A Central de Conciliação do Fórum Lafayette está com tudo pronto para a Semana Nacional da Conciliação, que começa na segunda-feira, dia 1º de dezembro. A última reunião no Fórum ocorreu hoje e contou com a presença do desembargador Antônio Armando dos Anjos, presidente da Comissão da Semana da Conciliação, do juiz coordenador da Central de Conciliação, Carlos Salvador Mesquita, do juiz orientador da Central, Nelson Edy Martins, além de psicólogas judiciais e dos conciliadores, que são estudantes de direito.

Na oportunidade, o desembargador conheceu as instalações da Central de Conciliação, que funciona no andar térreo do Fórum. O juiz coordenador da Central, Carlos Salvador, explicou ao desembargador o esquema que foi montado para que, na próxima semana, a Central supere mais um recorde no número de acordos, mantendo a tradição de Minas. O desembargador Armando dos Anjos afirmou que “os conciliadores são peças-chave nesse processo”.

Segundo o juiz coordenador, a Central vai trabalhar em sua capacidade máxima: 84 audiências por dia na área de família. Os conciliadores da Central, 14 ao todo, receberão a ajuda de conciliadores que já trabalharam na conciliação, que atuarão como voluntários. Durante a tarde, as audiências de conciliação ocorrem na área tributária.

Durante o encontro, o juiz Carlos Salvador e a psicóloga Maria Aparecida Lobo explicaram ao desembargador Armando dos Anjos o funcionamento da central, os métodos de seleção dos conciliadores e as reciclagens, de que todos participam na última sexta-feira de cada mês. As psicólogas contaram ainda que a maioria das audiências de conciliação da área de família contam com a presença de um psicólogo e assistente social, uma inovação que ajuda a promover acordos.

Fonte: TJMG