Previdência

O presidente Michel Temer afirmou ontem (6) que continuará empenhado e trabalhando pela reforma da Previdência, mesmo que a sociedade, a mídia e o Congresso Nacional não demonstrem interesse em mudar as regras para aposentadoria do país. Na abertura de reunião de líderes da base aliada da Câmara dos Deputados, Temer ressaltou a urgência e a relevância da reforma da Previdência e também agradeceu o apoio da base a seu governo. Aos líderes aliados, o presidente demonstrou "gratidão" pelo apoio ao governo e ressaltou que a reforma da Previdência não é dele, mas sim compartilhada, e necessária não apenas para o futuro, mas para o presente do país. “Ela, a reforma da Previdência, não é minha, não é pessoal, e a essa altura é do governo, mas compartilhada. Se, em um dado momento, a sociedade não quer, a mídia não quer e a combate, e naturalmente o Parlamento, que ecoa as vozes da sociedade, não quiser aprova-la, paciência. Eu continuarei a trabalhar por ela, porque sei da importância da reforma da Previdência. Não é apenas em função de uma coisa de futuro, mas de uma coisa para já”, afirmou Temer. Em uma crítica à imprensa, Temer afirmou, que mesmo se a reforma não seja aprovada, seu governo terá dado certo. “A reforma da Previdência é a continuação importante, fundamental para fecho das reformas que estamos fazendo. Continuarem empenhando nela, trabalharei muito por ela. Por mais que não se consiga fazer tudo, se permita que quem venha depois, mais adiante, que possa fazer uma nova revisão da Previdência Social”. (Agência Brasil)

Eletrobras

Após reunião do presidente Michel Temer e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o governo decidiu ontem (6) que enviará ainda esta semana ao Congresso Nacional dois projetos de lei que com as regras da privatização da Eletrobras. Um, com a privatização das distribuidoras, e outro com o modelo de venda das ações da estatal. Pela proposta, parte do dinheiro da privatização da Eletrobras será destinado para ações de revitalização do Rio São Francisco e parte vai para o caixa da União. O governo ainda discute se os projetos serão enviado à Câmara com urgência constitucional. A ideia é que as propostas sejam aprovadas ainda este ano. A privatização da principal estatal do setor elétrico, com a possibilidade de venda de ações na Bolsa de Valores, foi anunciada pelo governo em agosto deste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida tem o objetivo de dar mais competitividade e agilidade às operações da empresa. A expectativa é arrecadar R$ 12 bilhões. A intenção do governo é reduzir a participação da União no capital da Eletrobras, hoje em 63%, com sua consequente democratização na Bolsa de Valores, a exemplo do que já foi feito com a Embraer e a Vale. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o governo permanecerá como acionista, recebendo dividendos ao longo do tempo, e a União manterá poder de veto na administração da companhia, garantindo que decisões estratégicas no setor sejam preservadas. (Agência Brasil)

Combustível

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da Petrobras decidiu nesta segunda-feira, 6, autorizar reajustes de 2,3% na gasolina e 1,9% para o diesel, uma vez que, para a gasolina, o limite superior de variação de 7% fixado pela política de preços da companhia para decisões da área técnica foi atingido. O reajuste entra em vigor à zero hora desta terça-feira, 7. Segundo a estatal, o reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). "Além disso, verificou-se uma depreciação do valor do real frente ao dólar", diz. (Agência Estado)

CBF

Começou na manhã desta segunda-feira o processo de escolha dos jurados que decidirão se o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, deve ou não ser condenado por acusações de vários crimes, como o de receber suborno em contratos de marketing da Copa do Brasil e de aceitar recursos ilegais de negociações de direitos de televisão de torneios da Copa América. "Esta semana será dedicada para a escolha de jurados. Temos insistido que nosso cliente não é culpado", comentou Júlio Barbosa, um dos advogados de Marin. O ex-presidente da CBF está em prisão domiciliar em Nova York há dois anos, onde espera seu julgamento. Marin chegou por volta das 9 horas (horário local) na Corte do Distrito Leste de Nova York acompanhado de advogados. (Agência Estado)

Enem

Dois irmãos inscritos na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram eliminados e conduzidos para a sede da Polícia Federal em Montes Claros, no Norte de Minas. A dupla é suspeita de tentar fraudar o exame e estelionato. Segundo a Polícia Militar, os homens realizavam a prova na mesma sala de aula, na Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, no bairro Sumaré. A fraude ocorreu no momento em que um dos irmãos, de 21 anos, pediu permissão ao aplicador para ir ao banheiro. Neste momento, o outro rapaz, de 18, teria aproveitado da distração dos examinadores para trocar as provas. A ação foi flagrada por um estudante, que comunicou a fraude ao fiscal. Após o crime, a coordenação regional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a PM foram acionados. Para a coordenação regional do Enem, o irmão mais novo disse que é estudante de medicina em faculdade privada e que teria feito a inscrição para o Enem na tentativa de ingressar em uma instituição pública. (Hoje em Dia)

