Juízes e escrivães de Belo Horizonte conheceram na manhã de hoje, 22 de maio, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta, que possibilita a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos, sem a utilização de papel, foi apresentada no Fórum Lafayette.
Foto: Marcelo Albert
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Wagner Wilson, e o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, participaram da apresentação. Partiu deles a convocação dos juízes e escrivães para participar do encontro.
Lembrando-se do tempo em que era juiz em Almenara, o presidente Herbert Carneiro contou que naquela época um expediente administrativo demorava de cinco a sete dias para chegar à capital. “Com o SEI, despachei um expediente de Jacinto que tinha sido enviado no mesmo dia, às 13h50, às 14h40,”, contou o presidente, fazendo um paralelo entre as duas realidades. Ele destacou ainda o fato de o sistema ser gratuito, “simples e eficiente”.
O SEI vem sendo utilizado na Corregedoria desde 1º de dezembro de 2016, e o corregedor André Leite Praça avaliou de forma positiva a novidade. Segundo ele, o sistema foi rapidamente assimilado por todos e trouxe agilidade aos trabalhos. Ele contou que desde dezembro até sexta-feira, dia 19, tramitaram no seu gabinete 668 expedientes e processos administrativos, sendo que 598 já foram finalizados, com 810 despachos no total.
Na Ejef, desde a implantação do sistema em dezembro, tramitaram ao todo 11.085 processos. O desembargador Wagner Wilson destacou a acessibilidade e a agilidade do SEI. Ele contou que, durante uma viagem a trabalho para o interior do estado, recebeu e despachou um expediente administrativo pelo celular. O SEI pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet através de navegadores, como FireFox e Google Chrome.
O sistema
O SEI já está sendo utilizado em mais 300 órgãos da administração pública, contou o servidor Fernando Rosa, lotado na Diretoria Executiva de Gestão Documental (Dirged), área responsável pela implantação do sistema. Segundo o servidor, a ferramenta está em constante atualização e já é estável. Ele destacou o fato de o usuário não precisar de certificação digital, podendo acessar o SEI apenas com login e senha.
Durante a apresentação, Fernando Rosa destacou as vantagens da ferramenta, como portabilidade, controle de acesso, possibilidade de acesso controlado para usuários externos, tramitação do expediente em várias unidades organizacionais ao mesmo tempo, padronização dos documentos, agilidade, economia, entre outras.
Depoimentos
O juiz diretor do foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, falou sobre o uso do SEI na Corregedoria, avaliou a experiência de forma positiva e informou que os treinamentos para juízes e escrivães em Belo Horizonte serão realizados a partir de junho. Um vídeo com depoimentos de servidores que já utilizam o sistema também foi exibido durante a apresentação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG