Coronavírus

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 543 mortes em decorrência da covid-19, elevando o total de óbitos a 196.561. No mesmo intervalo, foram notificados 20.006 novos casos da doença, elevando o total de infectados no País para 7.753.752 infecções, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O País é o terceiro mais afetado pela covid-19 quando são levados em conta os números de casos - fica atrás dos Estados Unidos (20.558.489) e da Índia (10.340.469).O Brasil está em segundo lugar em número de mortes. Os EUA são os que mais vítimas têm: 350.664, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). (Estadão)

BH

O RT, índice que mede a velocidade de transmissão da covid-19, subiu para 1,06 e retornou ao nível amarelo em Belo Horizonte, conforme boletim divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (4). No balanço anterior, divulgado na quinta (31), esse número estava em 0,97. Segundo especialistas, o ideal é que fique abaixo de 1. A ocupação de leitos de UTI específicos para covid-19 é de 80,5% e permanece no nível vermelho. A taxa de ocupação de enfermarias está no amarelo, em 64,4%. A prefeitura anunciará nesta semana se fechará ou não o comércio da cidade. Na quarta-feira passada (30), o prefeito Alexandre Kalil afirmou que se os números de monitoramento da covid-19 no município não caírem, apenas atividades essenciais serão liberadas. BH já registrou 1.895 mortes pelo novo coronavírus. São 64.530 casos e 59.363 pessoas recuperadas. (Rádio Itatiaia)

SP

A variante do novo coronavírus, detectada inicialmente no Reino Unido, já está no Brasil. A confirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, após análise de amostras no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz.  Dois casos foram confirmados em São Paulo. Uma das pessoas com resultado positivo é uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo território britânico. Em 20 de dezembro, ela começou a apresentar sintomas como dores de cabeça e garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar. O outro infectado é um homem de 34 anos, e a Secretaria de Saúde investiga seu local de moradia e sintomas. Segundo a secretaria, ambos os casos são da linhagem B.1.1.7, nova cepa que não se mostra mais letal, mas pode ser mais transmissível. Na última quinta-feira, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado de São Paulo. A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). (Hoje em Dia)

Vacina

Em nova reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou ontem (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a covid-19 que serão importadas do Serum Institute of India, que produz o imunizante da Oxford eAstraZeneca na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado. No dia 31 de dezembro de 2020, a Anvisa autorizou a importação, em caráter excepcional, de 2 milhões de doses da vacina britânica da Oxford, produzida em parceria com a Fiocruz no Brasil. As doses importadas foram fabricadas. Em nota, a agência reguladora informa que fez, na manhã desta segunda-feira, uma reunião para tratar da submissão do protocolo do uso emergencial das doses da vacina. Na reunião, representantes da Fiocruz apresentaram os dados já de posse da fundação. Na ocasião, a agência reguladora listou informações, ainda aguardadas pela Fiocruz, que são necessárias para que esta possa pedir autorização para uso emergencial da vacina no Brasil. “Na reunião, a Fiocruz mostrou que está empenhada para que essas informações sejam reunidas e apresentadas à Anvisa com a maior brevidade”, diz a nota. A Anvisa que saber se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido, que teve os dados clínicos aprovados, e se o método de produção e os materiais utilizados são os mesmos. (Agência Brasil)

Mensalidades

O início do ano desenha um panorama de grande incerteza para as instituições privadas de ensino. De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), a evasão dos alunos no Estado, em 2020, após a chegada da pandemia da Covid-19, atingiu até 40%. Com a indecisão sobre o retorno das aulas presenciais, e temendo debandada ainda maior, os estabelecimentos apostam em descontos e na ampliação de programas de suporte para auxiliar os pais diante da iminente extensão do prazo do ensino remoto.  Divulgado ontem, levantamento do site de pesquisas Mercado Mineiro comprova a “segurada” nos preços no setor. Os índices médios de reajuste de mensalidades neste ano, em BH, são inferiores a 1% (entre 0,6 e 0,7%), em relação aos valores praticados antes da pandemia. Tais percentuais também giram em torno de um décimo dos que foram aplicados pelas mesmas escolas em janeiro passado (entre 8% e 10%). Além disso, ficaram bem abaixo da inflação oficial acumulada em 2020, que ultrapassou os 4%. A “estabilidade” nos valores é vista pelo Sinep-MG como uma forma de conseguir manter alunos nas escolas. E muitos estabelecimentos ainda oferecem descontos que chegam a 30% nas mensalidades para tentar “repatriar” alunos que saíram ano passado.  Para Zuleica Reis, presidente da entidade, a indefinição sobre o retorno das aulas presenciais deixa o cenário ainda mais nebuloso. “Existem escolas que não vão conseguir se manter se o ensino remoto for prolongado por mais um semestre. Adotar descontos, neste momento, é para muitas uma forma de sobreviver”, esclarece a presidente. (Hoje em Dia)

Enem

Depois de atraso provocado pela pandemia de COVID-19, os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entram na reta final. Os 5,7 milhões de inscritos para a versão 2020 do teste já podem consultar o documento que dá as diretrizes da redação para a maior prova do Brasil na Página do Participante, publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. No mesmo endereço deverão ter, a partir de hoje, acesso ao cartão de inscrição e locais das provas, que começam no dia 17, na versão impressa. Neste ano, há testes também por computador e data específica para os que não puderem comparecer às provas nas datas anteriores por motivo de doença. "A redação do Enem 2020 – Cartilha do Participante" traz como novidade as versões inéditas para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia. A cartilha explica como deve ser a estrutura da redação, informa o método de correção da prova e traz exemplos de textos que tiraram nota mil no Enem 2019. A produção textual é a única parte dissertativa do Enem, tem um peso muito importante para a nota e tem suas especificidades, que tornam o texto do exame diferente dos de outros vestibulares. O texto deverá ser em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com mais de 7 linhas (máximo de 30 linhas). O título não é obrigatório e, caso seja utilizado, contará como uma das linhas da produção textual. Na reta final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que desejam reforçar os estudos podem recorrer a diversos conteúdos on-line disponibilizados gratuitamente. Nessas plataformas, é possível realizar cursos de reforço, assistir às videoaulas, fazer simulados, aprender por meio de jogos educativos e também acessar as provas anteriores do exame. (Estado de Minas)

BR-040

A BR-040 está parcialmente interditada na manhã desta terça-feira em razão de uma batida frontal entre um carro de passeio e uma carreta, na altura do KM 569, em Nova Lima, na Grande BH. A batida ocorreu no sentido Belo Horizonte, entre o acesso aos condomínios Retiro do Chalé e Ville Des Lacs. O trecho ficou completamente fechado, mas uma faixa foi liberada por volta das 6h40 e segue no sistema de pare e siga. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas ficaram feridas.  O congestionamento nos dois sentidos passava de 4km por volta das 6h30. (Rádio Itataiaia)