Coronavírus

O Brasil chegou, nesta segunda-feira (19), ao número total de 542.756 vidas perdidas em função da pandemia do novo coronavírus. Em 24 horas, as autoridades de saúde confirmaram 542 mortes. Ontem (18), o total de óbitos estava em 542.214. Já o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia é de 19.391.845. Entre ontem e hoje, foram registrados 15.271 novos diagnósticos positivos de covid-19. Até domingo, a soma de casos acumulados era de 19.376.574. Há ainda 782.009 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. Nas últimas duas semanas, esse índice vem caindo progressivamente. Os novos dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda-feira (19), que consolida informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 18.067.080.Os dados, em geral, são menores aos domingos e às segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Já às terças-feiras, os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim-de-semana. (Agência Brasil)

Vacinação

O 31º lote de vacinas contra a covid-19 começou chegar a Minas na noite dessa segunda-feira (19) e continuará ao longo desta terça (20). Ao todo, o estado receberá cerca de 840 mil doses. Dessas, 171 mil da Coronavac desembarcaram no Aeroporto de Confins na noite dessa segunda; 102 mil da Astrazeneca pousaram na manhã desta terça; à tarde chegam mais 120 mil da Pfizer; e, à noite, 447 mil da Astrazeneca. Os imunizantes são levados para a Central Estadual de Rede de Frio e, depois, distribuídos para as Unidades Regionais de Saúde. Em seguida, são entregues aos municípios. (Rádio Itatiaia)

BH

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (19), que vai antecipar a aplicação da segunda para servidores da saúde de 37 e 38 anos, a partir de quarta-feira (21). De acordo com a PBH, para que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ocorra os trabalhadores da saúde deverão comparecer aos postos de vacinação portando o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. O horário de funcionamento será das 8h às 17h para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os endereços para a segunda dose dos trabalhadores da saúde estão disponíveis no portal da Prefeitura. “Os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público” informou a prefeitura. (Rádio Itatiaia)

CPI

Documentos da CPI da Covid expõem contradições do time do ministro Paulo Guedes (Economia) sobre a elaboração da MP (medida provisória) das vacinas. Negacionismo e preocupação com risco fiscal atrasaram a compra com a Pfizer. A CPI da Covid no Senado quer saber por que um dispositivo que facilitava a aquisição de vacinas da Pfizer e da Janssen foi eliminado da MP publicada em janeiro. Uma das minutas autorizava a União a assumir riscos e custos de eventuais efeitos adversos dos imunizantes, exigência das farmacêuticas. Em resposta à comissão, a pasta de Guedes disse que só foi chamada a se manifestar na sanção, em março. Porém documentos mostram a participação do Ministério da Economia em debates de minutas em dezembro. Planalto e Economia se alinharam contra exigências da farmacêutica americana. A resistência abriu a porteira da Saúde para a série de negociações suspeitas na aquisição de imunizantes. ​O presidente Jair Bolsonaro e Guedes temiam, além de eventuais efeitos colaterais, a ameaça de judicialização. Futuras ações poderiam aumentar o passivo financeiro da União. A decisão do governo de cortar o artigo retardou o negócio. O contrato com a Pfizer só foi assinado em 19 de março graças a uma lei de iniciativa do Congresso que permitiu repassar o ônus ao poder público. (Folha de S. Paulo)

Fundo eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que deverá vetar o aumento no fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado, na quinta-feira (15), pelo Congresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022.  “Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse o presidente em entrevista exclusiva para a Rádio Nacional da Amazônia, que teve trechos exibidos no programa A Voz do Brasil desta segunda-feira (19). “A tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito aos trabalhadores, ao contribuinte brasileiro”, disse o presidente. Segundo o presidente, o dinheiro pode ser mais bem empregado na construção de pontes e construção de malha rodoviária, por exemplo. O presidente comentou que, mesmo com a pandemia o Brasil conseguiu encerrar o ano passado com mais empregos do que no ano anterior. Jair Bolsonaro também falou sobre o auxílio emergencial que o governo vem pagando aos brasileiros em função da pandemia de covid-19. No ano passado foram pagas 5 parcelas de R$ 600 às famílias que comprovassem necessidade.  “Nós gastamos em auxílio emergencial em 2020 o equivalente a mais dez anos de Bolsa Família”, disse.  E comentou que o novo programa de transferência de renda que deverá substituir o Bolsa Família deve ter um incremento de mais de 50% no valor que é pago atualmente. (Agência Brasil)

