MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa na segunda-feira (21) pode ter sido causado por um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, segundo o coordenador do órgão, Milton Persoli. Segundo o relato, a troca foi no segundo andar do museu, mesmo local onde o fogo começou. A possível causa será investigada juntamente com outras pela Polícia Técnico-Científica, que fará uma perícia no local. Durante a madrugada, técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já realizaram uma primeira investigação no local. O trabalho de investigação só deverá avançar, porém, com o final do trabalho de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, que ainda continuava na manhã desta terça. Pequenos focos ainda apareciam no interior da edificação. (G1)
CONSELHO DE ÉTICA
O recurso apresentado pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que aprovou na semana passada o parecer preliminar do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deverá ser votado amanhã (22) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A reunião foi marcada para as 14h30m e tem como primeiro item da pauta a apreciação do recurso. (Agência Brasil)
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
A proposta de reforma da Previdência, que introduz uma idade mínima para a aposentadoria, será enviada ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre do próximo ano, informou, há pouco, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Em discurso durante a transmissão de cargo, ele reiterou que está comprometido com o ajuste fiscal e prometeu discutir a criação, no médio prazo, de um teto para as despesas públicas. “Nos últimos meses, já vimos trabalhando na construção de uma reforma da Previdência, nosso principal gasto primário. Estamos com os problemas mapeados. Esperamos enviar proposta ainda no primeiro semestre”, declarou o ministro. (Agência Brasil)
DESLIZAMENTO DE TERRA
As equipes de resgate chinesas encontraram hoje (22) o primeiro corpo no parque industrial do Sul do país, atingido por um deslizamento de terra que enterrou mais de 30 edifícios em um mar de lama. É a primeira morte confirmada, enquanto 81 pessoas continuam desaparecidas, na sequência do segundo maior acidente industrial na China em quatro meses. O desastre, ocorrido no domingo (20), teria sido causado pela excessiva acumulação de resíduos de construção e terra. (Agência Brasil)
QUEDA DE AVIÃO
Um pequeno avião bimotor que transportava pessoal militar incendiou-se e caiu hoje (22) perto do aeroporto de Nova Deli, na Índia, causando a morte dos dez passageiros e tripulantes, informaram fontes oficiais do país. A aeronave, modelo Super King, caiu esta manhã com uma dezena de pessoas a bordo, incluindo dois pilotos e vários engenheiros, disse à agência Efe V.N. Parashar, porta-voz da Força de Segurança de Fronteiras da Índia, encarregada da vigilância das fronteiras. (Agência Brasil)
VERÃO
Começa nesta terça-feira (22) o verão do hemisfério Sul sob um El Niño – o superaquecimento das águas do Pacífico – em intensidade máxima. No Brasil, a perspectiva é que ao menos quatro das cinco regiões do país devem ter temperaturas além do normal de janeiro a março. No mês de novembro, o El Niño já tinha feito com que as temperaturas no leste e no centro do Pacífico já estivessem 4°C mais quentes em média, sinalizando a fase madura do fenômeno, que deve durar pelo menos até o início de janeiro. No meio de dezembro, anomalias de até 5°C estavam sendo registradas. (G1)
LEI ANTICORRUPÇÃO
Mesmo com o grande número de investigações, nenhuma empresa foi incluída em cadastro da CGU Um dos temas mais presentes nas rodas de executivos em 2015, a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) completa em janeiro dois anos em vigor sem que, até hoje, nenhuma empresa tenha sido incluída no cadastro de punições da União. Lista da Controladoria-Geral da União (CGU) que reúne companhias penalizadas, o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) está zerado. Mesmo que no último ano tenham sido revelados diversos esquemas de fraude envolvendo várias companhias, os desvios descobertos foram cometidos antes de a lei começar a valer e, portanto, as punições previstas no texto não podem ser aplicadas a esses casos. “Para que uma empresa fosse punida pela Lei Anticorrupção, o ato deveria ter sido cometido, investigado e julgado após janeiro de 2014, quando a norma entrou em vigor”, diz Bruno Ribeiro, do escritório Cascione, Pulino, Boulos & Santos. (O Estado de S. Paulo)
SERASA
