- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco
Resumo de notícias dos jornais desta segunda-feira
22/09/2014 08h10 - Atualizado em 09/05/2018 16h02
Avenida liberada
A BHTrans promete liberar hoje, às 15h, uma parte da Avenida Pedro I, fechada há mais de dois meses na área onde a alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes desabou, matando duas pessoas e ferindo 23. A previsão é que carros particulares e ônibus possam usar faixas da busway e da pista mista. Além disso, todas as estações do Move na avenida terão o atendimento retomado. A abertura completa da via está prevista para ocorrer dia 29.Segundo a BHTrans, carros e ônibus poderão circular nos dois sentidos da Pedro I entre a Avenida João Samaha e Rua Américo Gasparini, usando as faixas da busway, no sentido bairro/Centro, e da pista mista, no sentido Centro/bairro. A outra pista da Pedro I permanecerá interditadas até a conclusão dos trabalhos de recapeamento, limpeza e sinalização, assim como a pista da Avenida General Olímpio Mourão Filho, Agentes da BHTrans vão orientar os motoristas sobre o trânsito no local e haverá faixas de pano com indicações. (Estado de Minas)
Criança cai de prédio
Uma criança de 11 anos morreu ao cair da janela de um prédio no Bairro Serra no início da tarde deste domingo. O acidente aconteceu em um prédio na Rua Rádio. A polícia foi acionada pouco antes das 16h. O corpo já foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.Segundo a Polícia Militar (PM), o menino estava acompanhado do irmão mais velho, de 18 anos, e do pai, que os levou até a casa da namorada dele. Durante o dia, eles participaram de um evento na parte externa do condomínio com brincadeiras para as crianças. A mulher contou que, por volta das 15h, eles subiram para o apartamento dela, que fica no 5º andar. (Estado de Minas)
Operação na Praça do Papa
Equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) realizaram uma operação na Avenida das Agulhas Negras, perto da Praça do Papa, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde deste domingo. A ação quer inibir a onda de assaltos ocorrida na última semana, quando várias ocorrências foram registradas durante um evento na região. No último domingo, o evento Of Colors Neon, convocado pelo Facebook, reuniu milhares de jovens e terminou em um arrastão. O tumulto só foi dispersado após a intervenção da PM, que precisou usar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso ou ferido. (Estado de Minas)
Gastos da USP
Dados obtidos pelaFolhamostram que 62% do que a USP gastou em pagamentos no ano passado se referem a salários de técnicos. Os outros 38% foram com o pagamento do corpo docente. A proporção é diferente dos gastos de 2009, quando os técnicos consumiram 55% das despesas com salários e, os professores, 45%. Nesse período, a contratação de funcionários foi superior à de docentes: 2.400 novos técnicos administrativos contra 396 professores. Adicionalmente, uma nova carreira dos servidores elevou em até 75% o rendimento dessa categoria do fim de 2009 até 2013. Os salários dos docentes também subiram, mas em menor ritmo –43%. A inflação pelo INPC no período foi de 27%. (Folha de São Paulo)
Suspeita de bomba no Galeão
Uma suspeita de bomba fechou por cerca de uma hora o terceiro andar do Terminal Dois do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, na madrugada desta segunda-feira. A operação aconteceu após uma mala abandonada ter sido encontrada no saguão de embarque. O Esquadrão Antibomba foi acionado. Os agentes retiraram a bagagem do interior do terminal e a detonaram do lado de fora. Na mala, não havia explosivos. O material foi retirado pela Polícia Civil, e o registo da ocorrência foi feito na delegacia do aeroporto. Não houve tumulto, segundo testemunhas. (O Globo)
Morosidade no STF
