O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, fará o encerramento da Semana Nacional pela Conciliação no Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso. A cerimônia será realizada às 18h desta sexta-feira (05 / 12) no saguão do 1º andar do prédio da Corte, em Cuiabá. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes deverá apresentar um balanço parcial dos resultados das conciliações promovidas em todo o país. A convite do CNJ, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Justiça Federal deverão apresentar, na solenidade, os resultados obtidos no estado do Mato Grosso.

Ao abrir a Semana da Conciliação em São Paulo, na última segunda-feira (01/12), o ministro assinalou que o alto índice de judicialização mostra que a população acredita na Justiça e que ela é um poder vital no Brasil. Ele acrescentou, no entanto, que a grande demanda preocupa porque ameaça a funcionalidade do Poder Judiciário. Esse é o terceiro ano consecutivo que o Conselho Nacional de Justiça realiza a Semana Nacional pela Conciliação, mas esta será a primeira vez que o movimento envolveu ações da Previdência Social, identificada como um dos segmentos de gargalos na Justiça. A expectativa é que, neste ano, o número de acordos durante a Semana Nacional cresça em relação aos anos anteriores.

A cada edição, o resultado tem sido melhor. Em 2006 foram agendadas 83.900 audiências e garantidos 46.493 acordos. Em 2007, o número de audiências aumentou para 227.564, resultando em 96.492 acordos .

Fonte: CNJ