juizeseleitorais1.jpg

O desembargador Baía Borges, presidente do TRE-MG, abriu nesta segunda-feira (24) a segunda reunião com os juízes eleitorais de Minas Gerais visando as eleições 2010. Estavam presentes nessa turma 87 juízes de várias regiões do Estado. Também participaram da Mesa de abertura o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Bruno Terra Dias – que destacou a importância da magistratura estadual para o funcionamento da Justiça Eleitoral – e o diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE, juiz José do Carmo Veiga de Oliveira.

Após a abertura, os juízes ouviram a apresentação do diretor da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TRE, Adriano Denardi, que falou sobre as novidades quanto às contas de campanha das eleições deste ano. Denardi ressaltou a recente regulamentação da aplicação de recursos de campanha pelos partidos políticos, que tiveram inclusive que abrir contas bancárias específicas para a campanha de 2010. Ele explicou também aos juízes os procedimentos de fiscalização dos gastos de campanha previstos na Resolução do TRE-MG 829/10, que atribui às zonas eleitorais essa responsabilidade, no tocante aos gastos de campanha feitos na área sob a jurisdição de cada um dos juízes de primeiro grau.

No decorrer do dia, haverá apresentações do juiz José do Carmo Veiga de Oliveira, que falará, entre outros assuntos, da novidade do voto do preso provisório, do assessor de comunicação do TRE, Rogério Tavares, que destacará a nova ordem de votação das próximas eleições, da diretora da Secretaria Judiciária, Eliana Galuppo, que falará sobre as novidades da propaganda eleitoral, e do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Maurício Melo, que dará informações sobre os sistemas de informática a serem utilizados nas eleições.

As próximas reuniões, sempre com uma turma diferente de magistrados, estão previstas para ocorrer nos dias 7 de junho e 7 de julho.

(FOTO: Ascom/TRE/MG)

Fonte: TRE/MG