Sarkozy
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido na manhã desta terça-feira para um interrogatório por suspeitas de tráfico de influência, segundo uma fonte judicial. Os investigadores da brigada anticorrupção da polícia judicial poderão interrogar o ex-presidente conservador (2007-2012) durante 24 horas, prazo que pode ser ampliado por mais um dia. Ao fim do interrogatório, Sarkozy pode ser liberado sem acusações ou transferido a um juiz de instrução para o início de um processo. Sarkozy chegou às 8H00 locais (3H00 de Brasília) à sede da direção central da polícia judicial (DCPJ) em Nanterre, região de Paris. Neste local estão detidos desde segunda-feira o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, e dois altos magistrados da promotoria da Corte de Cassação, Gilbert Azibert e Patrick Sassoust. Os investigadores querem descobrir se Sarkozy tentou obter, com a ajuda de seu advogado, informações de um magistrado com a promessa de um cargo de prestígio em troca. (Estado de Minas)
Virtual
O cidadão que tiver seus documentos e objetos pessoais extraviados já pode registrar a perda sem precisar comparecer à delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar para a elaboração do boletim de ocorrência. O novo serviço, que integra o sistema da Delagacia Virtual, entra em funcionamento nesta segunda-feira (30) e permite ao indivíduo realizar todo o procedimento através da internet. As ocorrências podem ser registradas por maiores de dezoito anos através de formulários disponíveis no site da Delegacia Virtual. Após o envio das informações, a ocorrência passa por uma triagem e, em quinze minutos, é emitida uma mensagem informando o número do Evento de Defesa Social (Reds) e sua forma de acesso para impressão no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids). O documento pode ser utilizado pelo cidadão para o acionamento de seguradoras e comprovação de perda de documentos. O novo serviço amplia as ações da Delegacia Virtual, em funcionamento desde abril desde ano. O primeiro módulo do serviço permitia o registro de acidentes de trânsito sem vítimas. Até o dia 17 de junho, foram 3.838 ocorrências enviadas pela internet, sendo 1.478 somente em Belo Horizonte. (Hoje em Dia)

Doadores
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG),inaugurou na tarde desta segunda-feira (30) um monumento em homenagem aos mineiros doadores de órgãos e tecidos. O evento contou com a presença de deputados, autoridades estaduais e municipais, parentes de doadores e representantes do Complexo MG Transplantes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Secretaria de Estado de Saúde. A cantora Fernanda Takai fez, ainda, uma apresentação musical em celebração ao monumento, feito em bronze e assinado pelo artista Leo Santana. A mãe do doador Thiago Santos, Aparecida Santos agradeceu a homenagem e defendeu a importância da disseminação da ideia da doação de órgãos e tecidos. De acordo com ela, que perdeu o filho de 26 anos há cerca de três anos, apesar da dor é preciso ver a doação como uma forma de manter viva a existência dos entes queridos. Ela autorizou a doação do coração, do fígado, dos rins e de uma córnea de seu filho. “Há 25 anos meu irmão recebeu um coração que salvou a sua vida. Desde então, entendo a importância desse ato, que deve ser multiplicado para toda a população”, pediu. (Hoje em Dia)
Agente penitenciário
Um agente penitenciário foi preso neste domingo (29) suspeito de repassar drogas aos detentos. Peterson dos Reis Silva, de 34 anos, estava com um quilo de maconha e crack e dois celulares. O crime ocorreu no Presídio de São Joaquim de Bicas, na região Central de Minas. Segundo a polícia, ele confessou o crime, mas alegou que estava recebendo ameaças. De acordo com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Peterson vinha sendo monitorado pelo serviço de inteligência das forças de segurança do Estado. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Hoje em Dia)

Nelson Hungria
Presos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, se preparam para o mercado de trabalho. Durante cinco meses, 14 detentos participaram do curso de Competências Profissionais, realizado pelo Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp), do Governo de Minas. Nos encontros quinzenais, foram abordados temas como relações humanas e ética, planejamento familiar e empreendedorismo, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, desafios da juventude e cidadania, entre outros. De acordo com a diretora de ressocialização da Penitenciária, Judisônia Curte, a demanda por capacitação profissional é dos próprios detentos. “Muitas vezes o preso tem medo de não conseguir emprego depois da liberdade. A maioria fica muito tempo fora do mercado de trabalho ou nunca trabalhou em um emprego formal. O curso foi uma oportunidade de preparar os pré-egressos para os próximos desafios”, explica. O Presp é uma ação da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cepec) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que trabalha com indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é promover condições para a retomada da vida em liberdade, buscando o distanciamento do egresso de condições que provoquem a reincidência criminal. (O Tempo)