O Ministério da Saúde informou na noite desta segunda-feira que foram registradas 614 mortes e mais 23.284 casos de covid-19 nas últimas 24 horas. O Brasil chegou a 87.618 óbitos e 2.442.375 infectados. Recuperaram-se da doença 1.667.667 pessoas e estão em acompanhamento 687.090. Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais. Às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos casos acumulados aos fins de semana. Os estados com mais óbitos por covid-19 são São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (12.876), Ceará (7.509), Pernambuco (6.376) e Pará (5.729); aqueles com menos mortes em decorrência do novo coronavírus são Mato Grosso do Sul (319), Tocantins (350), Roraima (474), Acre (493) e Amapá (556). (Rádio Itatiaia)
Minas
Minas Gerais chegou a 2.461 mortes por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 32 novos óbitos. As informações constam em balanço epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta segunda-feira. Conforme a pasta, são 113.718 mil casos confirmados (1.147 a mais em relação a domingo (26), sendo 26.922 em acompanhamento e 84.335 recuperados.
São 13.439 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e a letalidade da doença é de 2,1%. Os novos registros não se referem, necessariamente, a casos e mortes ocorridos nas últimas 24 horas. Significa que foram contabilizados pela SES-MG nesse período. O boletim mostra ainda que o novo coronavírus já chegou em 792 dos 853 municípios mineiros, o que representa 90% do estado. Há ao menos uma morte confirmada em 333 municípios.
Belo Horizonte é a cidade com óbitos (459) e mais casos (16.778). Uberlândia possui 11.871 casos e 197 mortes. Governador Valares 3.521 casos e 84 óbitos. Importantes cidades da Grande BH, Contagem possui 2.579 casos e 114 mortes, e Betim 2.227 infectados e 78 óbitos. (Rádio Itatiaia)
Vacina
A tão esperada vacina contra coronavírus chega a Belo Horizonte nesta semana. A garantia foi dada pelo Instituto Butantan, que enviou as doses da Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, aos 12 centros do Brasil habilitados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – responsáveis pelo recrutamento dos voluntários - e a fazerem os testes. Em solo mineiro, a responsável por esse processo é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida já assinou protocolo que sela a parceria com o Butantan e garante a realização dos testes. Agora, cabe a cada um dos centros definir quando se inicia a aplicação do imunizante. (O Tempo)
Vacina I
De acordo com o Butantan, os testes se iniciaram primeiro no Hospital das Clínicas, na capital paulista, na semana passada, porque era preciso criar um “modelo” padrão a ser executado pelos demais locais autorizados a trabalharem com a vacina chinesa. A previsão é que os resultados preliminares dessa imunização feita em São Paulo sejam divulgados nos próximos 90 dias. Ainda nesta semana, a UFMG disse que deve informar como esse processo vai acontecer na capital, mas não deu detalhes à reportagem. Fontes ligadas a universidade adiantaram que, para não causar aglomeração, a aplicação da vacina deve acontecer fora do campus, o que poderia ser realizado em algum hospital ou até mesmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já têm estrutura montada para aplicação delas. Em todo o país, a expectativa é que 9.000 pessoas participem dos testes, preferencialmente destinados a profissionais da área de saúde. Em Minas Gerais, a expectativa é que 800 voluntários recebam as doses. Essa é uma das últimas etapas de avaliação para que a Coronavac possa chegar até os brasileiros em larga escala, caso seja aprovada. (O Tempo)
De hoje até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto. As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente. A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto. Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos. (Agência Brasil)
A Polícia Militar (PM) prendeu um dos criminosos que invadiram a casa da juíza titular da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente de Belo Horizonte, Marixa Rodrigues, no fim da noite dessa segunda-feira (27), no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital. O comparsa está foragido. A juíza não estava em casa quando o crime ocorreu. Segundo informações da polícia, os dois ladrões, que são tio e sobrinho, arrancaram o portão da casa e em seguida pularam a janela. A empregada da casa foi rendida e ameaçada com uma faca. Os suspeitos levaram relógios, celulares e roupas da residência.
Quando os ladrões saíram da casa, a empregada conseguiu acionar a polícia, que usou imagens do circuito interno de segurança da residência para identificar os dois homens, que já possuem passagens por roubo. Um dos suspeitos foi preso no Morro do Papagaio, em uma casa na rua São Thomás de Aquino. Ele usava uma camisa roubada da casa da magistrada. Ele confessou o crime. O sobrinho, que ajudou na ação, ainda está foragido.
