Mensalão

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira regime aberto de prisão domiciliar ao ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, condenado a sete anos e dez meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Com a decisão, Valdemar vai cumprir o resto da pena em casa. De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido em uma casa de albergado, para onde os presos retornam somente para dormir. No Distrito Federal, pela inexistência do estabelecimento no sistema prisional, os juízes determinam que o preso fique em casa e cumpra algumas regras, como horário para chegar ao domicílio, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo. Barroso entendeu que o ex-parlamentar tem direito ao benefício por ter cumprido um sexto da pena, requisito exigido pela Lei de Execução Penal. De acordo com informações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Costa Neto já cumpriu 11 meses e seis dias no semiaberto. Além disso, tem 155 dias remidos - descontados da pena inicial, em função dos dias trabalhados em um restaurante industrial e das horas de estudo. (Agência Brasil)

Pizzolato

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina denunciou o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato pelo crime de falsidade ideológica. Segundo o órgão, Pizzolato falsificou documentos para tirar um passaporte em nome do irmão, Celso, morto em 1978 em um acidente de carro. Com o passaporte, ele conseguiu passar pela Argentina e Espanha, antes de chegar à Itália. Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele fugiu para a Itália em setembro do ano passado, antes do fim do julgamento no STF, mas foi preso em fevereiro em Maranello. “Com isso [a condenação no Brasil], o acusado decidiu que era chegada a hora de utilizar a documentação que arrecadou ao longo dos anos, deixou o território nacional e, como Celso Pizzolato, às 10h17 do dia 11 de setembro encontrava-se no território da vizinha República Argentina, passando por procedimentos de imigração também nesse país, e de onde, no dia seguinte embarcaria, sempre como Celso, e sempre conseguindo ludibriar os órgãos de controle, em voo para o Reino da Espanha, sendo que depois chegaria à Itália, onde somente foi descoberto, na cidade de Maranello, no dia 5 de fevereiro de 2014, após intensa investigação feita por cooperação internacional de polícias”, relata o MPF. Preso, Pizzolato foi a julgamento, mas a Corte de Apelação de Bolonha, na Itália, rejeitou o pedido de extradição para o Brasil. Ele foi solto na semana passada. A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai recorrer da decisão que rejeitou a extradição de Pizzolato. (Agência Brasil)

Juros

As taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas aumentaram em outubro. O resultado, no entanto, ainda não reflete a alta da taxa básica de juros (Selic), de 11% para 11,25% ao ano, anunciada no último dia 29 pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Os dados, divulgados hoje (10), são da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,33 ponto percentual em outubro, passando 6,06% ao mês (102,59% ao ano) em setembro para 6,08% ao mês (103,05% ao ano) em outubro. Das seis linhas de crédito pesquisadas para pessoa física, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e cinco tiveram suas taxas de juros elevadas (juros do comércio, cheque especial, financiamento de automóveis, empréstimo pessoal feito por bancos e empréstimo pessoal feito por financeiras). A taxa de juros média para empresas apresentou uma elevação de 0,01 ponto percentual no mês (0,17 ponto percentual em doze meses) passando de 3,43% ao mês (49,89% ao ano), em setembro para 3,44% ao mês (50,06% ao ano), em outubro. (Agência Brasil)

G-20

A reunião do G-20 na Austrália, esta semana, trará um componente extra para o governo brasileiro. Está confirmada a realização de agenda bilateral da presidente Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Embora tenham conversado por telefone e até se encontrado em outras reuniões internacionais, como na última assembleia da ONU, nos Estados Unidos, essa será a primeira reunião formal com os líderes dos dois países desde a crise diplomática provocada pela espionagem americana no Brasil. Na prática, Obama já tinha conversado sobre o assunto informalmente com Dilma na reunião passada do mesmo G-20, em São Petersburgo, na Rússia, em setembro do ano passado. Na ocasião, ele tentou fazer um gesto para amenizar o mal-estar provocado pela revelação da espionagem e prometeu apresentar explicações sobre o caso. O gesto de Obama, entretanto, não impediu que Dilma cancelasse a visita oficial que faria até Washington, no mês seguinte, reforçando publicamente sua insatisfação com o problema. Agora, as áreas diplomáticas dos dois países concluíram que já existe novamente clima para a retomada de conversas normais entre os dois países. O gelo já havia sido quebrado em telefonemas trocados pelos dois e, especialmente, depois que Obama ligou para Dilma parabenizando-a pela reeleição. Ainda não está definido o conteúdo do encontro entre os dois presidentes durante a reunião do G-20. (Agência Estado)

Alzheimer

Cientistas japoneses confirmaram a eficácia de um novo método capaz de detectar a doença de Alzheimer na fase inicial, sem a necessidade de recorrer aos atuais procedimentos dolorosos. O projeto foi desenvolvido por peritos do Centro Japonês de Geriátricos e Gerontologia e uma equipe de cientistas da empresa japonesa Shimadzu, liderados pelo Prêmio Nobel de Química em 2002, Koichi Tanaka, informou nesta terça-feira (11) a estação pública nipônica HNK. Utilizando a tecnologia que a equipe de Tanaka desenvolveu em 2013 para detectar no sangue a acumulação de proteínas beta-amiloide, uma das prováveis causas do Alzheimer, as equipes fizeram análises de sangue em mais de 60 pessoas com idade avançada. Os investigadores comprovaram os estudos que indicam que os doentes acumulam essa proteina no cérebro mais de dez anos antes de desenvolver os sintomas. Eles observaram que aqueles que apresentam a substância também experimentaram um aumento na quantidade do peptídeo APP669-711 no sangue. (Agência Brasil)

UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, é considerada a sexta melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 316ª no mundo. O ranking foi divulgado pela instituição mineira nesta terça-feira (10). O estudo foi concluído no fim de outubro, pela US News. A UFMG obteve a nota de 37,5, em um total de 100, e ficou entre as quatro melhores brasileiras. O estudo, que é feito há mais de 30 anos, avaliou pela primeira vez universidades fora do território norte-americano. Ao todo, foram 496 instituições observadas na Ásia, Estados Unidos, Europa e América Latina. Entre as instituições latino-americanas, as cinco mais bem posicionadas são, pela ordem, USP, UFRJ, Unicamp, Universidade de Buenos Aires e Nacional Autônoma do México. A Universidade de São Paulo, além de melhor da América Latina, ficou como em 77ª no ranking global. Fecham a lista das 10 melhores instituições de ensino superior na região as universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PUC do Chile e Federal de São Paulo (Unifesp). (Hoje em Dia)

Jequitinhonha

Pelo menos duas pessoas morreram em uma queda de avião, na tarde desta segunda-feira (10), em uma mata próximo a cidade de Bandeira, na região do Vale do Jequitinhonha, na divisa entre Bahia e Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar de Almenara, o bimotor bateu em uma serra, na Mata do Passarinho, a oito quilômetros de Bandeira. Estaria chovendo na hora do acidente. O encontro do avião ocorreu horas após o pedido de resgate, comunicado pela aeronáutica em Recife (PE). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o piloto e um passageiro foram encontrados mortos no local. Uma das vítimas foi identificada como Lucas Henrique Lima, morador de Salvador (BA). A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que identificou um sinal de emergência emitido pela aeronave, mas não soube dizer o que causou a queda. O órgão investigará o acidente. (Hoje em Dia)

Led Zeppelin

O ex-vocalista da lendária banda Led Zeppelin, Robert Plant, recusou uma oferta de 500 milhões de libras para reunir o grupo. A ideia era realizar uma turnê de 35 shows, que ocorreriam em três cidades diferentes. O autor da proposta foi Richard Branson, dono de uma das maiores gravadoras nos Estados Unidos, a Virgin Records. De acordo com uma fonte ouvida pelo jornal britânico Daily Mirror, os outros membros do grupo, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham, haviam aceitado a oferta mediatamente. Já Plant pediu para 48 horas para tomar uma decisão. Após o prazo, o ex-vocalista rasgou os papéis do contrato, surpreendendo a todos. "Eles tentaram convencê-lo, mas não teve jeito. Ele não vai mudar de ideia", revelou a fonte ao jornal. Branson sempre foi um grande fã da banda e estaria muito interessado em financiar a turnê, oferecendo para transportar o grupo entre os diferentes locais de shows. A última vez em que o Led Zeppelin tocou foi em 2007 durante o Tributo Ahmet Estegun na Arena 02, em Londres. Recentemente, o Led Zeppelin lançou novas versões dos álbuns IV e House of the Holy, remasterizadas pelo ex-guitarrista da banda, Jimmy Page. Os dois ficaram na lista dos dez mais ouvidos no Reino Unido. (Agência Estado)

Clássico

A dois dias do primeiro clássico que decidirá a Copa do Brasil, a polêmica sobre o espaço destinado aos cruzeirenses no Independência promete tensão e reviravoltas tal qual o duelo nos gramados. Tudo porque Atlético e Cruzeiro divergem sobre o número e localização dos torcedores da Raposa no Gigante do Horto. Como nenhuma das partes quer ceder, o comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, Coronel Ricardo Machado, afirmou que agora a decisão ficará a cargo dos oficiais. "Os clubes não entraram em acordo. Recebi um oficio do Atlético que libera apenas 1871 ingressos. O Cruzeiro só aceita a carga de 2.302 referente aos 10%. Vou ter uma reunião agora (na noite desta segunda-feira) com superiores e outros membros da Polícia Militar. A decisão agora é da Polícia Militar. Amanhã (terça-feira) pela manhã comunicaremos a todos o que será feito. Nada está discartado", Coronel Ricardo Machado. Uma das possibilidades é que a Polícia Militar estabeleça que o clássico terá a presença somente presença de torcedores atleticanos, o que ocorreria também no jogo de volta. O que não está descartado é que os oficiais proponham que o Atlético tenha direito a menos de 10% dos bilhetes do dia 26, no Mineirão. (Hoje em Dia)

Copa América

A Confederação Sul-Americana de Futebol e a Federação de Futebol do Chile definiram e divulgaram nesta segunda-feira a divisão das seleções nos quatro potes para o sorteio dos grupos da edição de 2015 da Copa América, com as cabeças de chave sendo as seleções argentina, brasileira e chilena. A determinação das seleções que compõem os outros três potes do sorteio leva em conta a última atualização do ranking da Fifa, em outubro, mas não o primeiro, composto pelo país anfitrião e por duas das mais tradicionais seleções do mundo. Afinal, a Colômbia é a segunda melhor seleção participante da Copa América na lista da Fifa, em terceiro lugar, atrás apenas da Argentina, a segunda colocada, e à frente do Brasil (sexto) e do Chile (13º). O pote 2 do sorteio da Copa América é composto pela Colômbia, Uruguai (oitavo) e México (17º). O pote 3 tem Equador (27º), Peru (54º) e Paraguai (76º). Já o último pote conta com Venezuela (85º), Bolívia (103º) e Jamaica (113º colocado no ranking da Fifa). O sorteio dos grupos da próxima Copa América será realizado no dia 24 de novembro em Viña del Mar. O torneio no Chile está marcado para o período entre 11 de junho e 4 de julho de 2015. (Estadão)