Representantes de entidades de magistrados e do próprio Supremo Tribunal Federal reconhecem a morosidade na tramitação de processos no STF, como mostra pequisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio, e atribuem o problema à quantidade de processos que chegam ao Supremo. Os resultados do estudo foram antecipados neste domingo pelo colunista do GLOBO Elio Gaspari. O ministro do Supremo Marco Aurélio Mello apontou como principal fator nos atrasos a sobrecarga de processos. Ele reconheceu, entretanto, que a falta de sanções para o descumprimento dos prazos processuais torna as regras sem concretude: Existem regras no regimento interno que definem os prazos processuais, mas regra sem sanção não tem concretude. Se um colega não devolve um processo porque fez pedido de vista, transforma esse pedido em “perdido”, com R. De início, cada qual deveria se conscientizar da necessidade de devolver os processos. (O Globo)
Receita publica normas
A Receita Federal editou duas normas para regulamentar a Lei nº 12.973, que acabou com o Regime Tributário de Transição (RTT). A Instrução Normativa (IN) nº 1.492 orienta as empresas em relação ao cálculo e registro dos juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos - ambos meios de remunerar sócios e acionistas. Já a IN nº 1.493 traz as regras para a elaboração das subcontas nos demonstrativos financeiros das empresas, conforme as novas normas contábeis (IFRS). A regulamentação era aguardada, principalmente pelas empresas que têm planos de adotar as novas normas contábeis, ainda este ano. Por isso, os esclarecimentos da Receita facilitarão essa tomada de decisão. Segundo a coordenadora substituta de tributação da Receita, Cláudia Lúcia Martins da Silva, as subcontas foram criadas para garantir a neutralidade tributária entre um regime e outro. (Valor Econômico)
Papa critica violência
O papa Francisco criticou neste domingo (21) a forma como extremistas no mundo estão "pervertendo" a religião para justificar a violência. A declaração foi feita durante sua chegada a Albânia, país onde cristãos e muçulmanos sofreram com perseguições e opressão durante o regime comunista. Durante a visita do papa ao país de maioria muçulmana, a segurança foi mais rigorosa do que de costume em meio a notícias de que militantes que treinam no Iraque e na Síria teriam retornado ao país e poderiam representar uma ameaça. O Vaticano insistiu para que nenhuma medida especial de segurança fosse tomada, mas as interações de Francisco com a população foram bem diferentes do que ocorreu em suas viagens anteriores. O carro aberto acelerou pela capital Tirana sem paradas. (O Tempo)
Aumenta emissão de gás carbônico
O ano de 2013 registrou mais um recorde global na emissão de gás carbônico. Segundo números apresentados por cientistas neste domingo (21), as emissões subiram para 39,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono pela queima de carvão, petróleo e gás. Esse número é 2,3% maior que o do ano anterior, e o crescimento foi influenciado principalmente pelos três principais poluidores do mundo: China, EUA e Índia. Glen Peters, cientista norueguês da equipe internacional do Projeto Carbono Global, que acompanha e calcula as emissões globais todo ano, alertou que o mundo "está na direção errada". Os resultados foram publicados em três artigos nos jornais Nature Geoscience e Nature Climate Change. (O Tempo)
Protesto contra conflito na Ucrânia
Milhares de pessoas marcharam no centro de Moscou neste domingo (21) em uma manifestação contra o conflito na Ucrânia e a suposta cumplicidade da Rússia. Um repórter da Associated Press estimou que o protesto contou com 20 mil pessoas, embora o departamento de polícia da cidade tenha estimado o número em cerca de cinco mil. O governo de Kiev e países ocidentais acusam Moscou de fornecer equipamentos e tropas aos rebeldes pró-Rússia do leste ucraniano mas o governo de Vladimir Putin nega as acusações. O conflito, que já se estende por meses, aumentou o sentimento nacionalista entre os russos. Muitos veem o leste da Ucrânia como território de direito da Rússia, e os canais estatais de televisão têm se posicionado fortemente contra as autoridades ucranianas. Houve ao menos um tumulto envolvendo os manifestantes no centro de Moscou e os nacionalistas, que carregavam um banner denunciando a "marcha dos traidores". (O Tempo)