Vaccari e três ex-deputados presos na Lava Jato irão para cadeia comum

A Justiça Federal no Paraná determinou que o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e os três ex-deputados presos preventivamente na Operação Lava Jato sejam transferidos da sede da Polícia Federal em Curitiba para um presídio comum, na região metropolitana da cidade.

A decisão foi tomada neste domingo (24) pelo juiz federal Sergio Moro, a pedido da Polícia Federal. Além de Vaccari, serão transferidos os ex-parlamentares André Vargas (ex-PT-PR, hoje sem partido), Luiz Argôlo (SD-BA) e Pedro Corrêa (PP-PE). Todos estão presos há pouco mais de um mês.

Folha de São Paulo

Ex-vice presidente da Camargo Corrêa diz em CPI que herdou prática de propina

Brasília, 26 - Deputados da CPI da Petrobras começaram a ouvir na manhã desta terça-feira, 26, o depoimento de Eduardo Hermelino Leite, ex-vice-presidente da Camargo Corrêa. Falando em arrependimento, Leite disse que "lamentavelmente" participou do pagamento de propina a agentes públicos e privados e que hoje tem seu futuro profissional comprometido. "Mais do que arrependimento, tenho uma profunda frustração profissional", declarou.

Em suas primeiras palavras, o executivo disse que tinha 21 anos de Camargo Corrêa e que em 2009, ao assumir a diretoria de Óleo e Gás da empresa, herdou um esquema preexistente, passado por seus antecessores. Ele relatou que os colegas haviam dito que o "cliente" (Petrobras) funcionava dessa maneira e que era difícil deixar tal "atividade". "Herdei uma prática e tive de administrá-la, mantendo os procedimentos já adotados", comentou.

Estado de Minas

Deputados discutem hoje efetivação de designados da educação em Minas

Deputados da oposição e da base governista na Assembleia Legislativa de Minas se enfrentaram em discussão acalorada, na manhã desta terça-feira, ao participarem de comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê efetivar servidores designados (sem concurso público) da educação. Em 2007, designados da educação já haviam sido efetivados pela Lei 100. No entanto, no ano passado, a lei em questão foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A polêmica entre os parlamentares na manhã de hoje, que chegaram a elevar o tom da voz para defenderem posições a respeito do assunto em pauta, envolveu o prazo para votar o parecer sobre a PEC. No ano passado uma outra proposta foi apresentada com a mesma finalidade, mas acabou sendo arquivada. Os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Lafayette Andrada (PSDB) argumentaram que o prazo para votação do parecer venceu no mês passado.

Estado de Minas

Polícia Federal mira em transações de banco de luxo

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar suspeitas de prática de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e crime contra o sistema financeiro envolvendo três sócios da GPS Planejamento Financeiro, líder no mercado brasileiro de gestão de grandes fortunas.

A gestora é controlada pelo private bank suíço Julius Baer Group, citado na delação premiada do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. No depoimento, o ex-executivo declarou que contratou o banco suíço para investir dinheiro arrecadado de propina que recebeu para facilitar contratos na estatal.

Hoje em Dia

Pedido de impeachment do governador do Paraná é protocolado na Assembleia do Estado

O pedido de impeachment do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi protocolado nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) por um grupo de juristas. A iniciativa partiu do advogado Tarso Cabral Violin, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e que mantém um blog político.

Hoje em Dia

Câmara analisa reforma política nesta terça-feira

O plenário da Câmara dos Deputados dedicará as sessões deliberativas a partir desta terça-feira, 26, para a discussão e votação da reforma política (PEC 182/07 e outras).

Os líderes partidários decidiram na segunda-feira, 25, que a reforma será discutida por temas e votada diretamente em plenário, sem passar pela Comissão Especial da Reforma Política, e terá um novo relator. O presidente da comissão especial, deputado Rodrigo Maia, foi o indicado, e vai elaborar um parecer sobre o tema.

Fonte: Migalhas