O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem novo juiz auxiliar. É Rubens Rihl, juiz substituto em 2º grau do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Com 24 anos de carreira, Rubens Rihl, é formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Paulista da capital assumiu diversas competências, nas áreas cível, criminal, da infância e da juventude, eleitoral, administrativa e trabalhista, quando a Justiça Estadual ainda exercia essa atividade, em apoio à Justiça do Trabalho. Rubens Rihl vai atuar como juiz auxiliar da Presidência nos diversos programas em andamento do Conselho.

Em seu currículo, o juiz foi corregedor de Presídios e da Polícia Judiciária na cidade de Diadema (Grande São Paulo), à época com grande índice de criminalidade, e cuidou também do Tribunal do Júri. Na área da criança e do adolescente, entre 1998 e 2005, esteve à frente da 1ª Vara Especial da Juventude, para tratar especificamente de adolescentes em conflito com a lei, além de auxiliar o Departamento de Execuções da Infância e da Juventude em inspeções à antiga Febem.

Desde 1998, Rubens Rihl é auxiliar da presidência do TRE de São Paulo nos períodos eleitorais e, desde 2005 integrava a 8ª. Câmara de Direito Público do TJSP. Foi Secretário Geral da Escola Paulista da Magistratura, no período de 1999 e 2002 e um dos idealizadores do Centro de Apoio ao Direito Público - CADIP, um órgão do Tribunal de São Paulo de auxílio aos juízes e desembargadores que atuam na área. O juiz Rubens Rihl foi membro da Assessoria de Assuntos Legislativos e integrante do Núcleo de Gestão e Planejamento do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Fonte: CNJ