Trem de carga

Um trem de carga que seguia de Montes Claros para Janaúba, no Norte de Minas, descarrilou na manhã desta terça-feira. O acidente ocorreu entre as comunidades de Quem Quem e Maromba. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu atendem à ocorrência. Dois maquinistas estão feridos. Chove forte na região, o que dificulta a chegada e o trabalho dos socorristas. A chuva, inclusive, teria provocado o acidente com a composição. A linha férrea alagou, o trem não conseguiu parar e tombou. (Rádio Itatiaia)

Bento Rodrigues

Dois novos projetos urbanísticos que contemplam o levantamento de expectativas da comunidade e as adequações solicitadas pelo governo de Minas Gerais, em acordo com a população de Bento Rodrigues, serão apresentados aos moradores em uma série de oficinas, que serão realizadas em Mariana, a partir de terça-feira (7). O projeto que trazia o desenho do novo distrito, com a definição de seu tamanho e limites aproximados, além da distribuição inicial das ruas, quadras, moradias e equipamentos públicos, foi aprovado, em Assembleia Geral dos Moradores, em janeiro deste ano. No entanto, ao ser avaliado pelo governo estadual e pela Câmara Técnica de Reconstrução e Recuperação de Infraestrutura (CT Infra) do Comitê Interfederativo (CIF), foram constatadas duas grandes inconsistências técnicas que inviabilizariam o cumprimento das expectativas dos moradores e a recomposição do mesmo cenário do distrito atingido. A CT Infra, coordenada pela Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir), identificou que o projeto previa o parcelamento do solo em áreas de declividade acentuada, superior a 47%, percentual acima do que é permitido pela legislação; e, ainda, que havia excesso de movimentações de terra, o que impacta diretamente na qualidade do solo, nas condições de fertilidade e capacidade agrícola do terreno. (Agência Minas)

Câncer

Cientistas brasileiros e franceses se uniram na pesquisa de tratamentos para alguns tipos de cânceres raros, a começar pelos sarcomas. A parceria foi firmada na semana passada, entre o Hospital A. C. Camargo Câncer Center, que oferece diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa no Brasil, e um dos mais respeitados centros europeus de pesquisa do câncer, o Institut Curie, fundação privada e sem fins lucrativos da França. A superintendente de pesquisa do A. C. Camargo, Vilma Martins, explica que sarcomas são tumores com 70 subtipos que afetam as estruturas moles, que correspondem à metade do peso do corpo humano, como músculos, gordura, tendões e nervos periféricos. O paciente com sarcoma apresenta um pequeno nódulo indolor, chamado de lobinho, no local afetado. O nódulo cresce rápido e pode atingir grandes dimensões. “Sarcomas são relativamente raros e também são agressivos. Há poucas possibilidades terapêuticas”, esclarece a especialista. O tratamento envolve cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia antes ou após a cirurgia e quimioterapia, usada para diminuir a incidência de metástases. Em sarcomas de alto grau, são combinadas as três modalidades. No estudo, pacientes em tratamento nos centros de pesquisa servirão de amostra. Médicos, residentes e cientistas farão intercâmbio entre os dois países para a troca de informações. “Isso vai agregar pessoas também de outras áreas. Será promissor”, afirma a superintendente. Segundo ela, a parceria não tem prazo de término e existe a expectativa de que o combate a outros tipos de cânceres raros também sejam estudados. (Agência Brasil)

Texas

O autor do tiroteio em massa numa igreja batista de Sutherland Springs, no Texas, nos Estados Unidos, no último domingo, onde morreram 26 pessoas e 20 ficaram feridas, recebeu dois disparos de um morador quando fugia e depois se matou com um tiro na cabeça. Devin Kelley foi baleado na perna e no tronco por um morador transformado em herói que o enfrentou depois de escutar os tiros, segundo explicou, ontem (6), em entrevista coletiva, Freeman Martin, do Departamento de Segurança Pública (DPS, sigla em inglês) do Texas. Embora, em primeira instância, as autoridades duvidaram se o assassino se suicidou ou morreu por causa dos disparos do morador, identificado como Stephen Willeford, a autópsia revelou que o tiro na cabeça foi dado por ele mesmo. O assassino, que tinha uma história de abusos domésticos e de animais, se suicidou após escapar da região do tiroteio e ser perseguido pela estrada durante vários minutos por Willeford e outro morador, Johnnie Langendorff, que estava perto da igreja. (Agência Brasil)

Japão

A septuagenária japonesa acusada de assassinar amantes e maridos conhecida como "viúva negra" foi condenada à morte nesta terça-feira por um tribunal de Kioto, em um caso que sacudiu o Japão. O tribunal distrital de Kioto sentenciou Chisako Kakehi, 70 anos, a ser enforcada pelo assassinato de três homens, incluindo um de seus maridos, e pela tentativa de assassinato de outro, informou um funcionário judicial. O caso Kakehi abalou o Japão com informações de que a mulher liquidou vários de seus companheiros, e a assassina ficou conhecida como "viúva negra", em referência à aranha que devora seus machos após o acasalamento. Os promotores afirmaram que os homens faleceram depois que a tornaram beneficiária de seus seguros de vida. De acordo com a imprensa, Kakehi utilizou cianureto para matar seus amantes e amealhar uma fortuna de 1 bilhão de ienes (8,8 milhões de dólares) em dez anos. Depois ela perdeu a maior parte do dinheiro em operações financeiras equivocadas e em novembro de 2014 foi detida. (Estado de Minas)