Segurança e melhores condições de trabalho foram temas de reunião realizada hoje, 9, entre o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, membros da Centro de Segurança Institucional do TJMG (Cesi), e os coronéis militares do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT).
Durante o encontro, realizado no gabinete da Presidência do TJMG, na sede da Raja Gabáglia, ações realizadas pelo Cesi e pela Amagis, em prol da segurança dos magistrados e dos fóruns mineiros, foram discutidas.
A busca por melhores condições de segurança nos fóruns mineiros é uma das principais bandeiras da atual diretoria da Amagis. Nos primeiros meses da gestão, o presidente Herbert Carneiro já visitou nove comarcas mineiras, quando colheu informações da situação junto aos magistrados de todo o Estado e levantou propostas e ações com o objetivo de buscar soluções para o cenário de insegurança no qual vivem, hoje, os juízes mineiros, os promotores, advogados, defensores, demais operadores do Direito, e os jurisdicionado. Pesquisa realizada pela Associação e divulgada em março aponta falhas nos sistemas de segurança de grande parte dos296 fóruns de Minas Gerais. Levantamento realizado pelo CNJ, divulgado nesta semana, mostrou que Minas Gerais é o Estado que teve o maior número de ameaças a juízes no Brasil, no período entre julho de 2011 a março de 2013.
Audiência
Com base nos dados do estudo da Amagis, e nos recentes acontecimentos que deixam clara a necessidade de maior segurança e melhores condições de trabalho, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, no próximo dia 16, audiência pública para discutir a segurança nos fóruns mineiros . A reunião terá a participação da diretoria da Amagis.
Na reunião de hoje, além do presidente da Amagis, participaram também os desembargadores Wanderley Salgado de Paiva, presidente do Cesi, e José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça; a juíza Andréa Miranda, o tenente Cel. Renato Carvalhais, da assessoria militar do TJMG; o delegado de Polícia Civil, Carlos Antônio dos Santos, todos eles membros do Centro de Segurança do TJMG; o coronel da Polícia Militar do Mato Grosso, Wilson Batista, que é coordenador Militar do TJMT; e a capitão da PMMT Jussara Cristina Novacki, que é assessora militar de Operações do TJMT.