Neste mês de março, as comarcas de Santa Luzia e Ibirité recebem o Processo Judicial eletrônico (PJe). Para garantir o êxito na operação do novo sistema, inicia-se, hoje, 02 de março, a capacitação de magistrados e servidores. O treinamento foi estruturado em turmas, considerando-se o perfil dos operadores.

Em Santa Luzia, de 2 a 13 de março, serão capacitados 10 facilitadores e 12 indicados dos serviços auxiliares – Distribuição, Contadoria, Perícias Médicas e Central de Conciliação.

Já no período de 16 a 27 de março, a capacitação será destinada a magistrados e servidores das varas cíveis da comarca. O treinamento, composto dos módulos teórico e prático, será ministrado por instrutores especializados, devidamente supervisionados por servidores da Corregedoria-Geral de Justiça.

O treinamento será realizado simultaneamente na comarca de Ibirité. Nas duas primeiras semanas de março, serão capacitados seis facilitadores e seis indicados dos serviços de Distribuição, Contadoria, Perícias Médicos e Central de Conciliação. Já a capacitação de magistrados e servidores das varas cíveis será realizada na segunda quinzena do mês.

O evento de abertura para a implantação do PJe na comarca de Santa Luzia está programado para 6 de março. Nesse dia, os detalhes sobre essa modernização – que envolve a prática do ato processual – serão apresentados a todos os servidores. A atividade contará ainda com palestra motivacional. Na comarca de Ibirité, o evento será realizado no dia 13 de março.

A partir do dia 30 de março, o peticionamento eletrônico nas varas cíveis dessas comarcas passa a ser obrigatório.


Fonte: TJMG