Nesta segunda-feira (17/5/10), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visita o município de Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para discutir, em audiência pública, a situação da segurança na região. A reunião acontecerá às 10 horas, na Câmara Municipal de Vespasiano (Praça JK, nº 08 - Centro).

A audiência foi solicitada pelos deputados João Leite, (PSDB), presidente da comissão, Rômulo Veneroso (PV), Tenente Lúcio (PDT) e pela deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente, e faz parte da série de debates que está sendo realizada em todas as regiões do Estado. A meta é visitar todas as cidades sedes de Região Integrada de Segurança Pública (Risp) do Estado e outras que estejam distantes da sede de sua Risp. A comissão pretende elaborar um diagnóstico da segurança pública em Minas e colher sugestões de melhorias que atendam também a particularidades identificadas nas diversas regiões.

Treze municípios já foram visitados. Em 2009, a comissão percorreu Uberaba, Montes Claros, Pouso Alegre, Barbacena, Unaí, Ipatinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Este ano, já esteve em Uberlândia, Patos de Minas, Manhuaçu, Juiz de Fora e Curvelo. Os dados coletados em Vespasiano vão integrar o relatório final da comissão, que será apresentado durante fórum técnico sobre segurança pública. O fórum será realizado pela Assembleia Legislativa no período de 11 a 13 de agosto, com a presença também de autoridades do Executivo e da Justiça. Até lá, ainda devem acontecer debates regionais em Contagem, Divinópolis, Lavras, Betim e na Capital.

Convidados - Foram convidados para audiência pública o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Antônio de Resende; o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; o superintendente regional do Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, Jerry Antunes de Oliveira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Waltair Vasconcelos Sobrinho; o comandante-geral da PMMG, coronel PM Renato Vieira de Souza; o chefe de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel BM. Gilvan Almeida Sá.

A lista ainda inclui o defensor público-geral, Belmar Azze Ramos; o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola; o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o subsecretário de Políticas Antidrogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Cloves Eduardo Benevides; e o coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Chaves Beato Filho.

Fonte: Almg