André Vargas
Pressionado pelos próprios colegas de partido a desistir de seu mandato na Câmara dos Deputados, o petista André Vargas (PR) vai renunciar ao cargo nesta terça. Um dos petistas que mais se destacaram na defesa dos colegas condenados no mensalão, Vargas caiu em desgraça após a revelação de suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, pivô da operação Lava Jato. Embora tenha anunciado em carta na última quarta-feira sua renúncia ao cargo de vice-presidente da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR) ainda não formalizou o desligamento do posto. Segundo a Secretaria Geral da Câmara, para que se efetive a renúncia ao cargo, é necessário que o parlamentar envie uma documentação, o que ainda não ocorreu até nessa segunda. (O Tempo)
José Dirceu
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da concessão do benefício de trabalho externo ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a sete anos e 11 meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O documento foi entregue na sexta-feira (11). A análise do pedido de trabalho externo foi suspensa para apurar se Dirceu falou ao celular dentro da prisão, no dia 17 de janeiro, com James Correia, secretário da Indústria do governo da Bahia. Caberá ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidir sobre a sindicância, mesmo com o processo tendo sido conduzido pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. No documento, Janot disse ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, que “não visualiza novas medidas úteis para o esclarecimento dos fatos”, porque o processo disciplinar foi concluído e ficou constatado que ex-ministro não falou ao celular. "No que concerne ao requerimento de trabalho externo do sentenciado, não há nada a opor, porque, do que se tem conhecimento, os requisitos legais foram preenchidos", disse o procurador. (Agência Brasil)
Imposto
O montante de impostos pagos pela população brasileira neste ano poderá bater a marca dos R$ 500 bilhões hoje, terça-feira (15). Por volta das 6 horas, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingirá um volume de impostos que no ano passado foi atingido no dia 16 de abril, ou seja, um dia depois. Em nota, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, compara a arrecadação tributária com o crescimento econômico. "O nosso desempenho atual mostra que arrecadamos mais e crescemos menos. Grande parte dos impostos recolhidos vão para cobrir gastos e custeios da máquina pública. E sobra pouco para investir em infraestrutura, em segurança, em saúde", afirma. (O Tempo)
Pampulha
Quando chove forte em Belo Horizonte, é um drama para moradores da Rua Flor do Índio, no Bairro Liberdade, e funcionários e passageiros do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o da Pampulha. A água do Córrego São Francisco, que corre a céu aberto, sobe mais de três metros e invade casas e o saguão de embarque de passageiros, onde o nível da água atingiu 40 centímetros de altura no temporal do dia 2. Para tentar resolver o problema, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) começou os trabalhos de implantação da Bacia de Detenção do córrego, em um local distante três quilômetros do aeroporto. O projeto prevê a construção de uma bacia hidráulica (para armazenagem da água da chuva), uma barragem de concreto de 80 metros de comprimento por 5m de profundidade, com capacidade para 66 milhões de litros de água – equivalente a 26 piscinas olímpicas – além de um vertedouro, onde hoje é a Rua Flor do Índio. O esgoto sanitário jogado no córrego será drenado, conforme o projeto. A galeria existente será prolongada e será aberta uma rua ligando as ruas Antal Shoeber e Assis das Chagas. (Estado de Minas)
BR 381
O Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) adiou a abertura das propostas de quatro lotes de obras de duplicação da BR-381, conhecida como 'rodovia da morte'. O processo estava previsto para ocorrer nesta terça-feira, mas foi prorrogado para o 8 de maio. De acordo com o Dnit, a mudança no prazo foi necessária para assegurar a formulação da melhor proposta. Os trechos somam 70,9 quilômetros. O Dnit informa que o adiamento foi solicitado pelas construtoras. Em virtude da complexidade do empreendimento, elas pediram prazo para estudar com 'mais profundidade as interferências urbanas na produtividade e no planejamento da sequência de ações que compõem o plano de ataque das obras, bem como a necessidade de adequação do cronograma físico-financeiro em função das desapropriações'. (Rádio Itatiaia)
Berlusconi
O Tribunal de Execuções Penais de Milão, na Itália, ordenou nesta terça-feira que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, 77, cumpra seu um ano de prisão por fraude fiscal fazendo serviços comunitários em um asilo. Em comunicado, a corte informa que o magnata terá que visitar os idosos de uma casa em Arcore, perto de Milão, pelo menos uma vez por semana. Ele também está proibido de viajar para fora da região da Lombardia, onde fica sua residência fixa. A única exceção são as viagens a Roma, de terça a quinta-feira, para visitar sua casa na cidade. Ainda não foi informado se ele será privado de fazer campanha por seu partido, o Forza Italia, para as eleições do Parlamento Europeu, em maio. O ex-chefe de governo foi cassado em novembro do ano passado devido a essa condenação. No mês passado, ele ainda se tornou inelegível e perdeu o título de "Cavaliere", recebido em uma condecoração em 1977. Berlusconi foi condenado em agosto a quatro anos de prisão por fraude fiscal no caso Mediaset, de evasão fiscal na compra superfaturada de filmes americanos para canais de televisão de seu conglomerado de mídia. (Folha de São Paulo)