A 2ª Câmara Cível do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) vivenciou um dia atípico ontem, 14 de março. Além da mudança na direção, a sessão realizada marcou a posse da primeira mulher presidente da câmara, representada pela desembargadora Hilda Teixeira da Costa.

Em seu discurso, a magistrada lembrou ter ingressado na 2ª Câmara Cível ainda como representante da Procuradoria-Geral de Justiça, em 1995, e falou sobre as lições que aprendeu ao longo de sua carreira. “Hoje, já transcorridos doze anos, durante os quais integro este egrégio Tribunal, cumpro a função jurisdicional, procurando contribuir para a pacificação social ao dirimir as controvérsias submetidas à minha apreciação, aplicando as normas, mas sem esquecer o aspecto humano das pessoas envolvidas que procuram a Justiça como último recurso para fazer valer seus direitos”, ressaltou.

Presidente da 2ª Câmara Cível entre março de 2015 e março de 2017, o desembargador Afrânio Vilela agradeceu ao apoio e eficiência de todos os que contribuíram para a prestação jurisdicional e ressaltou que, na condução dos trabalhos, tentou, “nos limites de suas forças, dar bom andamento e bom termo aos recursos e aos processos originários que tramitam por este órgão”.

A nova presidente disse ainda que, com a contribuição de todos, a 2ª Câmara Cível continuará “a ser reconhecida como uma das melhores câmaras julgadoras do Tribunal, na qual todos os seus membros se preocupam em fazer a verdadeira justiça”.

Entre outras autoridades, estiveram presentes os desembargadores Caetano Levi Lopes e Raimundo Messias Júnior; o procurador Giovanni Mansur Solha Pantuzzo e o professor Vicente de Paula Mendes, representando a OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais).


Currículo

A desembargadora é formada em direito pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Fez pós-graduação pela UFMG em direitos humanos e direitos dos cidadãos (2001) e em direito administrativo (2001).

É desembargadora do TJMG desde 2005, tendo sido promotora de justiça, no período de 1988 a 1995, procuradora da Justiça entre 1995 e 2004 e membro eleito da Câmara dos Procuradores da Justiça do Estado de Minas Gerais entre 1998 e 2000. Como juíza, atuou no Tribunal de Alçada, entre 2004 e 2005.

Entre as condecorações, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário, em 2005; o XI Troféu Mulher Influente, categoria magistratura, em outubro de 2007; a Medalha do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, em novembro de 2007; e a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek, em 2008.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional / TJMG