A cerimônia de lançamento e obliteração do selo em homenagem aos 110 anos de nascimento do deputado e advogado Fabrício Soares da Silva, avô do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Roberto Soares de Vasconcellos Paes, foi realizada no sábado (2/12), na Faculdade de Direito da UFMG. A solenidade foi promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e pela instituição de ensino.

Selo em homenagem aos 110 anos do advogado e deputado Fabrício Soares foi lançado na Faculdade de Direito da UFMG
( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

 

Compuseram o dispositivo de honra, além do desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes, a superintendente de Mídia Institucional do TJMG, desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez; o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez Guerrero; o juiz federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Marco Antônio Barros Guimarães; o procurador de Justiça Jacson Rafael Campomizzi; o promotor de Justiça Marco Antônio Borges, representando o Governo de Portugal; e o coordenador de negócios da superintendência estadual dos Correios em Minas Gerais, Fabrício Angelo de Oliveira.

Também estiveram presentes na cerimônia a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Lilian Maciel Santos, e os desembargadores do TJMG Evandro Lopes da Costa Teixeira e Jaubert Carneiro Jaques.

Homenageado

Mineiro de Piumhi, Fabrício Soares formou-se em Direito pela UFMG e, como advogado, atuou na Comarca de Belo Horizonte, antes de se tornar uma liderança política do Estado. Ele participou do movimento pela redemocratização do país, durante o Estado Novo, e da fundação do partido União Democrática Nacional (UDN). Eleito deputado estadual, foi um dos integrantes da Assembleia Constituinte de 1947, encerrando seu mandato em 1958.

Fabrício Soares da Silva também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e é ex-presidente do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Sua atuação política o levou a ter um depoimento registrado no projeto de história oral “Memória Política de Minas”, publicado em 1998 pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

O desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes (à direita) destacou as principais virtudes do avô 
(Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

 

Reconhecimento

Para o desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes, o selo é uma forma de ressaltar as virtudes de seu avô: "É a reputação de um homem probo, que sempre lutou e resistiu pela liberdade. Além disso, um advogado idealista."

O diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez Guerrero, afirmou que o deputado Fabrício Soares "é um bom exemplo de que a faculdade formou, ao longo de sua história, pessoas voltadas ao interesse público, ao bem-estar social”.

Selo traz as imagens do advogado e deputado Fabrício Soares e da antiga sede da ALMG
( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

O selo

Criado pelo jornalista Moisés Mota da Silva, o selo em homenagem aos 110 anos do deputado Fabrício Soares traz a imagem do parlamentar em primeiro plano e, ao fundo, o antigo prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), projetado pelo arquiteto Raphaelo Berti.

Fonte: TJMG