Bactéria da febre maculosa circula na região da Pampulha
Exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) comprovaram que a bactéria que pode causar a febre maculosa circula na região da lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte. Cinco das seis amostras de carrapatos retiradas de seis capivaras da orla apresentaram resultado positivo para o parasita. O dado foi divulgado nesta segunda no Ministério Público, onde a questão foi tratada em reunião entre representantes de Secretaria de Estado de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Sociedade Protetora dos Animais. (O Tempo)
Minas corre risco de enfrentar apagão em 2015
Pelo menos 600 municípios mineiros com menos de 12 mil habitantes vão ficar com iluminação pública precária a partir de primeiro de janeiro do ano que vem. A projeção é da Associação Mineira de Municípios (AMM) diante da determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) às concessionárias de energia, em todo país, de transferência para as prefeituras, a partir desta data, da prestação do serviço de manutenção da infraestrutura de iluminação pública. “Estamos alertando para o risco de apagão generalizado no Estado”, disse o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, prefeito de Barbacena. (Hoje em Dia)
Manifestação na capital do estado mexicano de Guerrero termina em violência
Pais dos 43 estudantes desaparecidos no México lideraram, nessa segunda-feira (1º), manifestação de protesto, que terminou em atos de violência, em Chilpancingo, capital do estado de Guerrero. Cerca de 300 pessoas, incluindo alunos da Escola Normal Rural de Ayotzinapa, onde estudavam os desaparecidos, e professores, membros da Coordenadoria Estatal de Trabalhadores da Educação de Guerrero (Ceteg), pintaram palavras de ordem em edifícios na zona sul de Chilpancingo. (Agência Brasil)
Uso do detector de metais é obrigatório para todos, decide CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definiu que o uso de detectores de metais instalados em varas, seções judiciárias, fóruns e tribunais deve ser aplicado a todos, inclusive magistrados e servidores que trabalhem no local. O julgamento de dois pedidos de providências relativos ao assunto foi concluído nesta segunda-feira (1º), durante a 22ª Sessão Extraordinária. O caso principal foi protocolado por um advogado que discordava do sistema de segurança usado na Subseção Judiciária da Justiça Federal localizada em São José do Rio Preto (SP). Ele informava que, embora o local tivesse detector de metais na entrada principal, uma porta de acesso lateral sem qualquer controle era usada por magistrados, membros do Ministério Público, advogados públicos, servidores e outros trabalhadores autorizados. (CNJ)
Haverá punição severa se cartel for provado, diz Cade
O presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Vinicius Marques de Carvalho, afirma que, se comprovado o cartel nas licitações da Petrobras, as empresas envolvidas merecem ser "severamente" punidas. As companhias podem ser proibidas de participar de licitações públicas por até cinco anos e impedidas de contratar empréstimos com bancos oficiais, explicou Carvalho em entrevista à Folha. (Folha de São Paulo)
História de dom Pedro Casaldáliga é retratada em filme
Uma trajetória intensa. É assim que pessoas que convivem com o bispo emérito de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, definem a vida do homem que se dedicou a lutar para que a população mais pobre e os indígenas tivessem consciência de seus direitos e lutassem por eles. Nesta terça-feira (2), os moradores da cidade mato-grossense na qual Casaldáliga vive até hoje participarão do pré-lançamento do filme Descalço sobre a Terra Vermelha. A obra, baseada no livro que leva o mesmo nome e que conta a história do bispo, é uma coprodução da TV Brasil com mais duas televisões públicas, uma espanhola e outra catalã, e será exibida no canal brasileiro em três episódios nos dias 13, 20 e 27 deste mês. (Agência Brasil)
Câmara pode liberar até nove armas por pessoa
Um grupo de deputados se movimenta para aprovar, nos próximos dias, o Projeto de Lei 3722/2012, que modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). Em resumo, o texto permite a posse de armas em casa, no local de trabalho (se for dono do estabelecimento) ou em propriedades rurais, aumentando o número de armas e munições por cidadão. A matéria será discutida nesta terça-feira (2), na comissão especial instalada na Câmara com o objetivo exclusivo de votá-la. Membros do colegiado querem aprová-la até o fim do ano, uma vez que a comissão será extinta com o início da nova legislatura, em fevereiro. Não há deliberação parlamentar durante o recesso de janeiro. Entre os pontos polêmicos da proposta está o que garante ao cidadão, sob certas condições, o direito de adquirir e portar na rua até nove armas de fogo. O texto também aumenta o número de munição para portadores de armamento: de 50 balas por ano para 50 balas por mês. (UOL)
Não há sinais de que Jango tenha sido envenenado, diz equipe de peritos
Não há sinais de que o ex-presidente João Goulart (1919-76), o Jango, tenha sido envenenado, concluiu de maneira consensual uma equipe de peritos coordenada pela Polícia Federal, que anunciou os resultados nesta segunda-feira (1º), após mais de um ano de trabalho. Os especialistas analisaram laudos produzidos por laboratórios estrangeiros sobre os restos mortais do presidente, cuja deposição deu início à ditadura militar (1964-85). (Folha de São Paulo)