Santa Casa

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as mortes de dois pacientes que morreram em incêndio na ala do CTI da Santa Casa na noite de segunda-feira (27). Permanecem no necrotério da Santa Casa os corpos dos dois idosos, identificados como César e Otávio. Os corpos aguardam liberação, ainda na manhã desta terça-feira, para o Instituto Médico Legal, no bairro Gameleira. Conforme informações da assessoria de imprensa da Santa Casa, não havia sinais de queimaduras nos corpos das vítimas e acredita-se que os óbitos tenham sido causado pela inalação de fumaça. O incêndio atingiu o 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, na noite dessa segunda-feira (27). Dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e as chamas foram controladas. De acordo com o tenente dos Bombeiros, Pedro Aihara, o incêndio começou após o colapso de um equipamento, que provocou vazamento de oxigênio. O fogo ficou confinado ao quarto, mas praticamente todo o hospital foi evacuado. (Rádio Itatiaia)

Coleguium

A polícia investiga supostos casos de importunação e abuso sexual que teriam sido cometidos contra alunos por um funcionário dentro de uma unidade da Rede Coleguium, no bairro Nova Suíssa, região Oeste de Belo Horizonte. Pelo menos 18 denúncias foram apresentadas. Nesta segunda-feira (27), o colégio disponibilizou às autoridades imagens das câmeras de segurança para auxiliar nas investigações. Segundo Polícia Civil, as vítimas têm entre 6 e 15 anos. As investigações seguem na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Conforme a instituição, o suspeito deverá ser ouvido nos próximos dias. Vítimas são orientadas a procurarem a instituição, na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital mineira. Conforme o delegado Vinícius Dias, responsável pelas investigações, o inquérito foi instaurado após a primeira denúncia, registrada na última quinta-feira (23). Em seguida, outros relatos de possíveis vítimas surgiram. "A investigação está no início, mas está andando relativamente rápido. Já colhemos imagens e intimamos as testemunhas que podem ter presenciado o fato. Já temos a qualificação do suspeito [por importunação e abuso sexual]. A investigação caminhará de maneira célere", disse em entrevista à Rádio Itatiaia. Ainda conforme o delegado, o funcionário suspeito dos abusos atuava como "inspetor disciplinário". A função dele era "garantir a segurança das crianças na entrada e na saída dos estudantes". (Hoje em Dia)

Coleguium I

Em nota, a Rede Coleguium afirma que afastou o trabalhador, assim que tomou conhecimento das denúncias. "O caso está sendo tratado com extremo cuidado e atenção pelo setor de compliance com apoio de uma organização especializada independente", afirmou. O colégio também diz que "integrantes da diretoria e coordenação estão recebendo pais e responsáveis pelos alunos para informar sobre as ações que estão sendo implementadas". Caso as denúncias sejam confirmadas e o suspeito seja indiciado, ele poderá responder por estupro de vulnerável, a partir de entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Conforme a Corte, qualquer ato libidinoso praticado contra uma pessoa menor de 14 anos é considerado estupro de vulnerável. A classificação ocorre independentemente da duração do ato ou da sua superficialidade. Antes, em alguns casos, os crimes poderiam ser qualificados como importunação, que possui pena menor. (Hoje em Dia)

Covid

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (27) novos números sobre a pandemia de Covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil acumula 32,1 milhões de casos confirmados da doença e 670,5 mil mortes registradas. Em 24 horas, o ministério registrou 51,6 mil casos e 127 óbitos por Covid. O número de recuperados da doença é de 30,6 milhões, equivalente a 95,5% dos pacientes infectados. O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia. Foram registrados 5,6 milhões notificações e 170,6 mil mortes. Em seguida estão Minas Gerais (3,5 milhões de casos e 62 mil óbitos), Paraná (2,6 milhões de casos e 43,6 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,5 milhões de casos e 39,9 mil óbitos). De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, já foram aplicadas 450 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 178 milhões de primeira dose e 160 milhões de segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas. Outras 93,2 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. (Agência Brasil)

Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (27) a nomeação de Caio Mário Paes de Andrade como novo conselheiro e, em seguida, como presidente da estatal. Ele assumirá a função após o ato de posse, cuja data ainda não está definida. Seu mandato irá até 13 de abril de 2023. É a quarta troca de comando na estatal do petróleo durante o mandato de Jair Bolsonaro. Formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, Paes de Andrade aprofundou seus estudos nos Estados Unidos: possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University. Segundo currículo divulgado pela Petrobras, ele acumula experiências como empreendedor em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio. Paes de Andrade foi indicado por Jair Bolsonaro para substituir José Mauro Ferreira Coelho. O presidente da república vinha manifestando publicamente sua insatisfação com os reajustes dos combustíveis. Desde 2016, a Petrobras adota a chamada Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional tendo como referência o preço do barril tipo brent, que é calculado em dólar. Essa diretriz foi defendida por todos os presidentes da estatal indicados nos últimos seis anos, durante os mandatos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro. (Hoje em Dia)

Petrobras I

A nova troca de comando na Petrobras foi anunciada em 23 de maio pelo Ministério de Minas e Energia. A pasta informou que o Governo Federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela indicação de Paes de Andrade. José Mauro Ferreira Coelho pediu demissão em 20 de junho, pouco mais de dois meses após assumir o posto. Ele havia sido empossado em 14 de abril. Desde a sua renúncia, a presidência vinha sendo exercida de forma interina por Fernando Assumpção Borges. O nome de Paes de Andrade havia sido considerado apto na semana passada pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras (Celeg), instância responsável por analisar informações e requisitos dos indicados pelo governo para exercer cargos na estatal. Avaliou-se que o indicado do governo federal preenche os requisitos previstos na legislação das estatais. (Hoje em Dia)

 

Frio

O inverno segue dando as caras em Belo Horizonte e região metropolitana principalmente à noite e no amanhecer. Durante a madrugada desta terça-feira (28) os termômetros marcaram 10,1ºC na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte. Neste horário, a sensação térmica sentida por lá era de -4,8ºC. Horas antes, entretanto, às 4h, a percepção da temperatura naquela estação era de -5,1ºC, aumentada principalmente pelos ventos. Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 6h, a velocidade do vento era de 29km/h. Ainda de acordo com o instituto de meteorologia, a previsão é de temperatura máxima na casa dos 25ºC na capital mineira nesta terça. Não há chance de chuva. (O Tempo)