Cerveró
Menos de duas horas depois de solicitar à Justiça Federal do Paraná que intime a presidente Dilma Rousseff (PT) como testemunha de defesa na ação penal contra o ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, a defesa do executivo recua e pede a substituição do nome da petista no rol de interrogados. Em nova petição apresentada na tarde desta segunda-feira, 26, o advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor, pede que Dilma seja substituída por Ishiro Inagaki, de Tóquio. Na defesa prévia apresentada no início da tarde, Ribeiro alegava a incompetência do juiz Sérgio Moro para julgar a ação. "A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal narra fatos e condutas pretensamente ocorridos na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, evidenciando-se a manifesta incompetência desse MM. Juízo para processar e julgar a presente demanda", afirma o defensor no documento. (Estado de Minas)
Aprovada trincheira na Pedro I
Quase sete meses depois da queda do viaduto Batalha dos Guararapes, a concepção do novo projeto para a via já foi aprovado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O novo projeto é para construir uma trincheira no local e de acordo com engenheiro Maurício de Lana, presidente da empresa Consol – responsável pelo projeto –, ele não prevê desapropriações de imóveis e o trânsito no local não será interrompido durante a obra. Além disso, a previsão é de que o projeto concluído e aprovado por todos os órgãos seja entregue até o fim de fevereiro. "A ideia e construir a obra sem interromper o tráfego da avenida. Remanejaremos o trânsito para um lado da via, depois para o outro. É importante para os moradores que a obra seja feita sem maiores impactos. Além disso, foi tudo pensado para não haver desapropriações", explica Lana. (O Tempo)
Relatório do acidente com Eduardo Campos
Relatório parcial da Força Aérea Brasileira (FAB) reforça a suspeita de falha humana na queda de avião que matou o candidato a presidente e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em 13 de agosto do ano passado. O acidente, ocorrido em Santos, vitimou todas as sete pessoas a bordo, incluindo o piloto Marcos Martins e copiloto Geraldo Magela Barbosa da Cunha. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os pilotos não tinham o treinamento formal exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar a aeronave. O Cenipa também constatou que o avião fez trajeto diferente daquele previsto no plano de voo para a tentativa de pouso e a arremetida. Apesar disso, os militares envolvidos da investigação disseram que ainda é cedo para apontar as causas do acidente. O Cenipa não deu prazo para concluir a investigação. (O Globo)
Capivaras na Pampulha
A esterilização das capivaras da Lagoa da Pampulha deve ser feita por técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em reunião no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nesta segunda-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou que o procedimento será feito nas 46 capivaras capturadas na orla do manancial e que hoje estão em um parque da cidade. A preocupação das autoridades é a proliferação dos animais e do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, e que vivem no dorso dos animais. Dos roedores que estão presos, 28 já apresentaram contaminação pela doença. A medida já tinha sido discutida por causa da superpopulação de capivaras na região. O exemplo usado foi de Viçosa, na Zona da Mata, que fez a esterilização dos animais que também invadiram o município. Antes de realizar o procedimento, que ainda não tem data para começar, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai formalizar um termo de cooperação técnica com a UFMG para que funcionários façam a ligadura de trompas das fêmeas e a vasectomia nos machos. O documento será avaliado, ainda, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). (Estado de Mnas)
Voos a NY cancelados
Empresas aéreas anunciaram nesta segunda-feira (26) o cancelamento de voos entre o Brasil e Nova York após o anúncio de que uma nevasca deve atingir a costa leste dos EUA nos próximos dias. A TAM informou que três voos partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro para o aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK) em Nova York foram cancelados. Cinco voos partindo de Nova York para o Brasil também não decolarão. Outros voos ainda estão previstos, mas podem sofrer alterações por conta das condições meteorológicas. A empresa oferece para os clientes afetados a remarcação da data da viagem para os próximos 20 dias sem qualquer custo. Clientes cujos voos em 26 e 27 de janeiro ainda não tenham sido afetados também podem solicitar a alteração sem custos adicionais para voar até sexta-feira (30). (O Tempo)
Crescimento da pobreza
Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgados nesta segunda-feira, 26, mostram uma elevação de 5,4% para 5,9% na quantidade de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza entre 2012 e 2013. Esse índice estava em 10,7% em 2005, segundo os critérios da Cepal. O número de brasileiros situados em um quadro de pobreza, no entanto, continuou diminuindo: passou de 18,6% em 2012 para 18% em 2013 - eram 36,4% em 2005. A situação do Brasil difere dos demais países da região. O estudo da Cepal indica que o equivalente a 167 milhões de latino-americanos, ou 28,1% dos habitantes da região, estavam na condição de pobreza em 2013 - rigorosamente o mesmo índice registrado um ano antes. (Estado de Minas)
China desacelera
O lucro do setor industrial da China declinou mais rapidamente no mês de dezembro de 2014, dando mais provas da fraqueza econômica do país. O lucro industrial recuou 8,0% em dezembro de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 850,7 bilhões de yuans, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. No acumulado de 2014, o lucro industrial subiu 3,3%, para 6,47 trilhões de yuans. No ano anterior, o avanço foi bem maior – 12,2%. Em um comunicado, o Escritório afirmou que a queda nos lucros são um resultado dos baixos preços dos produtos e de custos mais elevados. (Estado de Minas)
Argentina
No seu primeiro discurso após a morte do promotor Alberto Nisman — antes, só havia se pronunciado por meio de duas mensagens no Facebook —, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou ontem em cadeia nacional de TV a dissolução da Secretaria de Inteligência (Side) e a criação de uma nova agência federal para o setor. O governo acusa setores descontentes da Inteligência de estarem por trás da denúncia apresentada por Nisman contra a presidente por suposto encobrimento da participação do Irã em um atentado que deixou 85 mortos em Buenos Aires em 1994 e da misteriosa morte do promotor há uma semana. (O Globo)