O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que faz parte do Nutris, entidade criada pela Magistratura mineira, passou a contar com mais uma estrutura de atendimento aos adolescentes atendidos pela instituição. Foi inaugurado no dia 20 de março sala de informática instalada nas dependências do NAC.

O Telecentro de Informática é fruto de recursos destinados por emenda impositiva do vereador Rubão, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e será destinado à prática e estudo em informática pelos adolescentes. Foram adquiridos computadores novos, impressoras, fones de ouvido e demais assessórios para a execução do projeto.

O curso de informática é gratuito e com certificado, atendendo cerca de 40 adolescentes, na faixa de 14 a 16 anos, matriculados alunos do NAC, e visa capacitar esses jovens de forma a auxiliá-los em sua na inserção no mercado de trabalho. Também são parceiros da iniciativa o Centro Nacional de Informática (CNI), que disponibilizou o programa de curso de informática aos adolescentes, e o Centro Nacional de Aprendizagem Profissional (CENAP), que trabalha com o programa Jovem Aprendiz.

Estiveram presentes na inauguração do Telecentro a presidente do Nutris, juíza Marli Maria Braga; o vereador Rubão; o conselheiro do Nutris, Ronaldo Ribeiro; a pensionista Delenda de Faria, uma das fundadores do Nutris; o gestor do Grupo CNI e CENAP, Celio Henrique; a coordenadora do NAC, Paula Barbosa; o coordenador pedagógico do NAC, Roldnei Fernando; e outros parceiros da instituição.

Nutris

Localizado no Bairro Mariano de Abreu, na região leste de Belo Horizonte, o Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), criado há 30 anos, atende a cerca de 300 crianças de famílias com baixa renda, proporcionando a elas saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva, visando a educação integral em conjunto com as famílias.

NAC

Além do Nutris, foi criado em 2005 o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), com a preocupação com o futuro das crianças, que, ao completar seis anos de idade, saíam da creche e ficavam entregues à própria sorte. Atualmente, o NAC atende a cerca de 80 crianças e adolescentes de seis a 16 anos, em turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde. Todas participam de oficinas de dança, teatro, esportes, pintura, artes plásticas ou capoeira. Com o trabalho estendido, elas passam a ter mais oportunidades na vida.

Veja aqui como contribuir com o Nutris-NAC.