A polícia acredita que os dois suspeitos não sabiam que estavam invadindo a casa de uma juíza. A ocorrência foi encerrada na Central de Flagrantes do Barreiro. (Rádio Itatiaia)
Incêndio
Um incêndio na manhã desta terça-feira (28) destruiu o interior de uma pastelaria que fica na rua Tomé de Souza, no Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. As chamas teriam começado em uma fritadeira que, segundo relatos de testemunhas para o Corpo de Bombeiros, havia sido deixada ligada por um funcionário que precisou ir até outra unidade do estabelecimento. Apesar da proporção do incêndio, ninguém se feriu. O fogo começou pouco depois das 5h20 desta terça, e o Corpo de Bombeiros instalado em um quartel próximo à região chegou ao endereço em poucos minutos. De acordo com o tenente Vinte, que coordenou o combate às chamas, o incêndio permaneceu confinado na loja da pastelaria, e havia muita fumaça proveniente da queima de gordura. Foi constatado ainda um risco inicial de que as chamas se propagassem para imóveis vizinhos, o que não aconteceu. Ainda segundo o militar, a estrutura da pastelaria não ficou comprometida. (O Tempo)
EUA
O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos pede que a família Bolsonaro fique “fora das eleições americanas”. O pedido ocorreu em um manifesto publicado nessa segunda-feira (27). “Nós já vimos esse filme antes. É vergonhoso e inaceitável. A família Bolsonaro precisar fora das eleições dos Estados Unidos", diz a mensagem postada no Twitter, atribuída a Eliot Engel, presidente do comitê do partido Democrata. O Comitê escreveu a mensagem compartilhando uma postagem do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que divulgou vídeo de apoio à reeleição de Trump. Pesquisas apontam que a diferença entre Trump e Joe Biden está de mais de 8 pontos. Segundo o resultado acumulado de uma série de sondagens, o democrata tem em média 8,6% a mais do que Trump nas intenções de voto dos americanos. A eleição americana está marcada para 3 de novembro. (Rádio Itatiaia)
EUA I
A parlamentar do estado do Arkansas (EUA) Joyce Elliott, que buscará uma vaga no Congresso norte-americano em novembro, foi apenas a segunda estudante negra no ensino médio de sua escola - a primeira foi sua irmã mais velha. Se eleita, ela será a primeira deputada negra de seu estado em Washignton. A eleição do fim do ano será "uma chance de mudar nossa história", disse ela à Reuters, após uma manifestação contra o racismo em um condado de maioria branca. "Decidi que precisava concorrer porque vejo um caminho para vencer". No momento em que os Estados Unidos lutam contra a pandemia do novo coronavírus, que vem infectando e matando negros desproporcionalmente, e testemunham tumultos contra a violência policial, um número recorde de mulheres negras está concorrendo ao Congresso. Elliott é uma de pelo menos 122 mulheres negras ou multirraciais que disputarão cadeiras no Legislativo federal na eleição deste ano. A cifra aumenta constantemente desde 2012, quando foi de 48, de acordo com o Centro para Mulheres e Políticas Americanas (Cawp). (Agência Brasil)
Lollapalooza
Tá com saudade de ir num festival de música, né minha filha? Mas vai continuar! No entanto, a boa nova é que a organização do festival Lollapalooza acaba de divulgar as atrações do festival, que terá versão on-line este ano.
Sem palcos, gramados e tendas, a festa acontecerá gratuitamente no YouTube, de quinta-feira (30) a domingo (2). Para os organizadores é uma forma de manter o festival de pé, uma vez que edição norte-americana, que aconteceria em Chicago, foi cancelada na primeira quinzena de junho. O line-up conta com mais de 150 apresentações e terá a participação de Paul McCartney, Metallica, The Cure, Imagine Dragons, Cypress Hill, Tenacious D, assim como o guitarrista do Rage Against The Machine, Tom Morello. No entanto, não está claro se serão transmitidas gravações, apresentações ao vivo ou antigas participações do festival. A edição brasileira, que tradicionalmente ocorre entre março e abril, foi adiada para dezembro e segue confirmada até segunda ordem. Ano que vem, o festival completa 40 anos, mas os organizadores, nos Estados Unidos, acreditam que os shows ao vivo só retornarão em 2022. (Hoje em Dia)