Bolsonaro

O presidente da república, Jair Bolsonaro, concede uma entrevista exclusiva à Rádio Itatiaia nesta terça-feira (20). A repórter Edilene Lopes está ao vivo com o chefe do executivo. CLIQUE AQUI e acompanhe ao vivo, a partir das 8h30, desta terça-feira, a entrevista exclusiva. Bolsonaro teve alta médica no último domingo (18), após ficar internado com problemas intestinais. O presidente falará sobre diversos assuntos com a Itatiaia. (Rádio Itatiaia)

Frio

A massa de ar frio e seco que chegou em Minas Gerais derrubou drasticamente as temperaturas no Estado. Algumas cidades registraram 0ºC durante a madrugada. O frio deve continuar nos próximos dias. A Itatiaia percorre por Minas para saber como está o tempo em cada uma das regiões. Tipicamente conhecido pelo frio e pelos recordes de baixas temperaturas, o Sul de Minas amanheceu gelado. Em Varginha, os termômetros marcaram 3ºC. Em Poços de Caldas a temperatura chegou a 2ºC e em Maria da Fé, uma das referências do Estado quando o assunto é frio, os termômetros marcaram 0ºC. Ainda não há registro oficial de geada, mas fotos mostram uma fina camada de gelo em várias cidades da região. Em cidades da Zona da Mata, como Juiz de Fora, o clima mudou de maneira repentina. O final de semana foi marcado pelo calor elevado e até atípico para a época, porém o panorama mudou desde a noite dessa segunda-feira (19). Esta terça deve ser o dia mais frio em Barbacena, com previsão de 3ºC e sensação térmica de 0ºC. Há possibilidade de geada na região. Em Juiz de Fora a mínima deve ser de 6ºC, em Leopoldina de 9ºC e São João del Rei de 4ºC. No Triângulo Mineiro, onde costuma ser mais quente, também faz frio nesta terça-feira. Em Uberlândia durante a madrugada, os termômetros marcaram 7ºC, com sensação térmica de 4ºC. Essa temperatura só não foi menor do que a registrada em 30 de junho, data apontada como a mais gelada na região. Na ocasião, a cidade registrou a menor temperatura dos últimos 21 anos, pouco menos de 5ºC e sensação térmica de – 7ºC. Uberaba começou a terça-feira com os termômetros marcando 6ºC e em Araguari a temperatura ficou na casa dos 8ºC. (Rádio Itatiaia)

Libertadores

Atlético-MG e Boca Juniors decidem nesta terça-feira (20), às 19h15min, no Mineirão, quem avança às quartas de final da Copa Libertadores da América. O jogo de ida terminou com o empate em 0 a 0, em Buenos Aires (Argentina). As duas equipes adotaram estratégias diferentes em seus respectivos compromissos nos campeonatos nacionais antes de se enfrentarem novamente. O time argentino decidiu poupar todos os titulares no empate em 1 a 1 diante do Unión Santa Fé, na primeira rodada do Campeonato Argentino. Somente no decorrer da partida que o técnico Miguel Ángel Russo utilizou alguns atletas que vão começar o jogo desta terça-feira. Por outro lado, Cuca decidiu utilizar praticamente o que tinha de melhor contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, e derrotou o Timão por 2 a 1, de virada, alcançando a segunda posição. O técnico explicou o motivo. “Se o jogador está saudável, está com predisposição para o jogo, não tem necessidade de você tirar o jogador porque ele vai cansar ou ficar em casa descansado. Não, é um campeonato importantíssimo que a gente não ganha há 50 anos. Nós temos que entrar com força máxima. Lógico que eu poupei alguns jogadores, mas os demais tinham condições de jogo e por isso nós fomos com a força máxima dentro do possível. A gente não pode abrir mão de qualquer jogo, o campeonato é muito difícil”, disse o treinador durante coletiva. As escolhas de Cuca estão dando resultado. Mesmo com o clima favorável, o técnico não quer perder o foco. (Agência Brasil)

Torcida

Dezoito integrantes da torcida organizada da Galoucura foram detidos, na madrugada desta terça-feira (20), após soltarem foguetes na porta do hotel Ouro Minas, no bairro Ipiranga, região Nordeste de Belo Horizonte. No local, está concentrado o elenco do Boca Juniors, que enfrenta o Atlético às 19h30, no Mineirão, pelas oitavas de final da Libertadores.  De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam danificando o patrimônio público e privado, e colocando em risco a integridade física de quem passava pelo local. Ainda segundo a polícia, foi preciso utilizar balas de borracha para conter os suspeitos. Ninguém se feriu. Foram apreendidos foguetes e, por terem adolescentes envolvidos, a ocorrência foi encaminhada à Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad). Os torcedores iniciaram o foguetório por volta de 23h e foram até de madrugada. A tentativa era de atrapalhar o sono dos jogadores da Argentina e prejudicá-los na partida. (O Tempo)