Vasp
Pela terceira vez, terminou sem lances o leilão de dois lotes de marcas registradas pela falida Vasp. Além do nome da companhia aérea, foram levadas ontem à venda as marcas Vaspex, Tarifácil, Vasp Vupt e Vasp Ponte Aérea. O lance inicial do conjunto era de R$ 515 milhões. Em 2012, ocorreram duas tentativas de venda, todas sem interessados. Para o juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Daniel Cárnio Costa, a falta de interessados poderia ser um indicativo de que o valor de avaliação não está adequado ou de que as marcas não despertam mais interesse. (Valor Econômico)

Jô Soares
Jô Soares está internado desde a noite de sexta-feira (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico do hospital, o diagnóstico é uma infecção pulmonar, que vem sendo tratada com antibióticos e deve resultar em alta médica nos próximos dias. Em razão da saúde do gordo, o Programa do Jô’, normalmente gravado às segundas e terças, viverá esta semana de reprises, a começar pelo tributo a Ariano Suassuna, morto na última semana, que terá lá revista sua conversa de 2007, quando completou 80 anos. (Hoje em Dia)

Dívida argentina
A confiança dos investidores de que a Argentina entrará em acordo com seus credores vai se esvaindo à medida que o prazo se aproxima do fim, provocando uma onda de vendas de ações e títulos do país. Os bônus em dólares da Argentina com vencimento em 2033 baixaram para a 81,375 centavos de dólar, de 85,5 centavos de dólar na sexta-feira, atingindo o menor patamar em cinco semanas. A Argentina e seus credores têm até nesta quarta, dia 30 de julho, para chegar a um acordo e evitar que o país quebre pela segunda vez em 13 anos. Representantes da Argentina viajaram nesta segunda para Nova York para mais uma reunião com o advogado Daniel Pollack, mediador da negociação entre o governo Cristina Kirchner e os fundos com os quais está em litígio. ( O Tempo)

Lei 100
Em reunião entre a secretaria de Estado da Educação (SEE), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e entidades sindicais e associações de representação da educação básica de Minas Gerais, o governo do Estado anunciou, nesta quarta, medidas relativas à situação dos servidores atingidos pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da Lei 100 (2007), julgada inconstitucional em março deste ano. De acordo com anúncio do governo, desde o dia 1º de Abril, pedidos de afastamento do trabalho, auxílio-doença, aposentadoria e pensões destinadas aos servidores atingidos pela decisão do STF passam a ser geridos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os servidores que não preenchem os pré-requisitos para aposentadoria ou que não foram aprovados em concurso estão segurados pelo INSS, e não mais pelo regime próprio de previdência do Estado. (O Tempo)

Pasadena
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve no TCU (Tribunal de Contas da União) para tratar do processo que apurava prejuízo na compra da Refinaria de Pasadena, pela Petrobras, um dia antes do órgão analisar o caso no plenário. Cardozo acompanhou o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, que tinha audiência previamente agendada com o presidente do órgão, ministro Augusto Nardes. A visita do ministro da Justiça não estava prevista. Segundo a Folha apurou, Adams e Cardozo queriam que a votação fosse adiada. Adams alegou querer mais prazo para defender a Petrobras, mas o relator, ministro José Jorge, não atendeu o pedido e votou o processo na quarta-feira (23). (Folha de São Paulo)

Eleição no STF
A eleição dos novos presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal será realizada na próxima sexta-feira (1/8). A data foi fixada pelo ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do STF, em comunicado publicado nesta segunda-feira (28), informando que se encontra em fase final de tramitação o processo administrativo que culminará na sua aposentadoria do cargo de ministro do STF. Pelo regimento interno do tribunal, se não houvesse antecipação da aposentadoria, a eleição seria realizada por voto secreto na segunda sessão ordinária do mês anterior ao da expiração do mandato, ou na segunda sessão ordinária imediatamente posterior à ocorrência da vaga por outro motivo. (Blog do Frederico Vasconcelos – Folha de São Paulo)

Tempo
A sensação de frio vai permanecer em Minas Gerais ao longo desta semana e os mineiros devem se preparar para temperaturas muito baixas em todo o estado. Porém, a chuva inesperada que caiu na capital desde a última sexta-feira não vai permanecer. A previsão é de que na próxima quarta, Belo Horizonte tenha temperatura mínima abaixo de 10°C, o que seria o dia mais frio do ano. A máxima deve girar em torno de 22 e 23 graus no decorrer dos próximos dias. (Estado de Minas)

Israel-Hamas
Os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza mataram dezessete palestinos nas primeiras horas desta terça-feira, incluindo oito mulheres e quatro crianças, após uma segunda-feira particularmente sangrenta no conflito com o movimento islâmico Hamas. A nova ofensiva acontece horas depois de o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acabar com as expectativas de cessar-fogo entre o país e a Palestina. Em pronunciamento na televisão nesta segunda-feira, o chefe de Estado anunciou que a guerra na Faixa de Gaza será longa. O premiê disse ainda que a desmilitarização de Gaza deve integrar qualquer acordo futuro para o território. (Estado de Minas)

Ali Khamenei
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chamou nesta terça-feira Israel de "cão raivoso" por seus ataques em Gaza, e exortou os muçulmanos a armar palestinos para capacitá-los para combater o que ele qualificou como genocídio. — Este cão raivoso, este lobo voraz, tem atacado pessoas inocentes e a humanidade deve apresentar uma reação. Isto é um genocídio, uma catástrofe de escala histórica — afirmou Khamenei, em um discurso para marcar o fim do Ramadã. Khamenei criticou os Estados Unidos e os países europeu por seus "esforços para limitar a capacidade militar dos combatentes palestinos no enclave". (O Globo)

Lei Anticorrupção
Em vigor há seis meses, a lei federal que pune empresas por atos de corrupção não foi regulamentada até hoje. Sem essa regulamentação, e com pouco tempo de vigência, a chamada Lei Anticorrupção ainda não “pegou”: levantamento do GLOBO nos Ministérios Públicos Federal e estaduais, na Procuradoria Geral da República e na Controladoria Geral da União (CGU) mostrou baixo número de investigações baseadas na nova legislação, e ainda nenhuma punição. Apesar disso, o governo federal assegura que o texto já está mudando a postura das empresas, pois prevê multa alta — alcança até 20% do faturamento bruto — e não depende da Justiça para ser aplicada. De número 12.846/2013, a lei passou a responsabilizar pessoas jurídicas por atos de corrupção; até então, só pessoas físicas eram punidas. (O Globo)

Tratado nuclear
O governo dos Estados Unidos afirmou nessa segunda-feira que o governo de Moscou violou o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, e pediu diálogos bilaterais imediatos a respeito do assunto. O tratado, assinado em 1987 e ratificado em 1988, visa eliminar o uso de mísseis balísticos com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros. “Esse é um assunto muito sério que tentamos discutir com a Rússia há algum tempo”, afirmou o governo de Washington via comunicado. (O Globo)