Os eleitores com deficiência de Belo Horizonte terão uma oportunidade para fazer o recadastramento biométrico com mais comodidade e facilidade. De 25 a 29 de setembro, a Justiça Eleitoral promoverá a Semana da Inclusão na capital, das 8h às 17h. Na ocasião, aqueles que desejarem, poderão se transferir para votar em seções de fácil acesso nas próximas eleições. Várias entidades ligadas ao segmento estão apoiando a iniciativa e já confirmaram presença.
O eleitor com deficiência de locomoção terá à disposição uma cadeira de rodas em todos os locais de atendimento. Intérpretes de libras estarão à disposição daqueles com deficiência auditiva que forem às Centrais de Atendimento de Lourdes (Avenida do Contorno, 7.038), Cidade Jardim (Avenida Prudente de Morais, 320) e também no posto do TRE no BH Resolve (Rua Caetés, 342, Centro). O atendimento também será feito no Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 67) e em Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 5.020), mas não haverá intérpretes de libra de plantão durante todo o tempo nessas duas centrais.
Para ser atendido, o eleitor deve levar documento oficial com foto, ou certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço recente e o título (se tiver). Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.
O eleitor interessado pode consultar as seções de fácil acesso disponíveis em cada município de Minas pelo site do TRE. No Estado são 2.723, sendo 307 delas só em Belo Horizonte. Elas são localizadas em andares sem escadas, em diferentes locais de votação das Zonas Eleitorais, facilitando o acesso para quem tem dificuldade de locomoção. A Comissão de Acessibilidade do Tribunal está promovendo um trabalho em parceria com os cartórios eleitorais para sensibilização do Poder Executivo dos municípios para ampliação das condições de acessibilidade dos prédios que funcionam como locais de votação – geralmente escolas.
Capacitação em Libras
Entre as ações para aprimorar a acessibilidade na Justiça Eleitoral, o Tribunal também vai promover, a partir de outubro, um treinamento de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores de cartórios eleitorais, ministrado por instrutores da Associação de Surdos de Minas Gerais.
Fonte: TRE-MG