Um grave acidente envolvendo um ônibus do Move e 13 veículos deixou feridos no bairro Santa Efigênia, na região Leste de BH, na manhã desta terça-feira (2). O motorista do coletivo teria passado mal minutos antes da colisão. De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu na altura da avenida Professor Alfredo Balena, em frente ao Hospital das Clínicas, com o ônibus da linha 82 (Estação São Gabriel / Savassi Via Hospitais). Ainda não há informações sobre o estado de saúde de feridos. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. Informações preliminares dão conta que, além do Move e dos carros de passeio, outro coletivo se envolveu na batida. (O Tempo)
A Defesa Civil de Belo Horizonte se reuniu com moradores dos edifícios Savana e Antares, vizinhos ao viaduto Guararapes, que desabou no dia 3 de julho. O encontro, na noite desta segunda-feira (1º), foi para tratar da implosão da alça Norte da estrutura, prevista para o próximo dia 14. A construtora Cowan vai pagar pelo serviço, que será executado por um empresa do Rio de Janeiro. Logo após a implosão, a Defesa Civil fará vistorias nos imóveis em um raio de 50 metros, no entanto a área de isolamento é de 200 m. As pistas da avenida Pedro I só deverão ser liberadas totalmente no dia 21, quando será feita uma nova vistoria. A implosão será feita de dentro para fora, causando um impacto de 1.800 toneladas. A partir das 8h do dia 14, a Defesa Civil vai soar sirenes, dando início à remoção das famílias. Cerca de 370 imóveis no entorno deverão ser desocupados. Serão gastos 125 kg de explosivos, que em 3 segundos vão por abaixo a estrutura de 155 metros de comprimento. A retirada dos escombros deve durar uma semana e vai ficar a cargo da Cowan, que no mesmo dia, irá demolir o que restou da alça Sul. (O Tempo)
Com a pauta de votações trancada pela Medida Provisória (MP) 648, que flexibilizou o horário de transmissão do programa A Voz do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo, a Câmara inicia hoje (2) o último esforço concentrado antes do primeiro turno das eleições deste ano. Outro assunto que deverá constar da pauta é o projeto que pretende sustar o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social. Também tranca a pauta o projeto que cria regras nacionais de acesso e repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade, com a previsão de pagamento de royalties. A proposta tramita em regime de urgência constitucional, já recebeu mais de 100 emendas e sequer tem relator definido. Portanto, não há possibilidade de ser votado no plenário antes das eleições. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deverá reunir-se na parte da tarde com os líderes partidários para definir as matérias que devem ser incluídas na pauta desta terça-feira à noite e da manhã de quarta (3). Há muitas matérias prontas para serem incluídas, mas para que isso ocorra serão necessários acordos entre as lideranças partidárias. (Agência Brasil)
Aproximadamente 250 alunos do Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, ficaram sem merenda nesta segunda-feira (1º). A Secretaria Municipal de Educação enviou, no último 26 de agosto, um ofício no qual informou sobre o corte da verba da merenda escolar direcionada à instituição. Segundo a superintendente do Cais, Cristina Abranches Mota Batista, a secretaria alega que a instituição não teria direito à merenda. Cristina explicou que a maior parte dos alunos fica por cerca de três horas no Cais, onde eles se alimentam antes de irem para a escola tradicional. Somente na faixa de 1 a 13 anos, são aproximadamente 160 alunos. “Mas temos também alunos do Núcleo de Educação Profissional, que são alunos com mais de 14 anos e que ficam cerca de quatro horas no Cais, além de bebês. Ao todo, são quase 250 alunos”, afirmou a superintendente. Cristina afirmou ainda que, neste ano, a prefeitura cortou em 60% a verba repassada para o atendimento aos alunos do Cais. “O número de pessoas atendidas precisou ser cortado na mesma proporção. E o convênio foi renovado neste mesmo valor”, reforçou. A prefeitura de Contagem, por meio de nota, afirmou que a medida integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). (Hoje em Dia)
H1N1
