consegsite1.jpg Foi realizada na manhã de hoje, 4, a solenidade de abertura da 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Diversas autoridades dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário participaram do evento, entre elas o governador de Minas, Aécio Neves, o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, desembargador Herbert Carneiro, que representou na solenidade o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende; além dos comandantes gerais da PM, chefes de Polícia Civil e secretários de Segurança Pública e de Defesa Social de todo país. O evento tem o objetivo de discutir políticas públicas e trocar experiência na área de segurança,

O secretário Maurício Campos falou sobre a satisfação e a honra da Secretaria de Defesa Social em sediar o encontro no Estado. “Minas tem, ao longo dos últimos anos, debatido de forma prioritária a segurança pública. O modelo de gestão integrada e uma visão sistêmica da segurança pública têm sido a forma e a fórmula de combater a criminalidade em nosso estado. Hoje falamos muito da integração do Sistema de Defesa Social com o Sistema de Justiça, com a participação do TJMG, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Talvez essa de fato seja a grande oportunidade para que juntos alcancemos um debate mais profundo com visões mais complexas e variadas”, afirmou.

O governador Aécio Neves destacou as ações desenvolvidas no Estado de Minas Gerais e a importância deste tipo de evento. “A troca de experiência em qualquer área da administração pública traz resultados extremamente importantes. E talvez de forma especial na área de Defesa Social pela sua complexidade”.

“Essa é uma oportunidade ímpar que foi gerada em Minas e nós temos uma oportunidade de começar a maior jornada de convergência e integração nacional na área de Segurança Pública. Quero destacar também a importância do Estado de Minas Gerais, que sempre deu exemplo de boa articulação e de boas políticas públicas para o país, como estamos vendo aqui na concretização deste encontro”, afirmou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Para o desembargador Herbert Carneiro este é um momento histórico para a questão da segurança pública. “Trata-se de um evento importante, de troca de experiências no campo da segurança pública. Teremos uma visão nacional, já que participam secretários de Segurança, de Justiça e de Defesa Social de vários estados discutindo a questão da segurança pública sobre os mais variados prismas, desde a integração das políticas ao aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro. Se Minas tem muito a mostrar e a apresentar aos outros estados, certamente os outros estados também têm boas experiências no campo da segurança”, afirmou o magistrado acrescentando que a expectativa “é que saiam do encontro proposições, diretrizes e princípios que venham a melhorar a qualidade da segurança pública nacionalmente”.

Ainda hoje, o secretário de Defesa, Maurício Campos, fará uma apresentação sobre o modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social com enfoque na ressocialização dos presos e nas tecnologias e inovações adotadas em Minas. Amanhã, haverá uma discussão sobre a questão dos presos em delegacias de Polícia.

As reuniões do Conseg e do Consej acontecem simultaneamente durante os dias 4 e 5 de agosto no Hotel DayRell, em Belo Horizonte.

consegsite.jpg
consegsite2.jpg