Balanço da 3ª Semana pela Conciliação, divulgado pela comarca de Santa Luzia, mostrou resultados expressivos. Foram agendadas 177 audiências e realizadas 123. Foram homologados 98 acordos, o que representou aproveitamento de 79,67%.
Segundo o juiz de direito de Santa Luzia, Jair Eduardo Santana, os resultados apresentados pela Central de Conciliação Plena (CCP) de Santa Luzia, na Semana da Conciliação, não destoam muito daquilo que consideram a “média normal”. “Neste ano atingimos o expressivo número de 10 mil audiências realizadas (em cinco anos de funcionamento) e sempre nos situamos no patamar de aproximadamente 75% de acordos efetivos. Estamos em ritmo de continuidade e sempre pensamos que conciliar é atividade inerente à jurisdição”, explica o juiz conciliador.
Para Jair Santana, o sucesso da empreitada se deve, em especial, ao fator humano-funcional. “Nossa equipe é constantemente instigada a atuar de maneira positiva e participativa.”
Santa Luzia mantém um funcionamento diferenciado na sua CCP em relação às demais existentes no Estado. Ela conta com uma espécie de sub-secretaria para atender simultaneamente as três varas cíveis existentes. As rotinas e os procedimentos são padronizados.
Fonte: TJMG