades aprovadas na noite dessa segunda-feira (9) pela comissão especial da Câmara dos Deputados sobre mudanças nas regras eleitorais (PEC 125/11). O texto da relatora, deputada Renata Abreu (Pode-SP), ainda vai passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara antes de seguir para a análise do Senado. O texto original da PEC tratava apenas do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, mas a relatora incluiu vários temas a fim de “aumentar o leque de propostas” levadas para a apreciação do Plenário. O texto-base da relatora foi aprovado por 22 votos a 11 na comissão. A aprovação definitiva da reforma político-eleitoral depende de, no mínimo, de 257 votos de deputados e 41 de senadores nos dois turnos de votação nos Plenários da Câmara e do Senado. As medidas previstas para as eleições de 2022 precisam ser aprovadas até outubro, um ano antes do pleito. Para a eleição de 2022, por exemplo, está prevista a adoção do sistema eleitoral majoritário na escolha dos cargos de deputados federais e estaduais. É o chamado “distritão puro”, no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional. Esse sistema seria uma transição para o “distritão misto”, a ser adotado nas eleições seguintes para Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais. Porém, os deputados aprovaram um destaque do PCdoB para retirar esse item do texto. (Agência Câmara)

Sarzedo

A mineradora Itaminas negou o rompimento de um talude próximo a uma barragem de água, em Sarzedo, na Região Metropolitana de BH, na tarde desta segunda-feira (9). Informações iniciais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros davam conta que um talude havia se rompido próximo a uma barragem de água da mina Engenho Seco, em Sarzedo. De acordo com a mineradora, ocorreu um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. A empresa afirmou ainda que todas as medidas corretivas estão sendo tomadas. Segundo a a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sarzedo (Compdec), o deslizamento ocorreu por volta das 11h30 em uma obra de infraestrutura da empresa Itaminas e não há registro de vítimas. A obra não está localizada próximo a barragens. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma obra de filtragem para melhorias na estrutura acontecia no instante do escorregamento. Militares estão no local para realizar uma vistoria. (Rádio Itatiaia)

Sisu

O resultado dos alunos selecionados para instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), serão divulgados hoje (10) pelo Ministério da Educação. O Sisu é o principal mecanismo de acesso a cursos de universidades, centros universitários e faculdades públicas. Ele toma como referência a nota obtida pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os selecionados devem fazer a matrícula de amanhã (11) ao dia 16 de agosto. Os estudantes que não forem escolhidos ainda têm a opção da lista de espera, de hoje a 16 deste mês. O resultado dessa relação será divulgado no dia 18, com a convocação para a matrícula no dia 19. Foram disponibilizadas 62.365 vagas em universidades e outras instituições de ensino superior. Cada candidato pôde escolher até dois cursos superiores, com a possibilidade de alterar as opções até o encerramento das inscrições. Pode participar do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato obteve na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes conforme a área de interesse. (Agência Brasil)

Seminovos

Com o preço dos combustíveis cada vez mais altos, o mercado de carros seminovos – em especial os de menor consumo – segue em ritmo de crescimento em Minas e no país, praticamente na mesma proporção. Duas pesquisas divulgadas nessa segunda-feira (9), uma com preços nos postos, feita pelo site Mercado Mineiro, e a outra sre o mercado de revenda de automóveis, produzidas pela Associação de Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), mostram a proximidade de percentuais. No caso dos combustíveis, em BH, a gasolina subiu cerca de 27% e o etanol, de 36%, desde janeiro. Já o volume de seminovos vendidos, em todo o Estado, teve um acréscimo de pouco menos de 40% no período. Especialistas apontam que a maior procura pelos automóveis de segunda ou mais mãos se explica por um tripé: a diminuição da produção de carros novos, causada pela escassez de insumos, a maior necessidade das pessoas em ter transporte próprio, por causa da pandemia, e a necessidade por veículos mais econômicos e com custo de manutenção mais baixo. Desde o início do ano, a venda de veículos seminovos em Minas acumulou elevação de 38,2% em relação a 2020, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Somente em julho, a alta foi de 8,4% sobre junho. Em relação a julho de 2020, o pulo foi de 5,7%. (Hoje em Dia)

Mega-Sena

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (10) o prêmio de R$ 65 milhões. As seis dezenas do concurso 2.398 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. Este é o primeiro sorteio da Mega-Semana dos Pais, com concursos ainda na quinta-feira (12) e no sábado (14). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. (Agência Brasil)