A Justiça começou a implementar mais um sistema para tentar forçar os devedores a quitar suas dívidas judiciais: o Serasajud. Por meio da ferramenta eletrônica, eles podem ser incluídos no cadastro de inadimplentes da Serasa Experian, o que os impede de fazer compras a crédito ou obter empréstimos em instituições financeiras. Pelo menos 33 tribunais - entre estaduais, federais e trabalhistas - já assinaram convênio com a empresa. (Valor Econômico)
MEGA-SENA
As loterias da Caixa vão fazer três sorteios da Mega-Sena durante a semana de Natal. Os concursos 1.772, 1.773 e 1.774 vão acontecer na terça-feira (22), quinta-feira (24) e sábado (26), respectivamente. Nesta terça-feira (22), a Mega-Sena promete pagar R$ 195 milhões para quem acertar os seis números sorteados, o segundo maior prêmio dos sorteios regulares (excluindo-se a Mega da Virada). O sorteio será realizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo(SP). (G1)
TRANSPORTE CLANDESTINO
A fiscalização cada vez mais frouxa e a impunidade para trabalhar com o transporte clandestino fomentam uma atividade cuja intensa demanda é reconhecida pelas próprias autoridades, diante de preços abaixo dos praticados no mercado formal. Uma realidade que potencializa o risco de acidentes como o ocorrido no domingo, com cinco mortos, em Brumadinho, depois do tombamento de um ônibus pirata que cruzava o estado sem condições de conservação, indo de Princesa Isabel (PB) para São Paulo. Minas Gerais sofre com o problema em várias esferas, pois regionalmente também há uma oferta enorme de viagens intermunicipais partindo sem qualquer constrangimento de ruas no entorno das rodoviárias públicas. Enquanto isso, as fiscalizações do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) só tem reduzido seu ritmo de 2013 para este ano. O número de veículos clandestinos apreendidos no estado caiu 34,3%, de 1.485 para 977, até 15 de dezembro. As fiscalizações encolheram de 9.729 para 6.780 (-30,4%) e as multas, de 34.858 para 14.752 (-57,7%). (Estado de Minas)
MARIANA
A BHP Billiton anunciou nesta terça-feira que está revisando a decisão de um juiz de congelar seus ativos brasileiros para garantir a indenização pelo rompimento de uma barragem que provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil. A anglo-americana BHP e a brasileira Vale são proprietárias em partes iguais da Samarco, 10ª exportadora do Brasil e responsável pela barragem de rejeitos de mineração que rompeu em 5 de novembro, provocando uma enxurrada de lama que soterrou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais. "Estamos revisando a decisão e considerando as opções, incluindo os possíveis motivos para apelar", disse um porta-voz da BHP. A empresa informou que duas pessoas que trabalhavam para a BHP continuam desaparecidas. (Estado de Minas)
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O risco de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte está afastado pelo menos para os próximos 20 anos. Esse é o entendimento da Copasa depois que o governador Fernando Pimentel (PT) ligou ontem, acompanhado da presidente da companhia de saneamento, Sinara Meireles, as primeiras bombas de captação diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH. Com a conclusão da parte operacional da obra, que teve duração de cinco meses e custo de R$ 128,4 milhões, a Copasa começou ontem a puxar 3 mil dos 5 mil litros de água por segundo que terá condição de captar até o fim desta semana com o funcionamento de todas as cinco bombas, saída encontrada pela empresa para recuperar os reservatórios que integram o Sistema Paraopeba e que enfrentaram a maior crise da história da Grande BH em 2015. Ontem, o conjunto das três represas apresentava menos de um quarto do volume acumulado (22,5%), mas a expectativa é de que, poupando as barragens e usando o Rio Paraopeba durante os períodos de chuva, em três anos os reservatórios do Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul estejam completamente recuperados. (Estado de Minas)
DENGUE
Minas Gerais confirma, em média, um novo caso de dengue a cada quatro minutos. É o que aponta balanço divulgado nesta segunda pela Secretaria de Estado de Saúde. O documento mostra ainda que dos 147.657 registros da doença desde janeiro, 43% se concentram em cinco municípios. No topo do ranking de cidades com o maior número de casos de dengue, estão Betim, na região metropolitana, e Uberlândia, no Triângulo. Os dois municípios confirmaram mais episódios da doença que Belo Horizonte, mesmo tendo população bem inferior. Contagem, também na região metropolitana, e Lavras, no Sul, fecham a lista dos cinco locais mais preocupantes. (O Tempo)