reupniaojupizeseleitorais.jpgFoi aberta nesta segunda-feira (17), no TRE, a primeira reunião com os juízes eleitorais do Estado sobre as eleições 2010. Noventa e dois juízes estavam presentes nessa primeira turma. Na abertura, o presidente do Tribunal, desembargador Baía Borges, destacou os objetivos do encontro: “vamos discutir providências e cautelas que vão exigir nossa atuação”. E lembrou que, apesar dos avanços das comunicações, “nada substitui o contato pessoal, para uma troca de ideias”.


Também participaram da abertura o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, e o juiz José do Carmo Veiga de Oliveira, diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE (foto). O presidente da Amagis informou que a entidade irá lutar pela continuidade da Justiça Eleitoral na sua conformidade atual (em termos de representação dos diferentes segmentos do Judiciário).


Em sua apresentação, o juiz José do Carmo falou de uma das novidades das eleições deste ano, a implementação do voto do presos provisórios. Também destacou a necessidade de que os cartórios acompanhem todas as etapas dos Calendário Eleitoral expedido pelo TSE.


Em seguida, o assessor de comunicação do TRE, Rogério Tavares, destacou a preocupação da Justiça Eleitoral em divulgar a nova ordem de votação na urna eletrônica, começando não mais pelo voto para deputado federal e sim pelo voto no deputado estadual, e também a existência, neste ano, de duas vagas para o Senado. A diretora da Secretaria Judiciária, Eliana Galuppo, falou sobre as alterações na legislação eleitoral quanto às regras para a propaganda eleitoral e, ainda, sobre o poder de polícia a ser exercido por cada juiz eleitoral em sua respectiva circunscrição eleitoral.

Fonte:TRE

Foto: Cláudia Ramos - TRE