O estudante de Direito, Arlindo Soares Lobo, de 36 anos, acusado de envolvimento na morte dos dois empresários que foram torturados e degolados em um apartamento no Sion, na região Centro-Sul da capital, em 2010, foi condenado a 30 anos por homicídio triplamente qualificado, 9 anos por extorsão, 3 anos por destruição e ocultação de cadáver e a 2 anos por formação de quadrilha, totalizando uma pena 44 anos, que, a princípio, deverá ser cumprida em regime fechado. Há ainda uma multa de 80 dias a ser paga por Arlindo, assim como 1/8 das custos processuais. A defesa vai recorrer da sentença, que tem um prazo de cinco dias. (O Tempo)
A Força Aérea Brasileira (FAB) começou a disponibilizar, na noite dessa segunda-feira, no seu portal na internet, informações sobre viagens de autoridades em seus aviões. A medida é adotada após denúncias de uso indevido de aviões da FAB pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. No portal da instituição www.fab.mil.br/acessoainformacao, na área Registro de Voos, o cidadão pode consultar a lista de autoridades que usou o serviço de transporte da FAB, locais de origem e destino, horas de pouso e decolagem, motivo da viagem e a previsão de passageiros. (Rádio Itatiaia)
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, usou aviões da Força Aérea Brasileira por duas vezes desde que assumiu a presidência do tribunal, em novembro. Segundo nota da assessoria do tribunal, Barbosa foi em uma aeronave da FAB a Natal, em abril, para inspeção em comarcas. Em maio, foi à Costa Rica participar de conferência. A nota da assessoria não informou os custos das viagens. Desde ontem, o governo exibe na internet os dados sobre voos oficiais. A medida foi tomada após a Folha revelar que ministro e presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões da FAB para ir a jogos de futebol e até a casamento. De acordo com a nota da assessoria, Barbosa determinou a publicação de dados das viagens de todas as autoridades do tribunal em aviões da FAB. Mas, segundo a própria assessoria, os outros dez ministros da corte não têm poder para solicitar essas aeronaves. (Uol)
O ex-analista de inteligência americano Edward Snowden, procurado pela justiça de seu país por espionagem e bloqueado em um aeroporto de Moscou há três semanas, tomará uma decisão em breve, informou um advogado russo. "Ele está me consultando sobre as diferentes opções", disse o advogado Anatoly Kucherena, ligado ao Kremlin, que participou na reunião de Snowden com ativistas dos direitos humanos na sexta-feira. "Depois da reunião, estamos em contato de forma frequente", disse Kucherena. "Acredito que vai tomar uma decisão nos próximos dias". "Como não conhece russo nem a legislação, expliquei tudo sobre o estatuto de refugiado e as leis que o definem", disse o advogado. Edward Snowden ganhou fama ao revelar que o governo dos Estados Unidos tinha um vasto programa de espionagem das comunicações, que incluía autoridades de países aliados. (Estado de Minas)
Um caminhoneiro ficou ferido após se envolver em um acidente no início da manhã desta terça-feira na BR-381 em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Parte da pista precisou ser fechada. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, que pertence aos Correios, seguia no sentido Belo Horizonte quando tombou no km 483, na subida da Regap. O condutor sofreu apenas ferimentos leves. Ainda segundo a polícia, duas faixas foram interditadas no sentido BH, e o congestionamento já chega ao km 488, próximo à Fiat. (Estado de Minas)
O suspeito da morte de João Pedro Avelar Cotta, de apenas 2 anos, durante uma tentativa de assalto em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi apresentado pela Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (15). Após investigações e questionários junto a Sandro Magno Cotta, o pai da criança, que também foi baleado na ocasião do crime, as características do suspeito foram apuradas. Ficou constatado que ele se refugiava nos aglomerados Barraginha e Granja Lempp, em Contagem. No dia 24 de junho, foi realizada uma operação na Vila Barraginha que culminou na prisão do suspeito identificado como Jaimerson Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Jaiminho, de 28 anos. O suspeito negou a todo momento sua participação no crime, apesar de ter sido reconhecido por testemunhas e pelo próprio pai da criança. (O Tempo)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul apresentou, na noite dessa segunda-feira, o resultado do inquérito civil sobre o incêndio da Boate Kiss, que matou 242 pessoas em Santa Maria (RS), em janeiro deste ano. Quatro bombeiros responderão por improbidade administrativa, enquanto o prefeito e os servidores municipais foram isentos. Figuram na ação o coronel Altair de Freitas Cunha e o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, que chefiaram o 4º Comando Regional de Bombeiros entre 2008 e 2013; e o major da reserva Daniel da Silva Adriano e o capitão Alex da Rocha Camillo, que comandaram a Seção de Prevenção de Incêndio durante o mesmo período. Eles podem, entre outras penalidades, perder o cargo público e pagar multa. (Rádio Itatiaia)