Foi registrada mais uma morte por gripe suína, a H1N1, em Minas Gerais. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Alfenas, no Sul do Estado divulgou nesta segunda-feira (1º) a morte de uma mulher de 48 anos. O exame foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, e o resultado comunicado na sexta-feira (29) à saúde do município. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que foram registrados 26 casos de mortes por gripe em Minas, sendo 13 diagnosticados com Influenza A (H1N1). O caso de Alfenas ainda não entrou nas estatísticas. Conforme levantamento feito pela SES, até o momento, neste ano de 2014, foram confirmados 1.900 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 118 decorrentes de gripe. Em 2013, durante todo o ano foram notificados 5.739 casos de SRAG e 147 por gripe. A gripe fez mais vítimas na faixa etária acima dos 60 anos. Foram 36 casos, que resultaram em oito óbitos. Entre 50 a 59 anos foram confirmados 20 registros de SRAG e sete mortes. Em 2009, uma nova cepa do vírus influenza foi identificada como Influenza A (H1N1). Em agosto de 2010, após evidência epidemiológica, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia como encerrada. No entanto, o vírus continua a circular, produzindo surtos localizados. (Hoje em Dia)
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte revela que 2.621 pessoas foram infectadas por dengue neste ano. O balanço divulgado pelo órgão contabiliza os casos confirmados até a última sexta-feira (29). Em 2013, a capital registrou, durante o ano, mais de 96 mil casos da doença. Em Minas, até o mês passado foram contabilizados 41.953, um número 11,17% menor que o registrado no mesmo período do ano passado: 375.266. A média de infectados em BH em 2014 é de 10,8 casos por dia. A regional com maior número de confirmações da doença é a Oeste, com 631 casos. Em seguida estão as regionais Noroeste e Leste, com 437 e 314 pessoas infectadas, respectivamente. Até o momento a cidade não teve nenhum caso de morte em decorrência da enfermidade, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. No estado já são 41 mortes em decorrência de complicações da doença. No ano passado, Minas registrou o maior número de casos referente a doença: 368.387 casos confirmados e 117 óbitos. (Hoje em Dia)
Racismo
A 31ª Delegacia de Polícia de Muriaé, na Zona da Mata mineira, identificou até agora cerca de 50 pessoas que fizeram comentários racistas no Facebook sobre uma foto publicada na rede social pela jovem negra Maria das Dores Martins, de 20 anos, junto ao namorado branco, Leandro, de 18. As investigações em andamento apontam que quase todos os agressores atuaram de forma organizada e praticaram outros ataques de mesmo teor, aponta o delegado responsável pelo caso, Eduardo Freitas da Silva. Ele planeja pedir apoio à Polícia Civil de São Paulo, onde, segundo Silva, reside a maior parte dos suspeitos. “Inicialmente, achamos que eram poucos agressores, mas, como são muitos, vai ser difícil identificar todos”, diz o delegado. A grande maioria dos suspeitos mantém contato entre si e publicou as mensagens de forma combinada, afirma. “Parece que essas pessoas têm conluio entre elas para fazerem esse tipo de ação delituosa. Escolhem, aleatoriamente, alvos com que não têm qualquer tipo de relação para atacar com palavras racistas. Elas têm um histórico de ações semelhantes”, acrescenta. Silva relata que alguns dos agressores excluíram a conta do Facebook que usaram para publicar os comentários e abriram um nova, para tentar despistar a polícia. “Nós temos condições de vincular o cadastro antigo com o atual”, explica. (Estado de Minas)
O Grêmio repassou à Polícia Civil de Porto Alegre imagens capturadas pelas câmeras de segurança do estádio que sediou o jogo contra o Santos, na quinta-feira (28), pela Copa do Brasil. As filmagens podem ajudar a identificar os torcedores que insultaram o goleiro do Santos, Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, durante a partida. No inquérito, constam pelo menos cinco suspeitos de participar da agressão. Além da jovem flagrada em imagens no momento da violência, ao menos um homem teve participação confirmada pela polícia. Com a entrega do vídeo, que dura cerca de uma hora, a polícia começará a convocar os envolvidos para depoimento. "Hoje vamos oficializar a intimação para que os suspeitos se apresentem na delegacia", disse Lindomar Sousa, o responsável pelo inquérito na 4ª Delegacia de Porto Alegre. Os torcedores identificados poderão responder pelo crime de injúria qualificada, que, quando praticada com base em elementos relacionados à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, pode ser punido com pena de um ano a três anos de reclusão e multa. (Agência Brasil)
