Taça do Mundo
O objeto mais cobiçado pelos jogadores que disputarão a Copa do Mundo, no Brasil, está na capital mineira e, desde a manhã desta segunda-feira, pôde ser vista e fotografada pelos mineiros, apaixonados por futebol. A 'Taça do Mundo' recebeu centenas de visitas, inclusive de Gilberto Silva, volante que participou da última conquista brasileira, em 2002."Após quase 12 anos tenho a oportunidade e o privilégio de levantar a Taça da Copa do Mundo novamente. Momento inesquecível!", disse Gilberto, ex-jogador do Atlético, do Arsenal e da Seleção Brasileira, em uma de suas redes sociais. Exposta no Shopping Del Rey, localizado na região Noroeste da capital, a taça poderá ser vista até nesta terça-feira, das 9h às 21h. Para conhecer a taça é preciso comprar algum produto da Coca-Cola nas lojas participantes e trocar a nota fiscal por um ingresso. (Rádio Itatiaia)

Frio
Minas Gerais deve continuar registrando temperaturas baixas pelo menos até quinta-feira, segundo o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima. A população começou a tirar os casacos do armário no fim de semana, quando a temperatura mínima em Belo Horizonte chegou a 12 graus pela manhã. Nesta segunda-feira, a máxima deve chegar aos 26 graus. A mínima também é de 12, com sensação térmica de 10 graus. No domingo, a cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura do ano em todo o estado: 5 graus.
A queda de temperatura é causada pela ação de uma massa de ar polar que chegou a Minas Gerais no sábado. Ela deve manter o tempo estável, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30% à tarde, o que já deixa as pessoas em alerta por causa dos problemas respiratórios agravados com o tempo seco. O Centro de Climatologia ainda alerta para o nevoeiro que pode se formar nos próximos dias nas regiões Central, Sul, Leste e na Zona da Mata mineira. A baixa visibilidade nas primeiras horas da manhã prejudica os transportes aéreo e viário. Os motoristas devem redobrar a atenção nas estradas para evitar acidentes. (Estado de Minas)

Rebelião
Seis presos morreram e sete ficaram feridos em uma rebelião no Conjunto Penal de Eunápolis (BA), 671 quilômetros ao sul de Salvador, iniciada na manhã desta segunda-feira, 28. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), as vítimas foram mortas pelos próprios colegas de cela durante o motim, apesar de pelo menos um dos feridos ter sido alvejado por tiros disparados por policiais. Os detentos iniciaram o motim às 9h40, quando era realizada uma revista nas celas - procedimento que, segundo a secretaria, é "rotineiro" - e durou todo o dia. Chamada para auxiliar nos trabalhos, a Polícia Militar chegou a tentar conter a rebelião, sem sucesso. A Seap confirmou que os policiais lançaram bombas de efeito moral e atiraram, no tumulto. Os detentos depredaram uma das alas do presídio e atearam fogo em colchões. Do lado de fora do presídio, houve discussões entre familiares dos presos, que tentavam obter informações sobre o que acontecia dentro da unidade, e policiais. Os populares chegaram a atirar pedras contra os PMs - dois deles ficaram levemente feridos - e tentaram atear fogo a pneus que foram levados para o local, mas foram impedidos. O motim só foi controlado no fim da tarde, com a chegada de reforço de policiais de companhias independentes da PM que atuam na região. A Seap informou que, após a ocupação do presídio pelos policiais, foi iniciada a vistoria nas celas da unidade. Uma investigação foi aberta para determinar a causa do motim e as circunstâncias das mortes dos presos. (Hoje em Dia)
Paulo Henrique Amorim
O blogueiro e apresentador Paulo Henrique Amorim foi condenado pelo crime de injúria por ter se referido ao colunista do jornal O Globo Merval Pereira como “jornalista bandido”, em texto publicado em seu blog. A pena fixada foi de 1 mês e 10 dias de detenção, mas foi substituída por restrição de direitos. A decisão é do juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, do Juizado Especial Criminal de São Paulo, no dia 10 de abril. Por ter perdido a primariedade — ele já tem pelo menos mais uma condenação criminal — Amorim corre o risco de ir efetivamente para a cadeia em nova condenação, já que ha outras ações penais em curso. Em 2012, Amorim publicou em seu blog “Conversa Afiada” um texto de título “CPI da Veja. Dias a Merval: vale-tudo não vale nada”, em que publicou um foto de Merval Pereira, Aécio Neves e Tasso Jereissati com a ofensa que gerou a Ação Penal. Em sua defesa, Amorim disse que não há justa causa para a Ação Penal já que o ataque seria contra outro jornalista (Policarpo Junior, da revista Veja). O blogueiro acrescentou que quem exerce atividade de interesse da coletividade está sujeito à crítica jornalística. O juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior reconheceu o direito à liberdade de expressão e informação, mas afirmou que esse direito não é absoluto e é limitado por outros direitos individuais e constitucionais como a honra e a imagem. (Conjur)
Iraque
Os iraquianos escolhem nesta quarta-feira (30) um novo Parlamento, nas primeiras eleições legislativas desde a saída, no fim de 2011, das tropas norte-americanas do país, abalado por atentados diários e ameaçado por nova guerra. O primeiro-ministro xiita, Nuri Al Maliki, candidato a um terceiro mandato, é considerado favorito, apesar das múltiplas críticas de que é alvo e da rejeição dos iraquianos cansados do desemprego, da corrupção, da falta de serviços públicos básicos, da paralisia das instituições, devido à crise política e à insegurança. A campanha eleitoral, que terminou ontem à noite, foi marcada por vários ataques sangrentos contra assembleias de voto ou comícios. A votação antecipada das forças de segurança iraquianas ficou marcada, nesta segunda-feira, por uma série de dez atentados, que causaram pelo menos 27 mortes e deixaram dezenas de feridos. Nenhum ataque foi reivindicado e as autoridades mantiveram-se, até o momento, em silêncio. Esta manhã, pelo menos dez pessoas foram mortas em um duplo atentado contra um mercado no Leste do Iraque, causando temor em relação à jornada eleitoral. (Agência Brasil)