A Revista Latino-Americana de Estudos Políticos e do Estado, editada na Argentina, publicou artigo de autoria do desembargador Rogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), na edição de abril 2020.



Intitulado “Juízes robôs? – Reflexões sobre a atividade judicial na era da inteligência artificial”, o texto aborda a possibilidade da utilização de juízes robôs. No artigo, o desembargador Rogério Medeiros fala sobre a quarta revolução industrial, que trouxe avanços tecnológicos, entre eles a robotização. O magistrado cita a Estônia, país europeu adaptado às novas tecnologias, onde são utilizados juízes robôs no julgamento de causas até determinado valor e ressalta que muitos profissionais são substituídos pelos robôs. Mas, segundo ele, somente pode-se empregar robôs para a prática de tarefas judiciais repetitivas e programadas pela inteligência artificial, uma vez que robôs não podem julgar casos concretos para cuja solução se exige valoração e experiência. “Robôs não possuem sentimentos; logo não são aptos a analisar valores que a cultura humana procura realizar, para satisfazer necessidades materiais e espirituais das pessoas. Por exemplo: o verdadeiro, o belo, o bem, o justo e o sagrado”, diz.

Leia aqui a publicação.

A Revista de Estudos Políticos e Estaduais é uma publicação científica semestral para fins acadêmicos, cujo objetivo é disseminar trabalhos na área de pesquisa sócio-jurídica, promovendo um debate transnacional e transdisciplinar sobre o Direito como ciência. Dedica-se à integração do treinamento jurídico latino-americano por meio de pesquisa sócio-jurídica que gera soluções baseadas em dados que promovem mudanças reais e não ilusórias, além de debater a lei do ponto de vista da sociologia, antropologia, filosofia e história.