A ideia para compor este texto era buscar algo novo no Mercado Central de Belo Horizonte, que dia 7 completa 85 anos, na contagem oficial. Alguma coisa além da sedutora e peculiar alquimia de cheiros, cores e sabores, da sempre aberta possibilidade de convivência com gente de todas as tendências e aparências. Um desafio buscar um episódio desconhecido na história mil e uma vezes contada do centro de compras famoso dentro e fora das fronteiras do país. E não é que há novidade? O Mercado Central vai provar que suas origens não estão plantadas no quadrilátero formado pelas ruas Santa Catarina, Curitiba, Goitacazes e Avenida Augusto de Lima. Suas raízes foram plantadas em 1900, no começo da Avenida Afonso Pena, onde hoje está a defasada rodoviária. Não se trata, claro, de uma descoberta. O fato não é tratado com relevância na história da cidade. E, dessa forma, nunca veio a público com a merecida relevância como virá agora. Amanhã, será aberta a exposição “História e memórias do Mercado Central”, que vai fundir a primeira versão do centro de compras, de 1900, e a segunda, de 1929, a que é frequentada e reverenciada atualmente. Uma comemoração de aniversário diferente, que deixa ainda mais orgulhosos comerciantes e administradores do centro de compras. E felizes. Afinal, trata-se de uma memória não unicamente comercial, mas também afetiva, ligada à própria trajetória de vida de cada um deles, há décadas instalados em lojas e boxes acanhados com a missão de receber clientes e tratá-los como ilustres convidados. O curador da exposição é Ozias Ribeiro Neves, do Escritório de História. A mostra começa com um painel. Nele, a foto do mercado municipal de 1901, na Avenida Afonso Pena, peça do Arquivo Público Mineiro. Foi obra de decreto datado de 1899, do então presidente do estado Silviano Brandão, conforme cópias anexadas de documentos da época. Era uma construção horizontalmente alongada, em estrutura de ferro e vidro importada da Bélgica, inaugurado em 6 de outubro de 1900 e administrado pela prefeitura. “E já era, naquele tempo, espaço de convivência”, diz Luiz Carlos Braga, superintendente do Mercado Central. (Estado de Minas)
Nesse sábado (30) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugurou 14 novas estações de bicicletas compartilhadas na Pampulha e na área central, como parte do programa Pedala BH. Com isso, o programa Bike BH ganhou novo impulso e os usuários, mais opções para a retirada e devolução das bicicletas. As novas estações se somam às quatro já existentes, na Praça da Liberdade, no Mercado Central, na Praça Afonso Arinos e na Praça Rui Barbosa, com 40 bikes em circulação. Com as novas estações, o projeto chega a 18 estações e 180 bikes. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), desde 7 de junho, quando foi inaugurado o Bike BH, mais de 6.137 viagens foram realizadas e mais de 13 mil pessoas já se cadastraram no sistema. Das quatro estações da área central, a da Praça da Liberdade é a recordista, com 2.387 viagens, seguida pelo espaço do Mercado Central, com 1.388 viagens, a Praça Afonso Arinos, com 1.247 viagens e a Praça Rui Barbosa, com 666 viagens. A parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, Serttel/Samba Transportes Sustentáveis, e o Itaú, prevê que até o final do ano serão instaladas 40 estações com capacidade para mais 400 bicicletas. (Hoje em Dia)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu hoje (2) as potências ocidentais de que não há uma solução militar para a crise na Ucrânia, no momento em que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se prepara para reforçar sua presença no Leste da Europa. Ele disse que está profundamente preocupado com a situação na Ucrânia e quer evitar a deterioração da crise que “evoluiu para uma situação caótica e perigosa”. Durante visita à Nova Zelândia, Ban Ki-moon lembrou a jornalistas que isso tem implicações regionais e mesmo globais. “É por isso que tenho tentado chegar às autoridades ucranianas e russas, às mais altas autoridades, para abordar o assunto e resolver [a crise] de forma pacífica e por meio do diálogo”, disse. O secretário destacou as preocupações ocidentais sobre os avanços no Leste da Ucrânia por insurgentes pró-russos, que Kiev diz serem apoiados por forças russas, mas Moscou insiste serem rebeldes separatistas. “Eu sei que a União Europeia, os norte-americanos e a maioria dos países ocidentais estão discutindo, de forma muito séria, como lidar com esse assunto”. (Agência Brasil)