A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta terça-feira com a expectativa de atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de seis meses a menos de cinco anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até dois anos podiam receber a vacina. Representantes do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de seis meses de idade que ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas. A campanha vai até 9 de maio e a meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público, que representa 49,6 milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. (Rádio Itatiaia)
Em uma semana decisiva na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir sobre a amplitude da CPI da Petrobras, a oposição seguirá no Congresso com uma linha de atuação para pressionar pela instalação de uma investigação parlamentar exclusiva sobre as denúncias contra a estatal. A intenção é convidar o ex-presidente da empresa José Sérgio Gabrielli e convocar o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) caso a atual presidente da companhia, Graça Foster, não compareça à Câmara, como tinha sido previamente acordado. O ciclo de depoimentos é uma tentativa de aumentar a pressão por uma CPI exclusiva para apurar temas ligados à Petrobras: a compra da refinaria de Pasadena, a suspeita de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela empresa holandesa SBM Offshore, a construção de refinarias, entre elas a de Abreu e Lima, em Pernambuco, e a entrada em operação de plataformas inacabadas. O governo tenta ampliar o foco e impor uma CPI ampliada que inclua apurações sobre cartel no setor metroviário de São Paulo e o Porto de Suape, em Pernambuco - numa tentativa de atingir o PSDB de Aécio Neves e o PSB de Eduardo Campos, ambos pré-candidatos à Presidência. O caso foi levado ao Supremo pela oposição pedindo a instalação imediata da investigação. Aguarda-se a decisão da ministra Rosa Weber. Ela deve anunciar a decisão em caráter liminar. Há ainda a possibilidade de que ela remeta o tema a plenário do STF. Com o processo há duas semanas, Rosa já pediu e obteve as justificativas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de sua decisão de instalar a CPI ampliada. (Estado de Minas)
Levantamento feito com dados dos conselhos tutelares de todo o país revela que pais e mães são responsáveis por metade dos casos de violações aos direitos de crianças e adolescentes, como maus-tratos, agressões, abandono e negligência. Os números retirados do Sistema de Informações para a Infância e Juventude, do governo federal, apontam 229.508 casos registrados desde 2009, sendo que, em 119.002 deles, os autores foram os próprios pais (45.610) e mães (73.392). O levantamento, baseado em informações de 83% dos conselhos tutelares brasileiros, mostra também que os responsáveis legais foram autores de 4.403 casos, padrastos tiveram autoria em 5.224 casos e madrastas foram responsáveis em 991. Para Ariel de Castro Alves, advogado membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esses dados são assustadores porque as situações de risco à criança são criadas pelas pessoas em que elas mais confiam e das quais dependem para sobreviver. (Agência Brasil)
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, visita o Itaquerão nesta terça-feira, às 10h30. É a última vistoria do dirigente, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de representantes do Comitê Organizador Local (COL), antes de o estádio passar pelo seu primeiro evento-teste, dia 10 de maio. Valcke ainda vai passar por Cuiabá, Curitiba e Fortaleza para fechar o ciclo de visitas oficiais da Fifa até entidade receber as arenas para a Copa, na segunda quinzena de maio. Em São Paulo, o secretário-geral da Fifa vai encontrar o estádio do Corinthians em obras. Não está descartada uma cobrança ao clube a respeito das instalações temporárias, que devem custar cerca de R$ 60 milhões. Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e responsável pelas obras do estádio, não revelou quem vai bancar as instalações.
Valcke vai vistoriar o estádio ao lado de Rebelo, Ronaldo e Bebeto, ambos membros do COL, da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e de Julio Semeghini, secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional. (Estadão)
A Taça da Copa do Mundo da Fifa chegou ao Rio de Janeiro na noite de ontem (21), após visitar 90 países em 267 dias. O troféu ficará exposto no Maracanã, palco da disputa final, de 22 a 25 de abril. Patrocinado pela Coca-Cola, o Tour da Taça percorreu cerca de 150 mil quilômetros, o equivalente a mais do que três vezes a circunferência da Terra. A partida ocorreu em 12 de setembro de 2013, com saída do Cristo Redentor. O último país visitado foram os EUA. A taça será exibida em uma exposição que também vai mostrar bolas e filmes de outras Copas, jogos interativos e brinquedos alusivos ao futebol. O acesso será possível por meio de agendamento no site da Coca-Cola. A partir de 26 de abril, o troféu viajará para as demais capitais brasileiras, começando por Porto Alegre, ficando aberto à visitação para torcedores até o dia 1º de junho, em São Paulo, no Shopping Itaquera. Nos dias 28 e 29 de abril, a Taça estará em Belo Horizonte, no Shopping Del Rey.
Quase 36 mil corredores participaram da maratona de Boston nesta segunda-feira, em uma mostra de resistência um ano depois do atentado que deixou três mortos no evento. A torcida comemorou com a vitória de um americano na corrida masculina pela primeira vez em mais de três décadas. Meb Keflizighi, que já venceu a maratona de Nova York, cruzou a linha de chegada em pouco mais de duas horas. O atleta tinha os nomes das vítimas do ano passado escritos em sua roupa. Além de deixarem três mortos, as bombas que explodiram no ano passado, próximas da linha de chegada, feriram mais de 260 pessoas. O diretor da maratona, Dave McGillivray, afirmou que os últimos 12 meses foram longos e difíceis. "Estamos tomando de volta nossa corrida. Estamos tomando de volta a linha de chegada", afirmou. Ao todo, 35.755 atletas se registraram para a corrida - o segundo maior número de participantes da história do evento. Além disso, muitas pessoas foram apoiar a corrida e a cidade. (Estado de Minas)
Com o fim da Semana Santa e da Páscoa, as atenções, em Roma, se voltam para a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II. Com a expectativa de um enorme público, a organização do evento trabalha cuidadosamente para que não haja nenhum tipo de problemas na celebração. João Paulo II, nascido Karol Józef Wojty?a, em 18 de maio de 1920, foi o Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte em 2 de abril de 2005. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história e foi o primeiro Papa não-italiano desde o neerlandês Papa Adriano VI. João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli, em 25 de Novembro de 1881, foi Papa de 28 de outubro de 1958 até sua morte, em 3 de Junho de 1963. Pertencia à Ordem Franciscana Secular e escolheu como lema papal: Obediência e Paz. Foi eleito Papa no dia 28 de Outubro de 1958. Considerado inicialmente um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou, para surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava à renovação da Igreja e à formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno. (Rádio Itatiaia)