Governador
O governador Antonio Anastasia anuncia nesta terça-feira (18) o dia que irá deixar o cargo. Ele sairá do comando da Cidade Administrativa Tancredo Neves para se dedicar à campanha presidencial do senador Aécio Neves e à candidatura própria ao Senado. A data limite para deixar o cargo e participar das eleições é 5 de abril. A expectativa é que Anastasia deixe o cargo perto desse período, entre 3 de abril e a data final. Anastasia, junto com o economista Armínio Fraga, será o responsável pela coordenação do plano de governo do candidato tucano. Em coletiva realizada no dia 9 de janeiro, Aécio Neves já afirmava 'entender' a possibilidade de Anastasia deixar o cargo de governador do Estado para focar nas disputas eleitorais de outubro. Com a saída de Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, do PP, irá assumir o cargo de até o final do ano. (O Tempo)
UFMG
O novo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Jaime Arturo Ramírez, foi empossado na tarde desta segunda-feira (17) em Brasília. Ramírez irá substituir o professor Clélio Campolina Diniz, que deixou a reitoria para ocupar o posto de novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O professor Paulo Márcio de Faria e Silva também participou da cerimônia, em que tomou posse da reitoria da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). A solenidade, presidida pelo ministro da Educação, Henrique Paim, contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e do secretário de Educação Superior, Paulo Speller. Durante pronunciamento, o ministro da educação afirmou que as instituições mineiras são referência na educação superior do país. Na próxima quarta-feira (19), a nova vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, irá tomar posse do cargo em cerimônia programada para às 19h no auditório da Reitoria da universidade. (O Tempo)
Celular pirata
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a fazer um diagnóstico dos celulares piratas - sem homologação - que operam no país. A ideia é que, após a análise, sejam anunciadas medidas para que só permaneçam os celulares regulamentados, bem como o cronograma para retirada dos aparelhos irregulares. Não há prazo definido para que a Anatel conclua o levantamento dos aparelhos piratas. Futuramente, os aparelhos sem a certificação do órgão regulador deixarão de ser habilitados pelas operadores do serviço. Em um primeiro momento, a medida valerá para novas habilitações e a expectativa é que os celulares em funcionamento, mas sem homologação, passem por um processo natural de substituição. A identificação do aparelho será feita pelas operadoras de telefonia no ato de ativação do acesso do usuário, quando é inserido um chip de celular para a utilização do telefone. Nesse momento, a prestadora faz a leitura de um número de série do terminal, conhecido como Imei. Se o aparelho não é homologado, não será habilitado. (Agência Brasil)
Petrobras
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) vai abrir inquérito para apurar as denúncias de pagamentos de propinas a empregados da Petrobras, feitos em vários países pela empresa holandesa SBM Offshore. A abertura de inquérito foi motivada pela representação do deputado federal Antônio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, apresentada à Procuradoria da República, determinada pelo procurador Renato Silva de Oliveira, que levou em consideração relato de ex-funcionário da SBM sobre o suborno publicado na Wikipedia, em outubro do ano passado. A instauração da investigação se dá, no entendimento do procurador, pela “existência da possibilidade de cometimento de crimes de peculato, concussão e gestão fraudulenta ou temerária; de atos de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito e dano ao erário; além de ilícitos contra acionistas – tudo por parte de empregados da Petrobras ou agentes públicos”. (O Tempo)
Vianney
A padaria Vianney reabriu as portas nesta segunda-feira, após quatro dias interditada pela Vigilância Sanitária. O estabelecimento, localizado no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, passou por nova vistoria que constatou a resolução dos problemas encontrados anteriormente. Na quinta-feira (13), a padaria foi fechada por falta de higiene na manipulação de alimentos. Técnicos também encontraram produtos vencidos e em más condições de conservação. A fiscalização foi realizada após denúncias anônimas. Em nota, a Vianney afirmou que sempre respeitou as normas de produção e comércio de alimentos e está ainda mais atenta às exigências fiscais. Além disso, informou que a padaria reconhece as necessidades de melhorias constantes e continuará a realizá-las. (Rádio Itatiaia)
Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou ontem (17) decreto que reconhece a independência da República autônoma ucraniana da Crimeia, informou a presidência russa. A Rússia “tendo em conta a vontade do povo da Crimeia expressa no referendo de 16 de março de 2014”, decidiu “reconhecer a República da Crimeia como um Estado soberano e independente", diz o texto do decreto. De acordo com os números finais, 96,77% dos eleitores da Crimeia que votaram no referendo desse domingo aprovaram uma união com a Federação russa e, hoje, o Parlamento local declarou a independência da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação à Rússia. O referendo é considerado ilegal pelas novas autoridades de Kiev e pela maioria da comunidade internacional. Para a Rússia, no entanto, trata-se de uma consulta legítima. (Agência Brasil)