waltersite.jpgA sessão realizada hoje (04/03) na 4ª Câmara Criminal do TJMG, unidade Raja Gabáglia, marcou a despedida do desembargador Walter Pinto da Rocha, que se aposenta pela compulsória, e ao mesmo tempo, a chegada do desembargador Doorgal Borges de Andrada, que realiza sua primeira sessão desde que tomou posse no último dia 18 de fevereiro.

Os magistrados presentes homenagearam os dois desembargadores, entre eles o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa. “Quero agradecer ao presidente desta sessão, por nos dar a honra de, neste momento, prestarmos uma homenagem a uma figura de tão nobres virtudes pessoais, profissionais e humanas como é o desembargador Walter Pinto da Rocha. Quero também dar boas vindas ao desembargador Doorgal Borges de Andrada, que tenho certeza que engrandecerá o Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, afirmou.

O desembargador Baía Borges, vice-presidente Administrativo da Amagis, compareceu à solenidade representando o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais. “Com muita honra vim trazer o abraço da Amagis ao desembargador Walter Pinto da Rocha, e dizer a ele do nosso respeito pela sua correta carreira de magistrado. Trouxe também as boas-vindas ao desembargador Doorgal, que foi presidente da Amagis, desejando a ele muitas felicidades”, afirmou.

O presidente da 4ª Câmara, desembargador Eli Lucas manifestou seu apreço ao desembargador Walter Pinto da Rocha, “um magistrado de extrema tranquilidade, atencioso com as questões submetidas a sua apreciação, entretanto, rigoroso com a aplicação do Direito sem nunca perder de vista o equilíbrio de sua aplicação”, disse. De acordo com ele, o Tribunal sente a perda do desembargador Walter e, ao mesmo tempo, se engrandece com a chegada de Doorgal Borges de Andrada.

“Apesar do pouco tempo de convívio com o desembargador Walter, pude perceber que ele é uma pessoa de uma grandeza inimaginável, de um coração acolhedor, e que fará muita falta e deixará muita saudade neste Tribunal. Com sua fala tranquila nos inspira confiança e com sua experiência de vida e na magistratura nos brindou com julgados que revelam que acertou na escolha da sua profissão, seguindo sua verdadeira vocação, qual seja a de um juiz justo”, afirmou o desembargador Júlio Gutierrez.

“O desembargador Walter é um grande amigo, uma pessoa muito fácil de conviver, honesto e carinhoso com todos a sua volta. Nós, aqui no Tribunal, vamos sentir muita falta da presença do desembargador, do conselho e da amizade dele”, disse o desembargador Ediwal José de Morais.

Todos os integrantes da Câmara saudaram a chegada do desembargador Doorgal com a opinião unânime de que o magistrado, com sua experiência e dedicação à magistratura, irá somar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O desembargador Doorgal agradeceu as palavras dos magistrados presentes e afirmou se sentir honrado por realizar sua primeira sessão sentado ao lado do desembargador Walter Pinto da Rocha. “Acabei por seguir as pegadas por onde ele passou - 2ª vara de Feitos Tributários e agora a 4ª Câmara Criminal. O desembargador Walter traz com ele, em sua história um fato raro, que é se aposentar aos 70 anos no Tribunal. Muitos as vezes saem com menor idade ou por força de circunstancias da natureza. Diria que vejo no desembargador Walter um exemplo de juiz padrão, inteligente, discreto, amigo, sorridente, sem provocar polêmicas desnecessárias.Me orgulho de estar ao seu lado e espero que consiga, como vossa excelência, chegar me aposentar compulsoriamente. Parabéns pela nova vida que agora se abre”, afirmou.

O desembargador Walter Pinto encerrou a solenidade de homenagem agradecendo a todos os presentes. “Penso que cumpri minha tarefa com esforço, carinho e dedicação. No trabalho o maior segredo é gostar do que faz. É muito difícil ser juiz sem gostar do trabalho de juiz. Procurei dar o melhor de mim para acertar. Despeço-me dos colegas já sentindo saudades, mas também com grande alegria pela saudável convivência, carinho e atenção de todos. Agradeço aos nobres colegas magistrados, advogados, e a todos que se manifestaram palavras e elogios ao meu respeito. Agradeço aos eminentes colegas desta Câmara e a todos os desembargadores, servidores e assessores”, afirmou o magistrado.

Walter Pinto da Rocha nasceu em Carmo do Cajuru, no centro-oeste de Minas. Formou-se em Direito em 1975, pela Faculdade de Direito da UFMG. Em 2002 concluiu especialização em Direito Público pela Puc/Minas. Ingressou na magistratura em 1983, e atuou como juiz nas comarcas de Mateus Lemes, Betim, São Gotardo, Rio Paranaíba, Contagem e Belo Horizonte. É desembargador desde março de 2005.

walter1site.jpgwalterdoorgalbaia.jpg
doorgalsite.jpg4camarawalter.jpg